Eu sou contra em que sentido...vejo sim que há pessoas que dirigem mais rápido que a velocidade permitida por lei... mas o que me deixa bravo... não é a alta velocidade e sim a persistencia de algumas pessoas quererem se subjulgar sobre outras, afinal de contas jogam a luz alta assustando, os novos motoristas, e podendo dessa forma causar um acidente...
Jogar luz alta no veículo da frente mesmo quando este está em manobra de ultrapassagem? Ou pelo motivo de ter pista livre a direita e o mesmo, com a chegada do veículo, não abrir passagem? Pra mim são pontos bem diferentes. Analiso cada um de uma forma.
1- Entendo sim, que algumas vezes por escolha ou por necessidade algumas pessoas precisem ou queiram aproveitar a capacidade de seus carros para chegarem mais cedo em casa.arriscando assim as vezes a própria vida e não necessariamente a minha.
2- Aprendi que na cidade(antigamente) se você usava farol alto éra para poder avisar o carro que esta a sua frente e a direita passar, na sua frente, dessa forma aliviando o transito e sendo (bondoso).
Como também vejo que ultimamente por causa dessa moda de dar farol alto na estrada as coisas na cidade tem se diferenciado, logo quando alguém lhe da farol alto, você, como eu possa pensar que ele vai esperar você entrar, mas na verdade não querem que você passe e aceleram.
3- Não entendo, realmente que alguém numa estrada a 120/110/100 ande a 80 km/h na esquerda mesmo não tendo obstáculos a direita, entenda como obstáculos caminhoes com a mesma velocidade ou inferior, carros impedindo a transferência de faixas ou mesmo motos fora do ângulo de visão.
5- Entendo também que se você vê... que há um caminhão a direita do motorista a sua frente... não há pelo que você grudar nele ou mesmo dar a luz, no máximo avisar que quer ultrapassar quando este a sua frente puder, com uma seta a esquerda.
6- Pelo que entendo, mas sei que posso estar errado, se há alguém dirigindo a noite, provavelmente esta pessoa esta cansada e não há porque mandar uma luz alta na cara desta pessoa que trabalhou o dia todo e dessa forma assusta-lo e ate mesmo podendo causar um acidente.
A noite a visualização de um veículo chegando é muito maior que durante o dia. Se o cara está cansado para prestar atenção, deveria parar e dormir um pouco. Já fiz isso algumas vezes.
7- Acho errado alguém numa velocidade maior lhe forcar a diminuir a sua velocidade limite da estrada e ir atrás de um carro a 20 % mais devagar para deixar ele chegar mais rápido em casa... ou seja ele faz mais de 100 pessoas chegarem atrasadas em casa, e as vezes por causa do fluxo do transito chegar 5 minutos a mais, para ele que quer andar mais rápido chegar 10 minutos mais rápido em casa... afinal de contas 5.100=500 minutos ainda e maior que 10.
8- Seria interessante também que alguém fizesse uma pesquisa com dados, para haver haver comprovação do que eu acho... que a velocidade com que a pessoa sai da sua frente tanto com luz alta ou com seta... são basicamente as mesma... ou mesmo que a diferença seja pequena, e que o custo/beneficio, tempo/risco fosse melhor na seta. mas também acredito que uma pesquisa com dados significativos poderia mudar o comportamento das estradas para melhor/pior ou um caos a céu aberto, admitindo que acredito que teria que ser uma pesquisa experimental com alguém correndo nas estradas dando seta ou luz alto e fazendo a contagem.
9- Acho que a luz alta na estrada deveria ser usada em deixar-se passar ou em emergências como por exemplo um caminhão a sua frente que não te viu e esta jogando o caminhão para cima de você e não há como você freiar a tempo.
10- Entendo também que o luz alta, deva ter sido inventada unicamente para melhorar a visibilidade na estrada a noite, mas o povo brasileiro aprendeu a ser educado e abaixar o farol quando tiver carros na contramao ou a frente como sinal de educacao com a pessoa . E no final das contas acabou se tornando num dispositivo de sinal... que no caso acredito negativo...mas poderia se tornar positivo, entendo também a diferença de alguém pedir passagem na estrada ou estar utilizando a luz para ver melhor uma moto sem luz por exemplo. Nesse caso existe a lingueta do retrovisor do meio .
O pior que hoje nem consigo diferenciar mais se o veículo está vindo com farol alto ou baixo. Se ele não alterar entre um e outro..... hoje tem essa merda de xenon, luz de 100w, etc. Se não for serviço bem feito fica uma desgraça para ofuscar os outros.
11- Percebo também que uma parte da população motorista brasileira nao tem o costume da seta dificultando assim haver um melhor entendimentos dos sinais.
O que ja me aconteceu/acontece.(sempre quando estou a esquerda na estrada mantenho a velocidade limite)
1- Toda vez que via alguem me dando luz alta na estrada de dia ou de noite ficava puto e simplesmente mantia a velocidade, quando nao dava uma pequena pisada no freio para acender a luz de freio e avisar que eu nao ia sair da estrada.Depois de uma vez que uma S10 jogou o carro em min so por eu ficar na minha faixa... sempre tomo mais cuidado e e so faço isso quando nao tenho escolha, ou mesmo ate a pessoa me dar uma seta ai eu libero...
1- Toda vez que via alguem me dando luz alta na estrada de dia ou de noite ficava puto e simplesmente mantia a velocidade, quando nao dava uma pequena pisada no freio para acender a luz de freio e avisar que eu nao ia sair da estrada.Depois de uma vez que uma S10 jogou o carro em min so por eu ficar na minha faixa... sempre tomo mais cuidado e e so faço isso quando nao tenho escolha, ou mesmo ate a pessoa me dar uma seta ai eu libero...
Afinal de contas a minha vida vale muito mais que qualquer ideal. Logo evito sempre fazer isso quando estou com outras pessoas no carro e na grande maioria das vezes.
2- Ja me assustei sim com um farol alto a uns 7 meses atras... eu vi um farol alto... e como sempre fui olhar quem era, para depois averiguar se da para liberar e ir para direita ou nao... acontece que dessa vez era uma carro de policia... tomei um susto e de vez de olhar para direita e entrar ,entrei sem olhar e quase bati no carro a direita.
3- Toda vez que vejo um carro em alta velocidade a uma distancia de min e houver como deixar passar ja deixo de bate-pronto, se me der seta entao faco um esforco a mais para liberar a passagem do cidadao.
4- Toda vez que preciso passar alguem e percebo que nao a obstaculos ao veiculo da frente dou seta a esquerda e o veiculo normalmente sai logo apos... sem demora. E Quando ha obstaculos, a pessoa sai assim que esta seguro para ela.
Quando existe obstáculo eu nem sinalizo. Se não existe (está lá marcando) eu já respondi anteriormente.
Por fim acho que a luz alta deveria ser um sinal novo de educacao. Como antigamente... nas cidades...
Em minha opiniao ela deveria ser usada para avisar o carro da frente que voce esta deixando ele passar... afinal de contas e um processo diferente, quando voce esta na estrada e alguem simplesmente aparece por magica na sua traseira e lhe da uma luz, voce se assusta... mas quando voce da seta para a esquerda/direita pedindo para entrar voce esta preparado para praticamente tudo, voce provavelmente ja moveu o seu corpo para frente para ter um angulo de visao melhor frente ao retrovisor lateral... voce esta esperando que uma moto possa passar por voce ou mesmo algum carro nao lhe deixe passar e voce tambem nessas horas deveria esperar uma luz alta como sinal de educacao pelo carro de tras, uma luz numa hora dessa de alta atencao... nao atrapalha so acalma e educa...
Enfim pergunto se essa minha ideia neste forum de jipeiros pessoas que em geral estao dispostas a ajudar os outros., é generalizada, parece que por amigos e pelo como a estrada esta se tornando, a minha opiniao é isolada, por isso queria ter uma idea se concordam/discordam em inteiro ou em partes e que partes.
PS: demorei cerca de 15 dias para concluir este post... um pouco aqui um pouco ali para nao haver erros gramaticais e de concordancia, logo peço ja desculpas se houve algum, ja que sou horrivel de concordancia e posso dar a entender a opiniao errada.
Por fim acho que a luz alta deveria ser um sinal novo de educacao. Como antigamente... nas cidades...
Em minha opiniao ela deveria ser usada para avisar o carro da frente que voce esta deixando ele passar... afinal de contas e um processo diferente, quando voce esta na estrada e alguem simplesmente aparece por magica na sua traseira e lhe da uma luz, voce se assusta... mas quando voce da seta para a esquerda/direita pedindo para entrar voce esta preparado para praticamente tudo, voce provavelmente ja moveu o seu corpo para frente para ter um angulo de visao melhor frente ao retrovisor lateral... voce esta esperando que uma moto possa passar por voce ou mesmo algum carro nao lhe deixe passar e voce tambem nessas horas deveria esperar uma luz alta como sinal de educacao pelo carro de tras, uma luz numa hora dessa de alta atencao... nao atrapalha so acalma e educa...
Enfim pergunto se essa minha ideia neste forum de jipeiros pessoas que em geral estao dispostas a ajudar os outros., é generalizada, parece que por amigos e pelo como a estrada esta se tornando, a minha opiniao é isolada, por isso queria ter uma idea se concordam/discordam em inteiro ou em partes e que partes.
PS: demorei cerca de 15 dias para concluir este post... um pouco aqui um pouco ali para nao haver erros gramaticais e de concordancia, logo peço ja desculpas se houve algum, ja que sou horrivel de concordancia e posso dar a entender a opiniao errada.
ATENÇÃO: ESSA É APENAS MINHA OPINIÃO. TAMBÉM PODERÁ SER MUDADA!!!
abraços
Fábio