1- Xenon não é e nunca foi proibido(O novo codigo de transito nem fala em xenon o que o codigo diz é que não se pode fazer nenhum tipo de alteração no carro sem altorizAÇÃO do detran)
se fosse proibido não teriamos tantos carros importados com xenon Vindos de fabrica tais como mercedes, citroen, Chrysler e tantos outros
2 Os kits xenos são classificados em cor e não em potência como as tradicionais halógenas
3 Os xenon são classificados da sguinte forma:
6000 k ou kelvin cor branca (essa é a que ilumina mais)
8000 k cor azul (no começo eram as mais vendidas)
10000 k cor azul mais claro
12000 k cor violeta (Essa Sim é Proibida Proibidissìma Além de iluminar pouco)
As lampadas xenos consomem 35 watts por farol enquanto as halógenas consomem 55 watts na baixa e 65 watts ou 60watts (depende do fabricante) por farol na alta
4 Ao contrário do que muitos pensam a xenon não esquenta ao contrario da halogena que esquenta que é uma beleza (é esse tipo de luz(halógena) é que acaba compromentendo o cromo que tem no interior do farol) se ainda alguém tem alguma duvida é só colocar a mão no farol do carro que tem xenon e que tem halógenas vão sentir a diferençã de temperatura.
5 Xenon não encandeia, se te encandiou é pq ta desregulado (há mais meu carro é zero e coloquei xenon e mesmo assim os motoristas que vem em sentido contrário ficam dando luz pra mim e ai). E ai é pq o farol do seu carro zero foi reguladom pra usar halógena e não xenon.
No futuro as lampadas halógenas serão aposentadas pq consomem mais e pq produzem muito calor o futuro será ou LED ou xenon
Mas... resumindo xenon de 6000 a 10000 k não é proibido, o que o guarda pode alegar é que foi feita uma alteração no carro e isso é proibido não se pode fazer nenhuma alteração no carro sem a autorizaçao do detran.Isso é questão de saber conversar na hora depende do guarda mas em geral eles não enchem o saco não. Mas se te multarem procure seus direitos.
Pq também é proibido alterar o aro das rodas por ex trocar aro 13 para 14 para 15 16 17 enfim e isso é proibido pelo detran de qualquer estado mas no entanto a turma troca e não quer nem saber é absolutamente normal
então meu amigo se vc for parado e o guarda te encher o saco, converse com ele explique que o xenon é uma coisa moderna que antes só vinha em carros de luxo (e até hoje e assim) enfim converse na calma e na educação. E não esqueça chame o guarda sempre de senhor,( o senhor é a autoridade no momento o que o senhor decidir ta decidido) eles adoram principalmente se for cabo ou soldado (eles são muito assediados moralmente no trabalho) ( sim senhor não senhor )por isso é que quando vc chama um soldado de senhor eles ficam de alma lavada (sacaram qual foi da história).Ja escapei de muita multa agindo assim podem acreditar.
Tenho uma ranger a diesel cab dupla 2001 e uso um kit bi xenon nela e até hojem nem civil nem federal nem estadual me encheram o saco em relação a xenon, enquanto a isso to tranquilo se encherem a gente conversa com calma e educação na hora e td dará certo
Espero que eu tenha ajudado um abraço a todos