Preço do utilitário deve ficar entre R$ 88 mil e R$ 92 mil.
Iniciado em 2004, o projeto do jipinho nacional Stark, daTecnologia Automotiva Catarinense (TAC), está na reta final de desenvolvimento. O primeiro lote de 25 unidades será entregue em agosto, quando terá início a comercialização oficial do modelo no mercado nacional.
Segundo a fabricante, o preço ficará entre R$ 88 mil e R$ 92 mil para disputar mercado com o consagrado Troller T4, que parte de R$ 80.469 no modelo 2009. O G1 avaliou o 4X4 em um pequeno trecho off-road durante o Quatro Rodas Experience 2009. Ainda como protótipo, o modelo avaliado está na última versão e, portanto, deverá sofrer leves mudanças até o início da produção.


Leveza e potência do motor garantem bom desempenho (Foto: Milene Rios/G1)
O destaque do Stark está sob o capô. No lugar do motor Volkswagen 2.0 a gasolina, que equipava o protótipo apresentado no Salão de São Paulo em 2006, está um turbo-diesel quatro cilindros 2.3 16V fornecido pela FPT - Powertrain Technologies. O propulsor de 127 cavalos de potência e 30,6 mkgf de torque mostrou bom desempenho na trilha, empurrando com facilidade a 1,6 tonelada do jipinho.
A suspensão independente e os dois amortecedores em cada roda garantem relativo conforto para quem viaja na cabine. A posição de dirigir é boa e os assentos revestidos de couro sintético acomodam bem motorista e passageiro da frente. Mas visibilidade traseira é prejudicada pelos encostos de cabeça inteiriços nos assentos de trás, que, como no Troller, tem espaço curto para as pernas dos dois ocupantes.


O modelo 4X2 tem acionamento da tração nas quatro rodas e reduzida (Foto: Milene Rios/G1)
No interior, o acabamento simples tem revestimento de um plástico rígido de aspecto pobre. De acordo com a marca, os modelos que serão vendidos terão acabamento emborrachado. Incomoda também a embreagem, um pouco dura, que requer tempo para se acostumar.
Para a prática off-road, o Stark, que em alemão significa forte e robusto, faz jus ao nome. Com ângulo de ataque de 49 graus e 44 graus de saída (com o estepe), o jipe enfrenta com desenvoltura os obstáculos. O tamanho também ajuda. São pouco mais de 4 metros de comprimento e 1.88 de largura.
O modelo 4X4 tem acionamento da tração nas quatro rodas e reduzida por meio de uma alavanca, que só deve ser ativada com o veículo totalmente parado. Os pneus de 16 polegadas são de uso misto, 50% para a terra e 50% para o asfalto. Há também bloqueio de diferencial no eixo traseiro.


Acabamento de plástico é bastante simples (Foto: Milene Rios/G1)
O jipinho nacional sai de fábrica com direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, farol de neblina, retrovisores elétricos com luzes de direção integradas e volante com regulagem de altura. Com opcionais são oferecidos GPS, snorkel, guincho, faróis auxiliares e cinto de segurança de cinco pontos.
O Stark ainda não tem representante no país. Os interessados no modelo devem fazer o pedido diretamente à TAC, que fica em Joinville (SC). Segundo Carlos Eduardo Simal da Costa, gerente de pós-vendas e qualidade da marca, a estimativa inicial de vendas é de 10 unidades por mês.
Será se esse Jeepinho pega??