Postado originalmente por
Edumar
Peço licença à Moderação, não sei se este é o local mais apropriado para abrir esta discussão, mas me pareceu que sim.
O mundo vem mudando muito, e rapidamente. O Orkut, que já foi um grande sucesso no passado, foi sucateado pelo Facebook.
E mesmo o Facebook passa por grandes desconfianças depois do vazamento de algumas informações que mostram uma atuação, digamos, "atípica", de uma rede social. O próprio Whatsapp já sofre a concorrência do Telegram, e, enfim, as coisas vão mudando e ao mesmo tempo que parecem facilitar a nossa vida, também causam alguns estragos.
Como eu já comentei lá no tópico da Frontier, os fóruns estão perdendo frequentadores para o imediatismo do whatsapp. Afinal, o whatsapp é mais "instantâneo", mais rápido, realmente ajuda em algumas situações, principalmente em emergências.
Mas, ele também carrega alguns problemas. Todas as discussões no whatsapp vão se juntando numa grande fila de mensagens, muitas vezes até desconexas com o seu objetivo, e achar uma informação, ou querer conhecer mais sobre um tema, acaba quase impossível. Além disso, ele ocupa muito espaço da memória do celular, e naturalmente as pessoas vão apagando as mensagens antigas, vídeos, fotos, etc... destruindo aos poucos o seu conteúdo
Os grupos são limitados, e quando crescem acabam saindo do controle às vezes. Inúmeras interações sem a menor importância acontecem e te fazem ler 100 ou 200 mensagens num ida para aproveitar uma ou duas, perdidas no meio de tantos gifs irritantes e sem graça que também ocupam mais espaço do celular, que vai ficando cada vez mais lento com o tempo.
Na minha opinião, o whatsapp não substitui um fórum, mas certamente acaba por reduzir o interesse sobre ele. Digo isso com a experiência de quem já teve vários fóruns e blogs, e quando comparo com o whatsapp, o que parece ser uma evolução se mostra um grande problema na verdade.
O whatsapp pode ser uma ferramenta útil para alguém que está num carro em pane numa estrada pedir uma ajuda imediata, para trocar informações com vizinhos sobre questões do dia a dia do bairro, de movimento de pessoas estranhas na redondeza, no trabalho, etc... São coisas momentâneas, que raramente alguém irá consultar novamente.
O fórum guarda um arquivo precioso de informações, acessíveis a todos e a qualquer tempo, fáceis de serem encontradas e que podem ser enriquecidas sempre com outras atualizações.
Um fórum como esse aqui tem uma importância muito grande, e é uma rica fonte de consultas. Mas, pode ser engolido por outras ferramentas menos eficientes e com vida curta.
É curioso como a tecnologia nos possibilitou democratizar as informações, mas ao mesmo tempo corremos o risco de perder tudo novamente por não sabermos utilizá-la da melhor forma.
Escrever num fórum requer tempo, não é algo que muitos fazem até dirigido como whats... Baixar imagens, organizá-las, interagir com outros membros requer mais atenção e dedicação, e por isso não vemos um fórum cheio de figurinhas ridículas ou comentários sem qualquer importância para o tema que está sendo tratado.
É nossa obrigação preservar este espaço, pois a sua utilidade é muito grande para todo mundo.
Mas, pior do que a afastamento de alguns membros, convivemos, não só aqui mas em todos os fóruns sobre os mais variados temas, com pessoas que ingressam no fórum com o único objetivo de pedir para ser incluído num grupo de whatsapp.
Nem vou discutir a falta de respeito desta pessoa com quem mantém, participa, modera e administra um espaço que, ao final, acaba sendo um trampolim para outra finalidade.
Mas, já que está aqui, porque não contribuir com o fórum também?
Esse pessoal não tem a menor noção do risco que correm expondo publicamente os seus números de telefones. Acreditem... sei do que estou falando.
Na minha opinião essa prática de usar o fórum para ingressar em grupos de whatsapp deveria ser banida, ou os administradores de grupos deveriam exigir que estas pessoas assumam um compromisso de também contribuírem com o fórum.
E saibam que essas novidades são modismos, e quando passar, só restarão os fóruns como fonte de consulta e de troca de experiências e informações. Mas, se não tomarmos cuidado, nem isso mais vai nos restar.
No nosso grupo da Frontier, temos buscado manter o tópico vivo, sempre com alguma nova informação, com algum recorte de alguma notícia ou até com a inclusão de um vídeo novo. Mas eu vejo tópicos importantes aqui sendo abandonados ou com uma participação pífia. Não deveria ser assim.
Eu acho que deveria haver uma grande campanha de esclarecimento e de divulgação por e-mails em massa convidando o pessoal para uma maior participação no fórum.
Ou então criar restrições a quem pouco participa, como alguns outros fóruns já fazem (lá fora isso é muito comum), onde você consegue acessar um número limitado de páginas ou não consegue abrir as imagens, por exemplo.
E vocês, o que acham disso?