1 - PETRÓLEO
O petróleo sempre foi motivo de guerras e ainda é, ele controla toda a economia principalmente no Brasil onde todo bem passa ao menos por um caminhão, aumentou o diesel, aumenta tudo.
Se quer parar um país e só cortar acesso ao petróleo, exemplo na greve dos caminhoneiros.
Com carros elétricos, ao invés de ter de distribuir petróleo pelo país, você pode concentra-lo em locais estratégicos, como termelétricas, e disponibilizar à população a eletricidade que pode ser gerada de várias formas.
De lavada acho que este é o maior motivo da correria para eletrificar, questões políticas de segurança.
2 - VENDER MAIS CARROS TORNANDO OS ATUAIS OBSOLETOS
Hoje quase todo mundo ( com condições financeiras mínimas necessárias ) tem carro, isso faz com que se comprem menos carro 0Km e atrapalhe o negócio. Mais que isso, só trocar o farol de quadrando para redondo e dizer que é modelo novo não funciona mais como antes.
Como é que se convence alguém como eu que não liga para carro 0km, acha que ter uma central multimídia no meio do carro não faz diferença pois meu Smartphone faz a mesma coisa, que gosta de dirigir, assim um carro autônomo vai tirar um dos meus prazeres da vida, e que comprar um bem não é um objetivo de vida, que um bem só serve se ele lhe servir e não você viver trabalhando para servi-lo ?
Fácil ! Mostrando que cada vez que ligo meu carro estrou destruindo o mundo e que meus filhos e netos não terão um planeta para viver por minha culpa, mas que tudo se resolverá se eu comprar um carro elétrico ( mesmo que as baterias contaminem toda água e que ainda precise extrair minério para produzir este carro assim como os à combustão ).
3- FACILITAR OBSOLESCÊNCIA E ROTATIVIDADE DA FROTA
Um fusca hoje funciona tão bem quanto quando foi inventado, um carro elétrico e inteligente será como os celulares, vai ficar atrasado, desatualizado à um ponto que mesmo que eu o adore não possa utiliza-lo por estar desatualizado na ultima versão do android auto, do gestões de direção automático que não pode mais atualizar os mapas de GPS e medidas de segurança etc ...
Isso garante que acabe esta história de carro rodando 20 anos na mão de caras como eu e diversas outras pessoas não contribuindo para o giro da economia.
Isso para mim é claro.
"A mas é o futuro, você está ultrapassado, o fusca não tem conforto nenhum, não tem segurança" sim exato, e eu e muita gente gosta de ser ultrapassado, eu não vou morrer se meu Smartphone quebrar a tela e precisar de 3 dias para ser reparado a ponto de eu preferir comprar outro para não ter de esperar senão vou perder as mensagem do meu whatsapp ou sei lá o que surgir no futuro.
Se eu quero ver uma mensagem de alguém e estou sem celular, porquê não passar na casa dele e visitar ? "A mas tem COVID", ta ficamos 4 m um do outro...
So é útil a tecnologia que me serve, não a que eu preciso viver para servir.
Mas não quer dizer que no futuro, consigamos tecnologias para reaproveitar 100 % dos restos das baterias ou nunca ter de descarta-las, assim como todos os demais componentes do carro e conseguir realmente proteger o planeta.
O passo de eletrificação considero estar na direção correta, o futuro será este mesmo, mas não estão vendendo a idéia corretamente, ou pelo menos alguns não conseguem enrolar para enfiar goela a baixo ...