Porém num conjunto de medidas que otimizem a queima, a bobina é parte importante.
De nada adianta aumentar taxa de compressão, melhorar alimentação, colocar comando de válvulas com mais cruzamento, maior abertura de válvulas, trabalhar dutos de cabeçote e coletor, utilizar escape redimensionado, etc, permitindo ao motor ter melhor fluxo de gases e rendimento termodinâmico melhor, se a queima não corresponder.
Daí o uso de velas apropriadas, com abertura adequada, cabos de vela com melhor isolamento, bobina com maior tensão secundária, é essencial.
Colocar bobina com tensão muito alta, especialmente usando velas de abertura majorada, sem pelo menos um correspondente enriquecimento da mistura e uma melhora no fluxo de gases, causa dois problema mecânicos bem comuns:
Na melhor das hipóteses há fuga de corrente dos terminais para o cabeçote ou mesmo na tampa do distribuidor, resultando num motor que falha, especialmente quando se exige retomada em baixa rotação.
Na pior das hipóteses, furo na cabeça do pistão.