x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
    Usuário
    Entrada
    25/05/2005
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 6

Bobina com tensão elevada otimiza rendimento?

Um mecânico amigo instalou em seu Monza MPFI uma bobina que, segundo ele, foi superpreparada. Ele aumentou a abertura das velas para 2,1mm mas a isolação dos cabos não foi suficiente. A abertura foi reduzida para 1,6mm e funcionou bem. Ele substituiu a bomba por uma de carro a álcool, filtro e passou a rodar apenas no álcool. Ainda segundo ele, esta alteração já tem mais de um ano e ele está satisfeito, a ponto de me recomendar esta alteração. Ele garante que nenhuma alteração, além da bobina, bomba e filtro, foi feita. Há alguns dias ele rebaixou um pouco o cabeçote, ficando mais satisfeito. O que vocês acham disso?

Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 7
    Na verdade, só a bobina mais forte que a original não faz diferença alguma.

Porém num conjunto de medidas que otimizem a queima, a bobina é parte importante.

De nada adianta aumentar taxa de compressão, melhorar alimentação, colocar comando de válvulas com mais cruzamento, maior abertura de válvulas, trabalhar dutos de cabeçote e coletor, utilizar escape redimensionado, etc, permitindo ao motor ter melhor fluxo de gases e rendimento termodinâmico melhor, se a queima não corresponder.

Daí o uso de velas apropriadas, com abertura adequada, cabos de vela com melhor isolamento, bobina com maior tensão secundária, é essencial.

Colocar bobina com tensão muito alta, especialmente usando velas de abertura majorada, sem pelo menos um correspondente enriquecimento da mistura e uma melhora no fluxo de gases, causa dois problema mecânicos bem comuns:

Na melhor das hipóteses há fuga de corrente dos terminais para o cabeçote ou mesmo na tampa do distribuidor, resultando num motor que falha, especialmente quando se exige retomada em baixa rotação.

Na pior das hipóteses, furo na cabeça do pistão.

Re: Bobina com tensão elevada otimiza rendimento?

Citação Postado originalmente por Letto
    Um mecânico amigo instalou em seu Monza MPFI uma bobina que, segundo ele, foi superpreparada. Ele aumentou a abertura das velas para 2,1mm mas a isolação dos cabos não foi suficiente. A abertura foi reduzida para 1,6mm e funcionou bem. Ele substituiu a bomba por uma de carro a álcool, filtro e passou a rodar apenas no álcool. Ainda segundo ele, esta alteração já tem mais de um ano e ele está satisfeito, a ponto de me recomendar esta alteração. Ele garante que nenhuma alteração, além da bobina, bomba e filtro, foi feita. Há alguns dias ele rebaixou um pouco o cabeçote, ficando mais satisfeito. O que vocês acham disso?
    eu uso no meu Gol 1.0MI um sistema de ignição de alta potencia, uso a bobina original dele mas com um modulo q amplia a potencia de entrada na bobina fazendo a bobina largar mais força na saida, uso 1,4mm nas velas cabos todos isolados....uso isso a mais de 3 anos, ganhei em torque e economia, todos q andam com o meu gol pedem se é "turbinado".....

ignição forte não fura pistão, oq fura pistão é alta taxa de compressão e mistura pobre...dai sim fura....
    ignição forte queima até misturas pobres....
    www.cmracing.com.br

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    fontana,

A experiência é a melhor vivência

Qual módulo vc está usando? CM?

Letto,

É difícil analisar preparações tão "personalizadas".

Principalmente pq a tendência de TODOS os preparadores é esconder algo para não perder mercado com a "clonagem" de suas técnicas (alguns chegam até a dar infos erradas ou desconversam se se começar a perguntar muito).

Tenho a impressão de que ele tem alguma carta escondida na manga isso se realmente ele teve bons resultados como diz.

Se ele está tentando te "vender" algo além da idéia desconfie, pq no mercado tem produtos altamente desenvolvidos (MSD, Sukys box, CM, Holley) que cumprem sua funçao com base em pesquisas e RESULTADOS

Porém se ele garante resultados e faz o "serviço" com garantia de pagamento a posteriori somente se der certo, então não custa nada tentar o método do acerto e erro (isso se vc realmente confiar na técnica dele e se conhecer bem, pq bancar a cobaia de aventureiros ninguem merece hehe).

valeu

Citação Postado originalmente por dero
    fontana,

A experiência é a melhor vivência

Qual módulo vc está usando? CM?
    sim, to usando um modulo de ignição CM racing plus.....por sinal a mais mal falada em toda a internet....mal falada pq??? pq todos q compra não leem o manual e não instalama como manda o fabricante, dai vem problemas de fuga de centelha e o motor falha....quando bem instalada não da problemas, só alegrias....eu rodo tanto a alcool como gasolina no meu gol sem mexer em mais nada.......

GAP das velas 1,4mm cabos isolodas com mangueira cristal+ fita isolante de alta fusão.... cerca de 60KV nas velas....média de consumo 15km/l cidade e estrada......

Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Agradecimentos: 3
    é verdade , desde que vc almente a distancia do eletrodo da vela , em meu jeep 54 , coloquei a bobina do gol MI e regulei a abertura da vela p/ 2mm, deu até p/ sentir diferença.

Citação Postado originalmente por edwint
    é verdade , desde que vc almente a distancia do eletrodo da vela , em meu jeep 54 , coloquei a bobina do gol MI e regulei a abertura da vela p/ 2mm, deu até p/ sentir diferença.
    vc colocou a bobina de 2 ou 3 fios??? vc te ignição eletronica???
    cuidado q com essa abertura vc pode queimar o teu modulo original.....
    o sistema da CM alem de ter mais força tem mais tempo de faisca acesa, com isso a queima digamos q seria 100% completa....dai qvem potencia e economia......

Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    fontana valeu pela dica , vc acha que devo diminuir essa abertura? uso distribuidor eletronico c/ modulo bosh, a bobina se nao me engano é de 2 fios. e quanto ao censsor hall, dizem que é ainda melhor em termos de melhora ouvi falar que ele trabalha diferente do modulo bosh. é nescessário modificar o distribuidor?

Citação Postado originalmente por edwint
    fontana valeu pela dica , vc acha que devo diminuir essa abertura? uso distribuidor eletronico c/ modulo bosh, a bobina se nao me engano é de 2 fios. e quanto ao censsor hall, dizem que é ainda melhor em termos de melhora ouvi falar que ele trabalha diferente do modulo bosh. é nescessário modificar o distribuidor?
    cara pra eu te explicar é meio dificil.....sim fexe um pouco as velas....
    o sensor hall é melhor em certas partes, em outras ele tem menor tempo de faisca acesa.....da uma olhada na pag www.cmracing.com.br entra na parte de ignição de alta potencia, da uma lida la q tem tudo....tabelas comparativas e etc.....

fui...

Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    VALEU IRMÃO, AINDA SOU MEIO FRACO NESSA ÁREA DE ELETRONICA, E TENHO ALGUMAS DÚVIDAS.
    TENHO Q ESTUDAR MAIS UM POUCO ESSA AREA.
    OBRIGADO PELA DICA

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem