Tenho posto de gasolina e, se meus clientes não abastecerem hoje, não vai me doer nada. Assim como não doerá para todos os proprietários de postos de gasolina/álcool/GNV/diesel se seus clientes deixarem de abastecer por 1 dia ou dois ou mesmo por uma semana.
Agora se eles não abastecerem por um ou dois meses, aí sim eu até me preocuparia, mas só com meu fluxo de caixa. Da mesma maneira, os outros donos de postos se preocupariam somente se isso acontecesse por igual período.
Imagine então com as distribuidoras, que são de quem nós, proprietários de postos de gasolina, compramos os combustíveis...um dia ou dois pra eles nem dói, e muito provavelmente, uma semana também não fará cócegas em seus fluxos de caixa. Um mês ou dois é de se supor que poderia até vir a incomodar – o que duvido muito, pois é um ramo que movimenta milhões por dia e quem movimenta isso, tem outros tantos milhões guardados para situações duradouras de baixas vendas, como a crise que atualmente estamos vivendo.
Por último, imagine então o caixa de uma petrolífera, que quando não possui sua própria distribuidora, é quem vende isso para as distribuidoras: tem um efeito menor ainda!
E até agora não ouvi falar, no meu ramo de venda de combustíveis, de distribuidora que tenha quebrado ou fechado as portas. Simplesmente porque, por pior que seja a crise ou maior que seja a nossa raiva com o preço do combustível, não deixaremos de abastecer, porque temos que nos deslocar para fazer nossas atividades do dia-a-dia, e para nos deslocarmos, precisamos estar com combustível no tanque de nossos carros, caminhonetes, caminhões, motos, etc.
Quer forçar o preço do combustível pra baixo? Passe a usar só transporte coletivo e de turismo, venda sua caminhonete e contrate sempre transportadores para movimentar qualquer coisa, pois assim todos nós aproveitaremos rotas já percorridas diariamente por estes veículos e que com nossa mudança de atitude, transportarão mais no mesmo deslocamento, ganhando produtividade (e até com isso poderemos conseguir fretes e preços de passagens mais baratos). Por fim, compre uma bicicleta ou mesmo uma moto elétrica (já tem várias no mercado, a preços convidativos) para fazer curtos deslocamentos que você, eu, e todos nós fazemos no nosso dia-a-dia. Além de consumir menos combustível, contribui-se para a redução das emissões de poluentes na atmosfera!!!
Isso só é mais uma lenda urbana, chamada de HOAX. Procure no Google por “lendas urbanas deixar de abastecer”. Você verá os comentários dos sites que se dedicam a desvendar estas lendas urbanas, que trabalham assim como o quadro “Detetive Virtual” do programa “Fantástico” da Rede Globo. Dê só uma olhada:
1. Boicote a Petrobrás. (hoax).
Quem deixar de abastecer nos postos de bandeira Petrobrás vai prejudicar .... As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui ...
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/8..._petrobras.htm - Em cache - Similares
Este tipo de e-mail no mínimo só servirá para entupir as caixas de e-mail de seus amigos e conhecidos, e para propagar mais um mito. Mito este que não se propagaria se todos, antes sequer de pensar em encaminhar algo, se preocupassem em fazer uma busca mínima pra saber a origem da mensagem ou se o fato é cabível ou se apenas se trata de mais um lixo na nossa caixa de e-mail que insiste em ser propagado, fazendo os incautos crerem nisso.
( )´s.
Atenciosamente,
Ramiro Junior – Novos Negócios
TKTCRONOCARGO TRANSPORTES