e como acoplavam ao motor, que na kombi fica atrás do câmbio?
Neste final de semana vi uma Kombi Pickup com motor AP à gasolina e câmbio VW prefixo PL (o mesmo prefixo do câmbio do Passat Iraquiano).
Estive olhando as tampas do diferencial (aonde vão as tulipas) e são idênticas, ou seja, a da esquerda é igual a da direita, o que deve permitir a inversão do câmbio.
Neste caso esse câmbio seria o mais flexível do ponto de vista de instalação, pois deve permitir motor virado para trás (tipo Kombi ou Fusca) ou motor virado para a frente (Passat).
Neste final de semana vi uma Kombi Pickup com motor AP à gasolina e câmbio VW prefixo PL (o mesmo prefixo do câmbio do Passat Iraquiano).
Estive olhando as tampas do diferencial (aonde vão as tulipas) e são idênticas, ou seja, a da esquerda é igual a da direita, o que deve permitir a inversão do câmbio.
Neste caso esse câmbio seria o mais flexível do ponto de vista de instalação, pois deve permitir motor virado para trás (tipo Kombi ou Fusca) ou motor virado para a frente (Passat).
o cambio das kombis a gasolina com motor ap ou diesel sao os mesmos internamente que o fusca brasilia ete.
apenas se pode inverter o lado de rotação, invertendo a cx de satelite se for o caso, a grande vantagem e nao usar flange e consequentemente terminam os problemas de arranque!!!
eu ja ouvi muitas coisas em relação a caixa da kombi a diesel
mas gostaria de saber qual a vantagem de colocar ela em um motor AP???
seria so o fato do flange ou teria + algum? tipo ser mais forte aguentar + trancos?
sera q alguem poderia me ajudar???
vlw
abraço
a unica vantagem que tem e realmente o flange mesmo alias a unica nao, as tampas tambem porque elas sao de ferro fundido e nao de aluminio como nas de variant, mas engrenagems etc e tdo igual, tirando a relação que e diferente!!!
Tenho uma gaiola com motor ap 1.8 alcool taxado, embragem ceramica 1000lbs 6 pastilhas e estava com uma caixa da brasilia 1600 relação 8X35 e flange.
Segunda trilha com essa configuração alisei a caixa e sobrou só a coroa e pinhão.
Agora encontrei uma de kombi diesel, usei só o casco dela e coloquei todo o restante do fusca 1300 uzinei as engrenagens (R$100,00) e esta com coroa e pinhão 8X33, aposentei o flange. ficou muito bom, mas se o pé do piloto for muito forte nenhuma caixa ar (a não ser forjada ou do genero) vai aguentar, principalmente se o pneus forem bons.
Espero ter ajudado.
Abraço.
e ai beleza??
temos uma gaiola aqui que usamos a cx da variant mas aguenta muito bem, claro que depois de muito estudo modificamos algumas coisas como a bucha separadora que vai na seg marcha tivemos que retirar as arruelas de ajuste porque cortavam com o esforço, e soldar as eng da terceira e quarta marcha porque patinam encima da bucha moendo o cambio todo.
agora ficou dez e so acelerar e olha que o cara que oilota e marvado umas quantas veis!hehehe.....
qualquer coisa esplico bem se quizer meu email e df-matte@brturbo.com.br
valeu!!!!!
Achei uma boa dica a do Motoboy, usar uma caixa mais longa para não forçar tanto coroa/pinhao sendo que uso AP 1.8 e redução de kombi nas pontas de eixo!
ai blza?
me desculpe mas se vc usar relação mais longa vai forçar mais o cambio, o ideal e usar um 8x31!!!!!!!!
aposto que a primeira coisa que vão comentar é que não precisa de flange, usa-se embreagem e arranque do AP, não precisa mudar planetária se for usar homocinética.
quem souber qual é a relação desse câmbio pode levantar a mão por favor...
a relação e a mesma das outras kombis nao muda nada nem interna nem externamente, ops!! a não ser as tampas laterais que sao de ferro e não de aluminio!!
espero ter ajudado.
O grande problema que vejo nestes câmbios é o diferencial, a coroa em algumas ocasiões chega a arrancar todos os dentes.
Na maioria das vezes o pessoal quer reduzir muito o câmbio e neste caso a razão de engrasamento do pinhão com a coroa (número de dentes em contato) reduz sensivelmente.
Montei um motor AP 1.9 injetado (pistões do 2000 e vira do 1800) com comando 049G e ficou com muito torque, e estou montando em uma caixa VW a ar com relação mais longa (8x31 - 3,875), para que o diferencial aguente mais.
Com o motor mais forte vai compensar um pouco o diferencial mais longo, e evitar quebras de diferencial. Acredito que deve arrancar igual a um AP 1.6.
A caixa da Kombi Diesel de 4 marchas é a mesma que era usada nos Passat Iraquiano.
ola!!!
se serve vai uma dica ai!!!
se vc usar o motor ap e quizer que o dif aguente vc alem de ter uma regulagem exelente no ajuste do diferencial vc tem que usar as tampas da kombi que sao de ferro, porque??
simplesmente quando estiver fazendo um esforço muito alto as tampas de aluminio se delatam para fora fazendo com que a coroa se afaste do pinhao e patinando em cima quebrando os dentes todos!
o cambio das kombis a gasolina com motor ap ou diesel sao os mesmos internamente que o fusca brasilia ete.
apenas se pode inverter o lado de rotação, invertendo a cx de satelite se for o caso, a grande vantagem e nao usar flange e consequentemente terminam os problemas de arranque!!!
ola daniel, uso flanje a muito tempo e nunca tive problemas com arranque em flanjes, a naum ser as buchas q gastam demais com o barro, mas as caixa de kombi diesel tambem gastam. A solução que achamos foi usar motor de arranque do gol g4... fica show...