Preparação aspirada não acho interessante no off road, pq usando comandos de maior duração, taxando, mudando carburação, coletor de escape, etc, ele ganha força em rotações elevadas, perdendo torque em baixa.
Turbo, só se for bem pequeno, usando pressão baixa, para pressurizar bem cedo e não dar tranco ao despejar subitamente potência, prejudicando diribilidade.
REsumindo, se for dar uma mudada, mudaria para um comando bem básico, tipo o 049g (original do gol gts, com 264 graus de duração, contra os 255 graus do s APs tradicionais) ou talvez um 272 ou 276 graus. Taxar um pouco e coletor de admissão e escape mais livres. Com isso ele vai ficar mais nervoso em alta, sem perder o torque.
Mas considero o ideal um AP 2.0 mesmo! Ele esbanja torque em baixa, e nisso é brutalmente diferente dos outros APs. Eu tive um gol GL 1.8 Mi e a esposa tinha um Gol TSi 2.0 Mi. O seja, a diferença era praticamente só o motor. O 2.0, apesar de vibrar mais, é um tesão de dirigir pq tá sempre aceso, ao menor toque, desde as 1000rpm. Só sobe um pouco lento depois dos 3000, mas para o off road, acho que ele é perfeito!
Ao invés de preparar o 1.8, tentaria ou transformá-lo num 2.0 (tem que dar uma mexida no bloco internamente para não pegar, já que tem curso maior) ou veja se consegue a base de troca o seu 1.8 num 2.0. Garanto que vale a pena