O cano de suspensão de 125 é oco e embora seja temperado é fraco e mesmo assim não permitiria "vestir" as barras originais. Ainda acho interessante que pontuassemos os problemas ocorridos, localização dos defeitos e tipo de caixa usada. O problema no Gurgel amarelo na trilha do pinheirinho ocorreu com qual tipo de caixa? A caixa de monza se travar uma roda em meio fio por exemplo empena a suspensão quando o volante é esterçado? O que dizem os usuários do sistema?
é pessoal.. a tal caixa de direção do palio não deu certo pra minha brasilia.
gastei uns 400 paus com essa adaptação e muitos finais de semana fabricando os suportes ,adaptando amortecedor de direção , fazendo alinhamentos e blá blá blá... e o resultado.. ficou uma porcaria..
não senti segurança nem pra ir pra uma estrada e passar de 60 km/h.
com tudo alinhadissimo e todas as peças novas como ponteiras e a propria caixa de direção , o carro ta instavel demais e ficou perigoso.
como vi em outro forum um rapaz falando sobre essa adaptação e não dei muita importancia , mas agora percebi o fato.
a caixa de direção do palio que é de pinhão e cremalheira, so serve em veiculos que tenham suspensão por bandejas na dianteira como é no palio.
a geometria da suspensão dos vw como brasilias e fuscas são totalmente diferentes.
quando se passa em uma lombada por exemplo, a suspensão por bandejas tem um comportamento , enquanto a suspensão dianteira de brasilias e fuscas tem um comportamento bem diferente no que diz respeito a angulação do conjunto , etc..
uma caixa de palio adaptada na brasilia , quando se passa numa lombada ela sofre um esforço axial grande com risco ate de quebras do braço axial do conjunto , devido ao angulo que se forma na suspensão.
to chateado pacas.. mas ta bom assim mesmo..fiz tudo sozinho e isso ja é uma conquista. rsrs.
decidi em desmontar tudo e comprar um setor de direção novo trw original da brasa e todas as ponteiras de direção novas da nakata, e montar tudo como pede o fabricante( VW ) .
vou morrer de novo em uns 550 paus.
talvez eu esteja errado , mas entre o certo e o duvidoso ,eu fico com o certo...
so queria compartilhar com vcs a minha experiencia com essa adaptação, mas infelismente , me dei mal..
depois coloco umas fotos do conjunto antes de desmontar.
Uma dica: tem que ver com esse pessoal que instalou e ficou bom porque a posição influencia muito. E as barras de direção deverão ter o mesmo comprimento dos dois lados. Eu não conheço muito o esquema do Fusca mas a posição seria mais perto da posição do lado da barra mais curta do Fusca.
Mas e aí, dá certo ou não? (vou ter que fazer para ver se dá certo?)
Tem uma adaptação que se usa cruzetas no setor a fim alinhar o sistema. é o melhor caminho? procurando dividir as barras em mesmo comprimento para ambos os lados?
Também não consigo entender quais são as dificuldades. O sistema é mais fraco? A direção fica muito leve, As barras empenam? Quanto a questão do sistema ser de leque ou não acho que não teria muito a ver, o sistema qualquer que seja ele iterá que acompanhar as imperfeições do terreno. Penso sim que o sistema tem que ficar num ponto o mais próximo possível daquele que seja originalmente concebido (Fiat, GM e etc....), soldado ou não diretamente no túnel central ou então suspenso e apoiado por uma cantoneira, mas qual caixa de direção devemos partir do pressuposto?
Aqui estamos andando entre 1 baja e 4 gaiolas
O baja e 2 gaiolas com setor de monza e 2 gaiolas com setor de fusca esperando quebrar para trocar pelo de monza. O de palio não deu certo em um teste (trilha) oque acontece eu contei em alguns posts atras.
O de monza ou kadett da certinho só que precisa construir um suporte para ele ficar na posição certa.
O que Vc chama de posição certa? que suporte seria esse? Precisa cortar ou adaptar ponteiras? Cruzetas? De quais carros? tem que refurar as mangas de eixo ou embuchar o conjunto? Tentou o sistema de caixas de direção dupla?