x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
    Usuário
    Entrada
    05/03/2009
    Agradecimentos: 0

Qual material utilizar para um chassis tubular?

Boa tarde Pessoal, meu nome é Felipe sou novo aqui no forum.

Estou montando um "T-Rex", (aquele com duas rodas na frente e uma atraz). Vou utilizar um motor de Hayabusa que comprei num leilão a alguns anos.

Mas minha duvida é sobre qual o tipo do material devo utilizar para a construção do chassis, e se consigo soldar com solda eletrica, cujo tenho uma boa habilidade.

Grato a todos.

Felipe Bastos

Ola Felipe, aço 1045, ou 1050 fica bom quanto mais aumentar o nº do aço(carbono) mais duro. Mas tem 1 porem se o aço for muito duro ele pode trincar ou ate mesmo quebrar.
    valew...

Citação Postado originalmente por douglas soares Ver Post
    Ola Felipe, aço 1045, ou 1050 fica bom quanto mais aumentar o nº do aço(carbono) mais duro. Mas tem 1 porem se o aço for muito duro ele pode trincar ou ate mesmo quebrar.
    valew...
    Douglas,

O 1045 e 1050 não são recomendados para gaiolas de proteção ou chassis soldados, pois podem trincar. A não ser que após a soldagem se faça um tratamento térmico para alívio de tensões.

O material recomendado pela FIA é o aço carbono com no máximo 0,22% de Carbono, neste caso aço até 1020.

Aço liga 4130 (Cr-Mo cromo molibdênio) tem boa soldabilidade (solda bem) e é mais resistente que o 1020. O problema é que o 4130 é muito caro.

Abraços

Citação Postado originalmente por Motoboy Ver Post
    Douglas,

O 1045 e 1050 não são recomendados para gaiolas de proteção ou chassis soldados, pois podem trincar. A não ser que após a soldagem se faça um tratamento térmico para alívio de tensões.

O material recomendado pela FIA é o aço carbono com no máximo 0,22% de Carbono, neste caso aço até 1020.

Aço liga 4130 (Cr-Mo cromo molibdênio) tem boa soldabilidade (solda bem) e é mais resistente que o 1020. O problema é que o 4130 é muito caro.

Abraços
    Concordo, custo/benefício do 1020 não tem igual.

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    boa tarde amigos, estou querendo fazer uma gaiola pra a proveitar umas pecas que tenho em casa, quais seriam os diametros mais indicados, e qual a grossura da perede dos tubos.

Usuário Avatar de vinijost
    Entrada
    21/10/2008
    Local
    Porto Alegre/Igrejinha RS/RS
    Citação Postado originalmente por acochaves Ver Post
    boa tarde amigos, estou querendo fazer uma gaiola pra a proveitar umas pecas que tenho em casa, quais seriam os diametros mais indicados, e qual a grossura da perede dos tubos.
    Cara, usa o de diametro 1 1/4 e com parede de 2,25

fica show.

Abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem