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Tópico: Relação 1200??

  • #1

    Relação 1200??




    Alguem saberia me informar qual é a relção de coroa e pinhão certa da caixa VW 1200?? Ja ouvi fala em 35/7 ou 31/7 mas nada concreto! por favor ajudem!

  • #2
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    O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial.

    - Escalonamento
    Até 1978 o escalonamento era o seguinte:
    1ª - 3,80:1
    2ª - 2,06:1
    3ª - 1,32:1
    4ª – 0,89:1
    Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha.
    - Relação de diferencial
    As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.
    - 7 X 31 (4,43:1)
    - 7 X 36 (5,143:1)

    - 8 X 35 (4,375:1)
    - 8 X 33 (4,125:1)
    - 8 X 31 (3,875:1)

    O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966


    O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo.
    O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc.
    O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.
    O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.

    PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard

    - Como identificar os câmbios VW

    Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.


    A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW

    BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )
    BL. - SP2 ( 8 X 31 )
    BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
    BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
    BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
    PC - Variant II ( 8 X 33 )
    PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
    PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
    PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
    PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
    PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )

  • #3
    Valeu pela aula aii amigo! duvidas sanadas hehehehe

    agora queria saber como fica a força da relação do 1200 com o motor 1600?? eh bom usar ou mantenho a minha q eh a 8/35 do 1300??

  • #4
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    Na minha opnião melhor manter a sua !! o 1200 nao aguenta mtu !

  • #5
    Usuário Avatar de tqf2
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    Pesquisando achei esse tópico aqui...

    Relação 7x36 seria a mais curta (maior força) existente para a linha VW a AR...??

  • #6
    Citação Postado originalmente por pflouis Ver Post
    Valeu pela aula aii amigo! duvidas sanadas hehehehe

    agora queria saber como fica a força da relação do 1200 com o motor 1600?? eh bom usar ou mantenho a minha q eh a 8/35 do 1300??
    Amigo

    usa a 7:36 da kombi que vai dar conta do recado, é bem mais reduzida que a que vc possui agora e é muito forte. tenho pneus 255 x 75 x 15 e anda muito bem

    um abraço

  • #7
    Usuário Avatar de meufuscagaiola
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    duvida com cambio

    Citação Postado originalmente por gabriel_pandora Ver Post
    O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial.

    - Escalonamento
    Até 1978 o escalonamento era o seguinte:
    1ª - 3,80:1
    2ª - 2,06:1
    3ª - 1,32:1
    4ª – 0,89:1
    Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha.
    - Relação de diferencial
    As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.
    - 7 X 31 (4,43:1)
    - 7 X 36 (5,143:1)

    - 8 X 35 (4,375:1)
    - 8 X 33 (4,125:1)
    - 8 X 31 (3,875:1)

    O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966


    O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo.
    O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc.
    O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.
    O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.

    PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard

    - Como identificar os câmbios VW

    Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.


    A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW

    BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )
    BL. - SP2 ( 8 X 31 )
    BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
    BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
    BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
    PC - Variant II ( 8 X 33 )
    PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
    PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
    PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
    PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
    PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )
    tenho dois cambios mas os codigos sao diferente dos sitados [ bVW9 e o outro bVW10 ]

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php

    É de uma página de Gurgel, mas é só clicar nas opções que tem várias relações VW, e dá pra calcular a velocidade de cada marcha.

  • #9
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    Meu baja tem o câmbio do fusca 1200.

    Aguenta muito pau, tanto que já voltou intacto de algumas trilhas.

    Nos deslocamentos, até 80 km/h anda-se sem forçar o motor em giro muito alto (tenho um 1600 carburação simples e GNV).

    Não gosto muito de IRS, pois fica muito duro. Então foi uma das melhores opções que a linha VW oferece. A redução de Kombi é o próximo passo, acoplada a este câmbio, porém em outro baja que está no projeto ainda.

    Conforme é sabido, a redução pula muito nas aceleradas e eu acho até um ponto positivo, pois fica mais fácil desatolar (caso de atolamento) e após pegar "o jeito" até para atolar fica mais difícil, pois se controla "o peso da traseira" com o acelerador.

    Claro que por ser um câmbio dos primeiros anos dos fuscas e afins, o mesmo tem chances de estar mais desgastado. O meu está perfeito, entrando lisinho e sem aquelas arranhadas típicas dos câmbios cansados.

  • #10
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por pflouis Ver Post
    Alguem saberia me informar qual é a relção de coroa e pinhão certa da caixa VW 1200?? Ja ouvi fala em 35/7 ou 31/7 mas nada concreto! por favor ajudem!
    Pflouis, está se informando sobre o 1200 porque recebeu muitas reclamações do IBAMA?

  • #11
    Usuário Avatar de Cezar candelaria
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    Citação Postado originalmente por Danielgvs Ver Post
    Meu baja tem o câmbio do fusca 1200.

    Aguenta muito pau, tanto que já voltou intacto de algumas trilhas.

    Nos deslocamentos, até 80 km/h anda-se sem forçar o motor em giro muito alto (tenho um 1600 carburação simples e GNV).

    Não gosto muito de IRS, pois fica muito duro. Então foi uma das melhores opções que a linha VW oferece. A redução de Kombi é o próximo passo, acoplada a este câmbio, porém em outro baja que está no projeto ainda.

    Conforme é sabido, a redução pula muito nas aceleradas e eu acho até um ponto positivo, pois fica mais fácil desatolar (caso de atolamento) e após pegar "o jeito" até para atolar fica mais difícil, pois se controla "o peso da traseira" com o acelerador.

    Claro que por ser um câmbio dos primeiros anos dos fuscas e afins, o mesmo tem chances de estar mais desgastado. O meu está perfeito, entrando lisinho e sem aquelas arranhadas típicas dos câmbios cansados.
    Depois que atolou já era meu amigo, não vai ser as rduções que vai te desatolar....redução só dá é desconforto em subidas, ela pula e perde a tração no terreno, então coloca uma coroa e pinhão 7x36 d Kombi moderna....

  • #12
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    Solução para os "quiques":

    -suspensao-reducao-kombi-2.jpg

    -suspensao-reducao-kombi.jpg

    O chevette tem um sistema parecido, enquanto que o Omega tem um prolongamento no diferencial avançando pelo cardã, evitando a rotação e, consequentemente, afundamento e/ou levantamento.

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