Boa noite a todos, eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre um motor de fusca com 1500cc
Estamos construindo uma Gaiola Cross Chasis de fusca e optamos por usar o motor original para evitar adaptações e defeitos...
O motor que vamos usar é o VW 1500cc carburação simples e vi que varias gaiolas usam motor CHT e AP e acabo me desanimando pelo fato de no meu pensamento o motor 1500cc ser um motor fraco.
Como eu não tenho experiencia e nunca vi andando e nem andei em um fusca 1500 eu gostaria de saber a opinião de vocês, o motor 1500 é fraco ou não? Consigo sair de traseira em lugares com terra, cascalho? (Não sou louco de ficar fazendo essas coisas , apenas uma dúvida...)
Pneus: 235/75/R15 sem cravos!
Bom dia João, tudo depende de como está acertado o motor, mas durante trilhas ja vi fuscas 1500, 1600 que se sairam muito melhores que outros com motores AP
Acredito que conseguirá sair de traseira sim rsrs
Prezado João Vitor
Você diz que está montando uma Gaiola Cross e para mim isto significa que deverá ser priorizada a força e não a velocidade. A meu ver o motor 1500 é razoável, mas o 1600 seria bem melhor. Os pneus 235/75/R15 são bem maiores que os do Fusca 1500 e isto faz aumentar a velocidade, mas diminui a força (torque). Vai depender também da relação coroa e pinhão que você pensa em usar. O Fusca 1500 usa 8x33, porém existe relação mais reduzida como por exemplo a 8x35 (Fusca 1300). Existe ainda a relação 7x36, usadas em Kombis que são mais reduzidas ainda. O meu Buggy-Gaiola tem motor VW 1600 boxer (ar), ignição eletrônica e um só carburador H30 Solex. A relação coroa/pinhão é 8x35. Já o levei algumas vezes na Serra da Canastra e ele rodou muito bem. Com ele consigo ir até 80 Km/h na pista de asfalto sem problemas e se pisar mais chega até 100 Km/h, mas com o motor berrando um pouco. Se eu colocasse uma relação 7x36 meu Buggy-Gaiola seria capaz de subir até em paredes, mas a depois de 60 Km/h o motor começaria a urrar.
Se você optar por um motor VW 1.8 AP (refrigerado a água) certamente vai obter muito mais velocidade para sua Gaiola, mas a diferença de torque só será notável em giro mais alto. O clássico VW 1600 boxer (ar) tem 67 CV e entrega 11,8 Kgf/m de torque a 2.600 rpm, enquanto o motor VW 1.8 AP (gasolina) tem 88 CV e entrega 14,7 Kgf/m de torque (só 2 Kgf/m a mais), porém em rotação mais alta, 3.400 rpm.
A transmissão e tamanho dos pneus funciona semelhantemente a uma gangorra, pois se priorizar muito a velocidade acaba diminuindo o torque e vice-versa. E na trilha o torque conta muito mais que a velocidade. O motor 1600 boxer (ar) costuma ter bom desempenho nas trilhas, desde que se use uma transmissão mais curta.
Meu Buggy-Gaiola montado em chassis Colella. Motor boxer VW 1600 e diferencial 8x35. Usa pneus dianteiros Pirelli Chrono 185/55/R15 e traseiros 205/70/R15. Estes pneus traseiros tem um desempenho sofrível na lama, porém são ótimos no asfalto e na terra seca. Meu Buggy-Gaiola tem tido bom desempenho nas trilhas leves. Nunca o usei em trilhas pesados, pois não gosto de destruir carros. Tem bom desempenho urbano e para viagens curtas (até 150 km). Velocidade cruzeiro no asfalto é de 80-90 Km/h. Mas se colocar um motor VW 1.8 AP (gasolina) e relação 8x31 chegaria a 140 Km/h...todavia na trilha ficaria xôxo.
Em suma, uma Gaiola com motor VW boxer 1500, bem acertado e coroa/pinhão 8x35 deve ficar razoável para rodar na terra, no asfalto e trilhas leves. Bom para se divertir gastando relativamente pouco dinheiro. Mas para trilhas com mais desafios (muito barro, subidas íngremes, etc.) vai ser preciso fazer mais. O uso de dupla carburação melhora mais o desempenho do motor VW 1500, mas representa mais despesa e com certa frequência é preciso regular os carburadores. Se o seu conhecimento de mecânica lhe permitir fazer isto seria muito bom.
Conheço alguns aficionados de Gaiolas que adoram usar o motor boxer VW 1600 (ar) para trilhas, pois dizem que tem melhor desempenho que o motor AP em baixa velocidade.
Nota: Gaiolas costumam ser veículos muito personalizados e refletem bem a maneira como o proprietário encara o off-road. É preciso cautela ao fazer muito investimento neste tipo de veículo, pois se for vender pode não recuperar o dinheiro gasto. Gaiola é um veículo off-road excelente, pode dar muito prazer e proporcionar muita diversão com baixo custo. Tem comprador, mas o nicho de mercado é pequeno.