Estou finalizando esse projeto de UTV de baixo custo,
feito do zero com referências de alguns que já existem no mercado.
Suspensão duplo A na dianteira, trailing na traseira, 4x2 de inicio com mecânica fiat,
a intenção é usar o motor fire, mas isso está em estudo.
Boa Luan!
Solidworks?
Eu faria algumas alterações, a suspensão traseira eu mudaria para Duplo A...muito melhor do que qualquer outra.
Motor e caixa Fire? geralmente as caixas transversais ficam largas e rouba muio espaço na traseira...ela cabe ali?
Por último, eu não faria os montantes de rolamentos, usaria os de Corcel ( a distância entre uma bandeja e outra é de 210 mm). É possível fazer mas no final sai caro e o montante do Corcel sai baratinho, dá pra trocar o rolamento original pelo de Gol antigo e usar tudo do Gol, cubo, disco e pinça.
No mais é só fazer, no final compensa todo o esforço.
Boa Luan!
Solidworks?
Eu faria algumas alterações, a suspensão traseira eu mudaria para Duplo A...muito melhor do que qualquer outra.
Motor e caixa Fire? geralmente as caixas transversais ficam largas e rouba muio espaço na traseira...ela cabe ali?
Por último, eu não faria os montantes de rolamentos, usaria os de Corcel ( a distância entre uma bandeja e outra é de 210 mm). É possível fazer mas no final sai caro e o montante do Corcel sai baratinho, dá pra trocar o rolamento original pelo de Gol antigo e usar tudo do Gol, cubo, disco e pinça.
No mais é só fazer, no final compensa todo o esforço.
Sim, Solidworks.
Então eu tenho um uno 2013 fire e dei uma verificada nas dimensões pra ver se ficaria bom, e deixei espaço pra isso,
mas se tiver que alterar é fácil, ai iria bloquear o diferencial.
A distância das balanças é de 200mm, quero fazer algo original e tentar usar peças novas ou fabricadas com gabarito.
Na verdade a intenção é vender o projeto pronto, talvez sem motorização, pra ficar da escolha da pessoa. Mas antes tem que ter uma aceitação de uma maioria que curtem o mundo off-Road, se não farei pra mim mesmo.
Estou com uma ideia parecida. Mas eu quero com um custo muito baixo. Para reduzir custo, vou usar o que tenho. Tenho um eixo de fusca, câmbio de fusca é um motor ap 1.8. Mas já tenho uma gaiola tradicional e quero um utv. Não sei se eu diminuo a largura do eixo dianteiro e câmbio, mas vou por o motor sobre o câmbio. Pretendo transmitir a rotação do motor para o câmbio por corrente industrial. Não sei se uso embreagem centrífuga no motor ou se uso embreagem normal no câmbio. Estou juntando as peças para fazer o utv daqui a um ou dois anos.
Depois, poderei melhorar, pondo suspensão duplo A nas 4, e tração 4x4. O mais importante é usar um motor potente e de baixo custo de manutenção. Gostaria que tivesse 1.20 de largura e 2.5 de comprimento com 0.40 do chão para o assoalho. Pretendo usar pneus 14 de tobata
Estou com uma ideia parecida. Mas eu quero com um custo muito baixo. Para reduzir custo, vou usar o que tenho. Tenho um eixo de fusca, câmbio de fusca é um motor ap 1.8. Mas já tenho uma gaiola tradicional e quero um utv. Não sei se eu diminuo a largura do eixo dianteiro e câmbio, mas vou por o motor sobre o câmbio. Pretendo transmitir a rotação do motor para o câmbio por corrente industrial. Não sei se uso embreagem centrífuga no motor ou se uso embreagem normal no câmbio. Estou juntando as peças para fazer o utv daqui a um ou dois anos.
Bom dia, como seria essa transmissão por corrente industrial? Achei interessante. A embreagem centrifuga é igual dos motores estacionários?
A embreagem seria a de motor estacionário e a transmissão do motor para o câmbio seria por coroas corrente industriais, igual às que o pessoal do fórum usa para fazer as reduções por correntes nos cubos.
O objetivo de colocar o motor por cima do câmbio é reduzir o comprimento traseiro do utv. Ou seja, para que o protótipo termine sua traseira igual aos pneus traseiros.