Olá meus caros !!! Estou prestes a iniciar a execução do meu kart cross e a princípio pretendo utilizar o projeto piranha com motor lateral, porem ao invés de utilizar balança na suspensão traseira pretendo utilizar suspensão independente.
Muitos irão questionar porquê não utilizo o projeto piranha com motor traseiro e suspensão independente.
Não pretendo usar por dois motivos: refrigeração do motor e carro fica mais alongado.
Com relação à transmissão, irei utilizar uma corrente saindo do motor para um pinhão num eixo sobre mancais. Conforme anexo
Minha dúvida é a seguinte: Com essa configuração o kart ficará desequilibrado devido ao peso do motor em um dos lados ?
Pode ser que fique desiquilibrado mas vc pode compensar instalando outras partes do outro lado, tanque, bateria e etc...
Só não pode fazer muito curto porque vai ficar instável, 210 cm é um bom número...um pouco a mais ou a menos se preferir.
Ola amigo, com certeza vai ficar mais pesado do lado do motor, mas como disse nosso amigo pode compensar com a bateria se for de automovel e o tanque de combustivel. Porem se vc busca economia na montagem de seu kart, vai gastar bem mais em um sistema de tanque lateral de que em um central por gravidade.