Olá galera do 4x4. Estou começando a montar meu primeiro kart cross. A minha intensão é montar algo de baixo custo mas com boa qualidade. Sou engenheiro mecatrônico e tenho uma oficina mecânica na grande SP. Meu sonho é montar um veículo de 2 lugar e motor central, mas decidi começar desenvolvendo um kart cross para saber lidar com dificuldades que certamente irão sugir, então decididamente acho que preciso começar com um projeto de baixo custo.
Não tenho um projeto a seguir, as idéias que tenho jogo no papel e vou seguindo. Vou usar um motor 125cc de honda CG, suspensão independentes nas 4 rodas, semi eixos de cruzeta deslizantes, rodas aro 10 amortecedores traseiros de CG na dianteira (alguém aí usa esses amortecedores na dianteira? São bons?) e vou priorizar o baixo centro de gravidade e baixo peso (próximo de 180-200 kg) , por isso estou desenvolvendo primeiro a suspensão e depois o quadro.
No momento estou em dúvida quanto a relação, pois apesar de usar um motor fraco eu vou fazer uso de rodas aro 10. Será que uma coroa de 44 dentes e pinhão de 13 fica legal? E os amortecedores dianteiros sugeridos? Dão conta do recado?
Desde já agradeço a ajuda da galera e logo mais postarei fotos do andamento do trabalho.
Eu tenho um Kart cross com motor de Agrale e pneus aro 8, por serem pneus menores do que na moto eu uso a transmissão original, fica com força e velocidade final boa.
Vc pode usar a furação da coroa da CG e depois vc pode optar pela coroa da CG ou Xl ( xizelinha)que é maior.
Blz SIGGA Reparação Automotiv acho que com esse peso que anunciou aí os amortecedores de cg deve dar certo sim, meu kar ta pesado então fiz o suporte na dianteira para receber 1 amortecedor da nxr bross pro-link ou 2 da cg, pois ambos de olho a olho tem a mesma medida, na trazeira vai ser da tornado (mt peso).
Certo, o meu na traseira vou usar um de XLX de cada lado. Na dainteira notei que quanto mais pra fora da bandeja eu posicionar o amortecedor mais dura fica a suspensão e menos curso ela tem. Vou ter q achar o equilíbrio aí pq achei muito mole pra deixar pra dentro, e pouco curso pra deixar perto da roda dianteira.
É isso mesmo SIGGA Reparação Automotiv tem que achar um meio termo, aqui irei deixar pouco + para duro e menos curso, estou usando caixa de direção do uno e fica meio que limitado o curso devido os terminais, mesmo com os braços da caixa bem paralelo, se der mt curso as rodas irá abrir ou fechar, caixa de carro é mt limitada não dá mt curso.
É, nesse caso quanto maior as barras axiais (ou semelhante) menor é a variação da divergência/convergência em função da oscilação da suspensão.
Não vou usar caixa com cremalheira justamente por isso.
Na verdade eu procuro simplificar ou achar soluções alternativas em tudo, mas não sigo um projeto pronto, conforme vou tendo as idéias vou rabiscando no papel e pronto kkk. Só por curiosidade eu estou usando rolamento nas articulações de todas as bandejas ao invés de buchas. Notei que fica bem mais livre os movimentos e zero de folga, alguém aí usa esse artifício também? Pq eu sei que o papel das buchas é absorver parte dos impactos longitudinais sofrido na roda. Será que com o tempo não vai sobrecarregar a estrutura? Já que não há buchas?