Aí galera!
Sou novo no fórum, estou colocando na minha gaiola o motor 2.0 GTI Injetado do Pointer com caixa (transversal), torre de suspensão e tudo. Estou com dificuldade de fazer o acionamento das marchas com o cabos, pois acredito que tenho que fazer 2 voltas nos cabos para fazer as marchas na posição original. Alguém já viu esta adaptação ou pode me ajudar? Vou postar algumas fotos para vocês verem minha "empreitada"
No carro quando eu coloco a primeira o cabo puxa pra traz e o garfo da caixa também.
Na gaiola, como coloquei o conjunto inteiro atraz (motor e caixa), se eu virar a alavanca de marcha para que os cabos saem direto pra traz, a primeira fica ao contrário e segunda tbem e assim por diante. Um amigo meu falou que vou ter que dar 2 voltas nos cabos para poder fazer as marchas certinho como original mas não sei se é isso mesmo e também não sei como fazer. Vou mandar algumas fotos para vocês verem.
Deividi, vc teve que passar os cabos por cima da caixa e lá na "palanca" vc colocou uma saída do cabo viarada para trás, no carro a saída é para frente, se for isso vai inverter os movimentos mesmo.
Ou vc usa um cabo mais comprido ( da Besta ) para fazer as voltas necessárias e virar a "palanca" para frente ou faz uma peça parecida com uma gangorra para inverter os movimentos dos cabos ( empurra de um lado e puxa do outro ).
Vc tem que postar uma foto do mecanismo de troca na caixa e uma foto da alavanca de marchas pra nós vermos melhor...
Opa Flávio, isso mesmo e é exatamente como tu falou! Os cabos ficam em cima caixa e na alavanca da marcha os cabos saem para frente. O que eu estava fazendo era o seguinte mas como fiquei com dúvida se ia funcionar parei o projeto.
Fiz os cabos passarem por baixo da caixa, fazendo a primeira volta para manter os movimentos originais, e na alavanca deixei os cabos saindo pra frente e fiz uma peça com rolamento para trabalhar como gangorra como você mesmo disse fazendo então a segunda volta nos cabos logo saindo da alavanca. Vou embutir esta gangorra no túnel para ficar aparecendo só os 2 cabos que saem da alavanco os 2 que vão pra tráz vão correr por dentro do túnel.
Vou postar as fotos em seguida para você ver se vai dar certo!
Abraço!
O Flávio com relação a embreagem, estou pensando em colocar a hidráulica pra não ter que ficar dando volta no cabo, porque o garfo da embreagem na caixa fica fora do centro da gaiola. Sabes me dizer qual é o melhor sistema? Qual é o cilindro do pedal e auxiliar que devo usar?
Estava montando ontem o esquema de troca de marcha na minha gaiola conforme as fotos que postei e surgiu uma ideia que deve ficar mais simples e com menos adaptação (eu acho) kkk. Na imagem do esquema 1 é o que eu estava fazendo, e a do esquema 2 foi a ideia que surgiu. No esquema 1 os cabos passam embaixo da caixa e entram pela frente da alavanca usando a gangorra para fazer a inversão dos cabos (como no carro original). Aí pesei no esquema 2 em inverter os cabos no tranbulador da caixa fazendo com que eles saiam direto para frente, e não mexer na alavanca só inverter a entrada dos cabos, ou seja tampar os furos originais e refurar na parte de traz, como no esquema 2 ai os cabos ficam sem emenda e com as marchas originais.
Será que funciona? Alguém já viu?
Estava montando ontem o esquema de troca de marcha na minha gaiola conforme as fotos que postei e surgiu uma ideia que deve ficar mais simples e com menos adaptação (eu acho) kkk. Na imagem do esquema 1 é o que eu estava fazendo, e a do esquema 2 foi a ideia que surgiu. No esquema 1 os cabos passam embaixo da caixa e entram pela frente da alavanca usando a gangorra para fazer a inversão dos cabos (como no carro original). Aí pesei no esquema 2 em inverter os cabos no tranbulador da caixa fazendo com que eles saiam direto para frente, e não mexer na alavanca só inverter a entrada dos cabos, ou seja tampar os furos originais e refurar na parte de traz, como no esquema 2 ai os cabos ficam sem emenda e com as marchas originais.
Será que funciona? Alguém já viu?
É o esquema dois que faço quando uso cabos nas gaiolas.. fica bom.. só tem que ver onde a sua alavanca desnuca a ré. porque não vai mais desnucar lá! valeu!