Postado originalmente por
Vebas
Buenas pessoal!
Há exato 1 ano, eu e um amigo compramos um Fusca 74 motor 1500 com o intuito de montar um Fusca no estilo Classe 11. Digo ‘estilo’ pq não será um veículo para trilhas pesadas, apenas trilhas mais leves e estradas de chão. Encontramos uma pessoa para fazer o trabalho para nós, de adaptação da IRS da Kombi. O trabalho ficou ruim, não do jeito que queríamos. Na época, nao tinha conhecimento do assunto, se não ia perceber que aquela suspensão não iria funcionar.
Existem outros tópicos que mostram adaptações em gaiolas da suspensão da Kombi, mas muitas usam torre de Gol, ou a traseira inteira da Kombi, mas nenhuma com os facões e a barra de torção do Fusca, que é o nosso caso.
Aqui é uma visão de como ele ficou:
Depois de um pequeno acidente, decidimos refazer o assoalho e trocar a carroceria, aí deu pra ver o que realmente foi feito
Aqui residem os 2 grandes problemas:
Mangas de eixo: o ganho de altura foi exagerado, alterou toda geometria da suspensão, quero ver levar isso no cambão sem que as rodas virem pro lado (o centro das rodas ficou pra frente do centro de giro, acho q isso se chama cáster). Tentaremos solucionar com umas catracas de Puma e mangas originais, erguendo a suspensão e com amortecedores maiores (claro q não conseguiremos essa altura, a idéia não é erguer tanto assim). Será que vai funcionar???
Suspensão traseira: aqui está o maior problema, q tirou nosso sono e nosso dinheiro tbm: Na minha opinião, o que deveria ser feito é inclinar os facões, enxertar o facão da Kombi no do Fusca, e prender o braço da IRS na barra de torção, na mesma posição da original, não nesse suporte lá em baixo. A suspensão não tem jogo nenhum, subimos em 2 pessoas em cima do chassis, e mesmo pulando, não se mexia absolutamente nada. Pra mim, a culpa é do local onde foi soldado o braço da IRS, num centro de giro diferente dos facões, ‘segurando’ o molejo da suspensão.
O que devemos fazer nesse caso??? Como alinharemos as rodas, e posicionaremos os braços da IRS pra que trabalhem na inclinação certa e funcionar com o molejo original do Fusca?
A idéia era algo nesse estilo, pneus 710 R15” ou no máximo 205/75 R15”, já utilizamos caixa de Kombi 7x36, não queremos exagerar nos pneus pra não perder força, já q o motor é um 1.500. O carro será usado na rua pq tem documentos em dia (claro q nos fins de semana, e em estradas do interior, nada de rodovias e centro da cidade, pra isso temos um cambão)