Fukao, me desculpe a demora, mas como eu estava adaptando os freio a disco na traseira e fazendo o freio seletivo tambem, demorei um pouco a mais, mas vamos ai.
- na 1ª foto mostra o cubo no eixo e o local onde se deve cortar. Eu preferi mandar em um torneiro para não correr o risco de cortar torto e na montagem o cubo não ficar bem alinhado, mas se quiserem, da para cortar com a serrinha mesmo.
- na 2ª foto mostra como fica depois de cortado
- na 3ª foto. colocar a parte cortada 1º no eixo. Esta peça agora se transformou um alargador. Nesta posição ela vai deixar o cubo da roda mais para fora e claro, a roda tambem.
-4ª foto, colocar o cubo.
Só um detalhe. Eu tive que usinar todo o diâmetro externo do meu cubo e refazer a furação que fixa a roda, pois eu estou colocando freio a disco do gol na traseira e utilizo as rodas de ferro(é o estepe) do toyota corola. è uma roda forte, forte mesmo, nunca entortou.
- na 5ª foto mostra o espaço que a roda fica para fora, No meu caso da + ou - 2,5cm, que foi o suficiente para o pneu não pegar mais na estrutura e o facão por causa dos cravos laterais que o pneu tem.
Considerações finais:
Para mim, é a maneira mais fácil, rápida e barata de deixar a roda traseira da gaiola mais para fora. Tendo todas as ferramentas, da para você fazer sozinho os dois lados em apenas meio dia e não gastar nada, absolutamente nada.
Alguns pode achar e até falar que fica frágil, que pode roçar o estriado do eixo e tal, mas eu já tenho este esquema na minha gaiola desde 2009. Ela tem um motor AP 1.8 a álcool. Ja quebrei 2 cambio de kombi (pinhão foi pro saco) e agora esta com um de fusca 8x35 e não tem nem marca de desgaste no eixo.