x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Em SC tive que trocar essa lanterna , a Policia Rodoviaria fez eu tirar pra não levar pro pátio , como tinha um par de plastico amarela coloquei na hora ... 2o eles não pode usar lanterna vermelha na frente só na traseira , essa lanterna vermelha é muito facil de achar , a amarela é exclusiva do engesa ... depois comprei original na rota , ja vi transparente num engesa , não sei como conseguiu ...

Edu,

Essa lanterna e lentes também são fabricadas pela AF Lanternas.

O modelo da lanterna é AF-347 (sem vigia).

O modelo da lente é AF-057. A lente tem na cor vermelha, amarela e branca.

Veja nesse link -
    http://www.aflanternas.com.br/default.aspx?pagina=produtos&produto=af-347&n_p=10

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-af-lanternas.jpg

Acabei de fechar a compra com eles de 4 lanternas vermelhas e mais 1 par de lentes amarelas e 1 par de lentes brancas. Valor total de R$ 90 já com frete por PAC. Caso tenha interesse, mande email pra Nilton Vaz (vendasaf@aflanternas.com.br), tel 19 3442 3936.
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Agradecimentos: 0
    Uxio , valeu ... fui com a lanterna amarela em auto peças por aqui e só achei a vermelha , comprei um par de amarela de plastico ( bem vagabunda por sinal ... ) que achei num auto eletrico e era de um compressor portátil , ficou em R 5,00 as duas , usadas , coloquei e ficou muito estranho de tão porcaria que era , aí resolvi usar a vermelha que tinha comprado e não sabia que não podia usar na frente ...
    A minha original é GF 09 , tentei achar com essa marca e modelo e não consegui , valeu a dica ...

abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Agradecimentos: 9
    Olá pessoal!, meu nome é Fabrício, 35 anos, advogado, proprietário de um Cj5 1961. Venho acompanhando a "história" do Galego desde o inicio. Em resumo: comprei dum Cj5 "Detonado" mas com a mecânica Ok, motor AP. 2.0, direção hidráulica, pedaleira suspensa, hidrovácuo do Opala, Pneus 33", Câmbio 4m 260f da Gm C20 e reduzida Willys com capa seca e saída pra reduzida com Kit da Deeptec, freios à disco na dianteira e na traseira eu mesmo adaptei, usando discos da MDS e Pinças dianteiras de UNO. A partir dai a ideia era desmontar tudo, (ficou só no chassi), remover a tinta velha, algumas camadas e entre elas Lama! acreditem!!! e depois colocar uma carroceria de fibra nova e remontar tudo, refurar, instalar pedais, coluna de direção, mostradores cronomac etc... para isso, usei a minha garagem "oficina" e trabalhei Um ano das 18:00 às 22:00, para não incomodar os vizinhos. Alguns serviços como pintura do chassi, carroceria e parte elétrica foram feitas fora, e por isso também como Você Uxio, passei muita Raiva!!! aborrecimento e por fim indignação. O que eu fazia em uma noite, um "profissional" encostaria meu Jeep por semanas.... A gota d'água foi com o eletricista, fiz todos os furos, acomodei os marcadores, instalei bateria e suporte, partida, lanternas, faróis, etc.... usando furadeira e retífica, e após tudo isso o Cara me enrolou por Um Mês, não tive dúvida, amarrei uns fios para dar partida, peguei meu Jeep e vim Pra Casa. Terminei a parte elétrica eu mesmo. Se estiver demorando, a culpa é minha. Se não ficar como eu queria a culpa também é minha. Não passo mais raiva com ninguém. O que não ficar de acordo eu faço de novo! E para montar o meu Jeep tive a ajuda de um grande colaborador, meu filho de 11 anos, meu único ajudante. Quem se interessar por favor de uma olhadinha nas minhas fotos, onde fiz um passo a passo de todo o projeto. Agora se me permitem, eu fiquei em dúvida em relação ao debate, de qual Cebolão, como é mais conhecido, usar e percebi que não houve menção em relação á válvula termostática, afirmo não ter conhecimento se ela é usada também em motores Diesel, pois não é o meu caso que uso AP. o que eu quero dizer é o seguinte: Se usar uma válvula que abre com temperatura mais alta que o cebolão, assim que abrir mesmo a água passando pelo radiador, a ventoinha vai acionar. a água vai esfriar (lógico) então quando sair o motor novamente a válvula vai fechar, a água esquentar e acionar novamente a ventoinha. Em fim a válvula e o Cebolão vão ficar "brigando". Gostaria de saber a opinião dos colegas e a sua Uxio, de como ficou no seu Engesa. No meu caso não uso a válvula termostática (já veio sem, ai o motivo da desconfiança!), apenas o Cebolão que aciona a ventoinha a mais ou menos 85 °. resfriando até 80°. (deixando claro que a observação é no marcador, pois no Cebolão a marcação em graus é bem mais baixa, o que também deve se levar em conta! Descupem pela "Novela", gostaria da opinião dos colegas e contribuir com o meu parco conhecimento. Abraço á todos!

Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 2
    Show de bola Fabricio

Penso igual a você e fiz a mesma coisa. DIY! (Do It Yourself)

Da uma olhada em minha novela mexicana, clica na minha assinatura do Taxi!
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    FABRICIOSIMONINI

PARABENS , PARABENS , nota 1000 pra vc .

Qto ao cebolão passo para os universitários vai aparecer gente aí para te informar melhor .

E não precisa se desculpar o que vc escreveu foi um histórico da sua SAGA temos que respeitar e ADMIRAR .

É muito prazeroso ler este relato .

Abração

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Fabricio , eu tb faço muita coisa na vtr pra não ficar na mão desse pessoal , meus ajudantes são cabo de vassoura , toco de madeira , cano e umas gambis que invento pra substituir o ajudante ...
    Procura não deixar sem a válvula termostática , o motor vai ficar trabalhando fora da faixa de temperatura ideal e pode danificar alguns componentes internos ...
    O Cebolão que vc fala deve ser o termostato que faz ligar a ventuinha , certo ?? se ligar a ventuinha com temp. menor que a valv. termostática só vai retardar um pouco a abertura dela , mas de qqer maneira ela vai abrir qdo atingir a temp. de abertura e circular pelo radiador ...
    O sistema funciona com a saída de água do radiador pela bomba , recirculando pelo bloco do motor , até atingir temp. que liga a ventuinha em 78ºC (por ex.), mas a Valv. term. só abre com 82ºC (por ex.), a água que vem do radiador mais fria mistura com a que está no bloco recirculando pela bomba , vai aquecendo a água até atingir os 82ºC , mesmo com a ventuinha entrando antes ... , vai abrir a valv. term. e melhorar a circulação passando pelo radiador .
    No caso de muitos motores diesel e gasolina a ventuinha gira junto com a bomba , na mesma correia , isso não impede que a água aqueça até atingir abertura da valv. term. pq sempre vai estar recirculando pelo bloco , trocando calor e aumentando a temp. Sem a valv. termostática fica sem a recirculação forçada .
    Acabou virando um catatau , desculpa aí ... rs

abs ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-fluxo-do-sistema-de-arrefecimento-480x400.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Olá pessoal!, meu nome é Fabrício, 35 anos, advogado, proprietário de um Cj5 1961. Venho acompanhando a "história" do Galego desde o inicio. Em resumo: comprei dum Cj5 "Detonado" mas com a mecânica Ok, motor AP. 2.0, direção hidráulica, pedaleira suspensa, hidrovácuo do Opala, Pneus 33", Câmbio 4m 260f da Gm C20 e reduzida Willys com capa seca e saída pra reduzida com Kit da Deeptec, freios à disco na dianteira e na traseira eu mesmo adaptei, usando discos da MDS e Pinças dianteiras de UNO. A partir dai a ideia era desmontar tudo, (ficou só no chassi), remover a tinta velha, algumas camadas e entre elas Lama! acreditem!!! e depois colocar uma carroceria de fibra nova e remontar tudo, refurar, instalar pedais, coluna de direção, mostradores cronomac etc... para isso, usei a minha garagem "oficina" e trabalhei Um ano das 18:00 às 22:00, para não incomodar os vizinhos. Alguns serviços como pintura do chassi, carroceria e parte elétrica foram feitas fora, e por isso também como Você Uxio, passei muita Raiva!!! aborrecimento e por fim indignação. O que eu fazia em uma noite, um "profissional" encostaria meu Jeep por semanas.... A gota d'água foi com o eletricista, fiz todos os furos, acomodei os marcadores, instalei bateria e suporte, partida, lanternas, faróis, etc.... usando furadeira e retífica, e após tudo isso o Cara me enrolou por Um Mês, não tive dúvida, amarrei uns fios para dar partida, peguei meu Jeep e vim Pra Casa. Terminei a parte elétrica eu mesmo. Se estiver demorando, a culpa é minha. Se não ficar como eu queria a culpa também é minha. Não passo mais raiva com ninguém. O que não ficar de acordo eu faço de novo! E para montar o meu Jeep tive a ajuda de um grande colaborador, meu filho de 11 anos, meu único ajudante. Quem se interessar por favor de uma olhadinha nas minhas fotos, onde fiz um passo a passo de todo o projeto. Agora se me permitem, eu fiquei em dúvida em relação ao debate, de qual Cebolão, como é mais conhecido, usar e percebi que não houve menção em relação á válvula termostática, afirmo não ter conhecimento se ela é usada também em motores Diesel, pois não é o meu caso que uso AP. o que eu quero dizer é o seguinte: Se usar uma válvula que abre com temperatura mais alta que o cebolão, assim que abrir mesmo a água passando pelo radiador, a ventoinha vai acionar. a água vai esfriar (lógico) então quando sair o motor novamente a válvula vai fechar, a água esquentar e acionar novamente a ventoinha. Em fim a válvula e o Cebolão vão ficar "brigando". Gostaria de saber a opinião dos colegas e a sua Uxio, de como ficou no seu Engesa. No meu caso não uso a válvula termostática (já veio sem, ai o motivo da desconfiança!), apenas o Cebolão que aciona a ventoinha a mais ou menos 85 °. resfriando até 80°. (deixando claro que a observação é no marcador, pois no Cebolão a marcação em graus é bem mais baixa, o que também deve se levar em conta! Descupem pela "Novela", gostaria da opinião dos colegas e contribuir com o meu parco conhecimento. Abraço á todos!
    Fabrício,

Parabéns pela empreitada.

Infelizmente a carência de bons profissionais, que cumprem os serviços contratados dentro do prazo informado, parece que asola o país. E não é só nos serviços automotivos.

Tem uma piadinha pronta sempre que alguém pergunta por algum mecânico bom, barato e que cumpra prazos. Respondemos que isso não existe. Ou é bom ou é barato ou cumpre prazos! hehehe

Vc pode estar aborrecido com os mecas anteriores, mas tenha certeza que vc terminando o carro sozinho será um excelente aprendizado. Vc vai conhecer seu carro como ninguém, e poderá fazê-lo como quiser. E se bater alguma dúvida? Relaxe, o povo daqui do fórum estará pronto pra te ajudar!

E sem falar na sua imensa alegria de ter seu filhão te ajudando em tudo. Pra ele deve ser o máximo! Se há males que vêm para o bem, esse é um deles! Aproveite e curta essa oportunidade!

Posso passar duas recomendações?

1) Não elocubre! Pintou alguma dúvida, não vá querer reinventar a roda. Aqui no fórum tem receita pronta, testada e aprovada pra tudo.

2) Sob nenhuma hipótese abra mão de segurança. Deve estar sempre em primeiro, segundo e terceiro lugar. Lembre-se que seu jeep vai transportar sua família. Procure sempre utilizar material de qualidade nos freios, direção, cintos de segurança, etc.

Jipão tá ficando bonito. Gostei da frente que vc colocou.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-fabriciosimonini-albums-reforma-cj5-1961-album-2-picture327034-085.jpg

Quando puder, crie uma seção do teu jipe aqui no Frota 4x4 Brasil, e vá registrando tudo.

Quanto à sua dúvida sobre cebolão x válvula, ainda não posso te passar como está no Galego, pois comecei a rodar ontem. Fiz o teste da redução e foi tudo ok (ou quase). No final do teste, começou a ficar fraco e morreu. Combustível tinha no tanque. Constatamos que o pescador estava entupido e o filtro de combustível ainda era o antigo. Foi vacilo meu. Troquei filtro de óleo e ar, correia, polia, tensor, e simplesmente esqueci do filtro de combustível. Problema solucionado ontem mesmo.

Neste fds teremos o Free Road 4x4 organiza a Trilha do Dendê (http://www.freeroad4x4.com.br/9a-trilha-do-dende/), na cidade de Taperoá/Ba, região de alta pluviosidade, na Baía de Camamu. Essa trilha termina no Corredor da Morte - 150m de muita lama! Precisa dizer algo mais? hehehe E o Galego vai!

Ao chegar em casa, tentei enviar o vídeo do teste para o YouTube, mas descobri que a GVT me deixou sem telefone, TV e banda larga.

Vou ver se consigo fazer isso agora no almoço.

Abs,

Uxío
    4X4 Brasil
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Engeseiros,

Hj o dia vai ser corrido. Choveu pra baralho aqui e o eletricista não terminou tudo. Faltam uns arremates. Às 5h da madruga vou com ele na oficina onde o meca estará nos esperando, pois à tarde vou pra Trilha do Dendê e só volto no domingo.

Isso tudo não é vontade de fazer trilha. É fome de lama!

Torcendo pro Galego brocar nessa trilha pra compensar a longa espera!

Seguem duas fotos. A primeira mostra a marca que a corrente fez na tampa da tcase. A segunda foto mostra a corrente nova já na cx de redução.

No meu retorno postarei as demais fotos e vídeos!

Abs,

Uxío

Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-image.jpg   Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-image.jpg  
    Ex-ABUTRE - Pajero

Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Engeseiros,

Hj o dia vai ser corrido. Choveu pra baralho aqui e o eletricista não terminou tudo. Faltam uns arremates. Às 5h da madruga vou com ele na oficina onde o meca estará nos esperando, pois à tarde vou pra Trilha do Dendê e só volto no domingo.

Isso tudo não é vontade de fazer trilha. É fome de lama!

Torcendo pro Galego brocar nessa trilha pra compensar a longa espera!

Seguem duas fotos. A primeira mostra a marca que a corrente fez na tampa da tcase. A segunda foto mostra a corrente nova já na cx de redução.

No meu retorno postarei as demais fotos e vídeos!

Abs,

Uxío

Ontem me ligou uma pessoa procurando uma t-case completa da S-10, fui perguntar o que houve e se talvez tinha alguma recuperação e o cliente disse:

"Estava rodando na rodovia e só escutei o estouro, cheguei debaixo da S-10 e só tinha a metade das partes presas ainda, o cardam eu procurei e não achei"..........

Eu assustei quando escutei isso, fiquei ate pensando que pode ocorrer com um de nos.

Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Agradecimentos: 9
    Obrigado amigos! é sempre bom contar com o apoio de voceis, é um incentivo a mais para mexer na Viatura.

Zeca_CJ, eu dei uma rápida olhada no seu tópico ou melhor dizendo no tópico do Taxi, neste final de semana vou ler mais, e digo que você está de parabéns pelo trabalho que tem feito, realmente ficou muito bom. venho também acompanhando o Tópico da G.L V8 desde o início, fabricação do chassi ,chapeamento da carroceria, assoalho etc... e a coragem de colocar um V8 292, digo coragem por que o 292 é um motor de bloco grande usado em caminhonetes e caminhões, sendo difícil de ser adaptado em outros "Cofres", deixando pouco espaço para os outros componentes. Mas que por outro lado, o levou a soluções engenhosas com a troca de posição do filtro de óleo entre outras. Meus Parabéns!

Guilherme Abreu, fico feliz que tenha gostado da minha "saga" como você mesmo afirmou. Obrigado!, assim que puder irei postar mais algumas fotos do Jeep "Pronto", que tem me dado muita alegria, espero que você possa ver e goste, qualquer dúvida estou á disposição!

Eduardo Velo, gostei muito do seu relato: "meus ajudantes são cabo de vassoura , toco de madeira , cano e umas gambis que invento pra substituir o ajudante"... realmente este é o espirito dos Jipeiros, o melhor dizendo Engeseiros, meus parabéns! Foi Muito ilustrativo o que voce escreveu a respeito do Cebolão (que aciona a ventoinha elétrica), e sobre a válvula termostática. Realmente os veículos mais antigos, como ex: Opala, a ventoinha gira junto com o motor, portanto, não tem Cebolão (para aciona-la) o controle da temp. é feito apenas pela válvula termostática. Quanto mais gira o motor, mais a ventoinha resfria, e o sistema de arrefecimento é "aberto", permitindo que a água quando esquente, evapore pela abertura (caninho) acima do radiador, levando com ela parte do calor. Portanto não tem reservatório de expansão como é comum nos veículos de hoje em dia. No meu caso, que uso motor AP, radiador original do Jeep com reservatório de expansão (sistema selado),e ventoinha elétrica do Santana a válvula termostática só abriria quando o motor atingisse certa temperatura, então a água circularia descendo o radiador, se resfriando, até passar próxima ao Cebolão que fica bem abaixo no radiador. Quando a água apesar de passar pelo radiador, descendo e se resfriando, chegando ao Cebolão com mais de 65°. (que é a temperadora em que o meu Cebolão Fecha contato), a ventoinha é acionada. Digo que nunca a temperatura passou dos 80° (no relógio) aferida pela "cebolinha" que fica na saída de água do motor, portanto onde ela está mais quente. O que ocorre como o amigos mesmo descreveu é que o motor sem a válvula termostática, leva mais tempo para chegar a temperatura ideal de trabalho o que pode prejudicar o mesmo a longo prazo. Para concluir o raciocínio, eu comprei uma válvula termostática que "abre" á 80°, sendo a graduação mais baixa das que encontrei, vou instala-la e ver como fica o "casamento" entre ela e o Cebolão. Agora quem fez um "Catatau" fui eu!! Hehe!!! obrigado pelos esclarecimentos, vou ver como vai ficar depois eu posto Aqui, se O Uxio não me banir do Tópico dele antes!!!

Uxio. QUEREMOS VIDEOS DO GALEGO ANDANDO PRA VALER!!! Chega de rapidinhas! Solta o Bichão!!! Realmente os toques finais do projeto são os que mais mexem com a gente, estou aqui na torcida pra ver como o Galego vai se sair na próxima trilha!!! Desejo a você e ao Galego Boa Sorte e que tudo corra bem!!! Obrigado pelos conselhos. é muito bom contar com os amigos mais experientes. Com certeza a segurança sempre foi e vai continuar sendo meu objetivo, pois meu Jeep é onde Levo minha família, incluindo meu ajudante mirim, que como o pai adora andar de Jeep. Falando do Galego, um pescador ou até mesmo um filtro de combustível entupido pode "estragar" uma trilha, ainda mais se tratando de um motor movido à Diesel, que quando puxa "ar" fica difícil de pegar novamente até o mesmo ser expelido completamente do sistema. Um amigo meu que tem oficina mecânica de Maquinas pesadas, recomenda a seus clientes que nunca deixem o combustível baixar a menos de meio tanque, pois o pescador pode puxar alguma "sujeira" e entupir, ou, com pouco combustível puxar ar fazendo motor morrer. Que bom que no seu caso o problema foi "diagnosticado" resolvido rapidamente, como disse "são os toques finais".... e tudo faz parte!

Gostaria de saber, como ficou a adaptação do acionamento mecânico da C.T, e se possível, postar algumas fotos pra gente ver!!! e Boa Trilha!!!

Usuário Avatar de Marcus Brandão
    Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Uxio, boa sorte. Espero que tudo corra bem na finalização( se é que isso existe) mas principalmente no passeio. Bom ver que seu espirito tá mais tranquilo com o merd... Com o mecanico mas é como vc falou: tem enrolação em toda profissão. Vai ter fim e eles passarão. Não esqueça um pancadão de fotos.
    Doc, fui passear na serra gaúcha pra aproveitar a friaca e falei de vc. Fui apresentado a uma bebida que não conhecia. A graspa ou grapa, como quiser. É uma espécie de pinga feita de sobra de uvas fermentadas pra fabricação de uva. Bebida tradicional da região de origem dos imigrantes. Peeeeense num trem forte. Kkkkk

Usuário Avatar de Marcus Brandão
    Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Fabricio, lindo jipão. Bacana sua história.
    Data vênia, (rsssss) aquele caninho sob a tampa dos radiadores é pra alivio do excesso de pressão gerado pela aquecimento do sistema e não contribui para o resfriamento. Só evita que o sistema fique muito pressurizado e gere vasamentos.
    outra: o pescador capta sempre ocombustivel do fundo do tanque. Tanto faz se o tanque está cheio ou na reserva. A dica legal é limpar o tanque, evitar abastecer em posto desconhecido, trocar os filtros de combustível sempre e nunca deixar o combustível envelhecer no tanque. O Edu colocou um sistema de drenagem no tanque da jabiraca que é muito legal.
    galera, bomba injetora do Gafanhoto deu pau Vinha apresentando probleminhas desde que comprei e agora pifou. Não vou contar o tamanho da porrada pra não deprimir ninguém. Rssss

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4