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Convex Datacenter
  • #4573
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    Citação Postado originalmente por André Mázzia Ver Post
    guilherme;
    comprei o fuzila sem a mecanica.
    preciso definir um power train completo.
    essa mecanica da hilux que eu tenho é completa, desmontei de uma sw4 completa pois meu sonho era montar um fase4, mas $$$$$$$ o sonho acabou......
    o Fuzila é muito bruto mesmo, mas estou pensando em utilizar uma mecanica o mais "mecanica" possivel, não quero ter dor de cabeça ainda mais por que o objetivo é expedição.
    estou vendo os prós e contras da seguinte configuração: mwm 4cc mecanico + caixa e transf. da toyota bandeirantes. mecanico e bruto, como o fuzileiro.
    não preciso mexer nos eixos, apenas trocar a relação c&p.
    estou amadurecendo a idéia.
    o que vc acha?
    abs;


    ANDRÉ MÁZZIA

    Falo com propriedade pq meu ENGESA F-I tem esta mecânica , MOTOR MWM 2.8 sprint mecânico + CAIXA original CLARK 240V + T-CASE da BAND .

    O meu ENGESA não é tão bruto qto o FUZILEIRO e te digo que para vc fazer tudo TRILHAS E EXPEDIÇÕES esquece este motor pq ele é fraco para isto , a não ser que vc use uma relação REDUZIDA como a original 9:44 = 4,88 , aí o motor fica bom pra trilha , mas em compensação vc vai fazer expedições a uma velocidade cruzeiro de 80 a 90km/h , pq com esta relação vai dar de velocidade final 105km/h esgoelando o motor a 3.400rpm , co isto vc terá motor pra pouco tempo se fizer uma expedição de uns 2.000km andando a 100km/h .

    Com este motor sei te dizer tudo sobre desempenho e velocidade cruzeiro e relações de diferencial , por isto falei que este motor e fraco para o FUZILEIRO , o FRANZLANA tem um ENGESA F-III que é um pouco maior do que o FUZILEIRO e tinha um motor MWM 2.8 que moeu o motor por ser fraco para o ENGESÃO dele , ele lascou um MWM 6cc que inclusive eu é que dei a dica de onde comprar por um preço justo .

    CONCLUSÃO :

    E respondendo mais objetivamente a sua pergunta : " o que vc acha ?"

    Resposta : Acho o MWM 2.8 fraco para o FUZILEIRO .

    Outra ÓTIMA dica além do MWM 6cc que já te dei , tem o motor TOYOTA 14B da BAND , que vc turbinando vira o BICHO e usa todo o conjunto da BAND , MOTOR + CAIXA + T-CASE da BAND , facilita muito pq não terá adaptação alguma , apenas para fixação deste conjunto no chassi e acha com certa facilidade . E neste caso tb não precisaria de reforçar os eixos , apenas adequar a relação do diferencial .

    Acho que esta dica cai como uma luva pra vc .


    Abraço

  • #4574
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    O 2.8 Sprint tem que dar conta sim, usa uma relação longa e uma CT com reduzida, pois o Fuzila não é mais pesado que uma S-10... É mais fácil transplantar a mecânica completa da S-10 ou da Frontier do que ficar adaptando motor em caixa e caixa em ct.

    Colocar o 6 cilindros fica bom pro asfalto, porém é loteria achar esse motor em bom estado. Todos que eu vejo estavam em picapes pauleadas por agroboys, garotinhos mimados filinhos de papai rico ou em picapes de trabalho sem nenhuma manutenção.

    É um motor muito caro de deixar em ordem se comparado ao 4 cilindros, mas se encontrares um com procedência, ficaria do capeta!

    A opção de usar esse conjunto da Hilux é boa sim. Basta acertar as relações que melhor casem com o motor.

    Se motor pequeno fosse problema, não teriam tantas picapes 2.0TD andando a quase 200km/h e Sprinter com motor 2.3TD viajando com 4 toneladas a 120km/h.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
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  • #4575
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Meu objetivo também são expedições e viagens longas.

    Ninguem falou do tradicional Perkins Q20B, que foi o motor diesel original do Engesa. Porque será que os engenheiros da Engesa, que não eram fracos, optaram por este motor? preço baixo, resistência absurda, manutenção barata e fácil, bom torque.

    No meu Engesa com este motor turbinado já fiz uma viagem (Diamantina-MG) indo a velocidades médias de 100km/h numa boa, a cerca de 2500 rpm. Agora vou alongar o diferencial para ficar ainda mais elástico, colocando a relação 3,07 que veio no Engesa Fase 3. O motor tem muito torque em baixa rotação. Já saí de 4ª marcha sem querer. Lógico que é um motor de design antigo mas é bruto demais.

    Uma opção econômica, onde vais gastar de 30% a 50% menos.... Este motor com cambio clark e reduzida Toyota forma um conjunto seguro e inquebrável.

    Abcs

    Vicente
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #4576
    Usuário Avatar de Marcus Brandão
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    André, pra ajudar a dar um nó em sua cabeça vou mandar mais um barbantinho:
    Opções de power são inúmeras e variadas, escolha aquilo que fizer melhor sua cabeça pois vc precisa mesmo é de segurança e confiabilidade, ainda mais se a idéia é expedição.
    O fuzila foi uma viatura montada com todo carinho e com o que havia de melhor e ainda com o pitaco de todos nós "os especialistas" e teve algumas quebras. Mesmo o carro do Edu que é o mais original possível e com manutenção de qualidade deu pau na BI. (o meu tem o mesmo motor e deu pau na BI na mesma época).
    Bem, o que quero dizer é que você deve usar aquilo que te dê maior confiança pra que a viagem não seja uma preocupação constante.
    Agora o "Barbantinho":
    Caso o Fuzila esteja com os eixos na posição original vc não poderá usar a CT da band. Terá que usar a da hilux (por engrenagem pra não quebrar) pois o diferencial traseiro é no centro e o dianteiro à direita.
    Boa sorte!

  • #4577
    Usuário Avatar de uxio69
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    Posso pitacar tb?

    André, parabéns pela compra. O fuzila é admirável!

    Antes de vc decidir o PT, vc tem que decidir o que vai fazer com o Fuzila.


    Se vai fazer basicamente trilha, a configuração é uma. Se vai rodar no dia-a-dia, estrada, etc., a configuração é outra.

    O Galego é só pra trilha e usa o motor MWM 2.8 Sprint, roda 17 e pneu 37, porém minha relação é 5,38.

    Pra trilha essa relação é perfeita, porém pra viajar complica, pois no máximo consigo 100-110km/h. Os pneus Trepador Competition não ajudam nada no asfalto.

    O motor MWM tem muitas vantagens, e recomendo. É mecânico, ainda está em produção, ótima relação peso x potência-torque, fácil de manutenção (em qualquer farmácia vc acha peça), fácil adaptação, etc.


    Dê uma fuçada neste tópico que acho que vai te ajudar:
    (Duvida qual motor usar,Q20B ou MWM 2.8????)http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/103823-duvida-qual-motor-usar-q20b-ou-mwm-2-8-a.html

    Veja primeiro qual vai ser o destino do Fuzila e assim ficará mais fácil pra vc tomar as melhores decisões!


    Ah, e fique tranquilo com nossas sugestões. Tenha certeza que vamos complicar mais que simplificar!


    E se Magão ou Marcus Brandão pitacarem, releve! São 2 !

    Abs,

    Uxío
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)



  • #4578
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    Apenas ratificando o que o OXIO falou e que coicide com o que falei acima em outras palavras .

    O MWM é excelente , tenho em meu ENGESA mas eu uso para tudo e neste caso específico meu ACHO ELE FRACO , MAS QDO MEU ENGESA estava com pneus 265x75x16 e relação 4,88 era o verdadeiro bicho era de tirar paralepípedo do chão mas de final em torno de 100km/h esgoelando e agora com a relação 3,54 fica bem chôcho .

    No meu caso vou trocar a relação para ficar um pouco mais curta para melhorar nas retomadas .

  • #4579
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    pessoal, então para vamos por partes:
    - o fuzila é para viagens, expedições e algumas trilhas leves e passeios, nada de trilha pesada, ok? configuração de pneus 37".
    o que vcs me dizem se eu usar a mecânica que eu tenho? é o PT de uma hilux sw4 2009. é eletrônico.....
    vai funcionar? como não terá airbag e abs, como ficam esses modulos, é possivel desativar? o gerenciamento eletronico do motor afeta esses modulos??
    a preocupação inicial que era se caberia ou não, pelo que me parece é possivel colocar no fase 2, o comprimento dá.
    e ai?? ficaria com uma mecânica boa, mas e a confiabilidade da eletrônica???
    é hora de pensar!!!!
    abs;

  • #4580
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    Pensar em que, doido? Tá com tudo na mão, mede e se der monta.
    o Uxio usa o dele pra trilhas e não usa em viagem.
    veja que ele usou um dispositivo de nome mais feio que o dele pra diminuir o comprimento da CT, talvez vc precise. Caso fique muito inclinado não vai ser legal pra expedições que é o seu foco e ainda precisará de juntas especiais pro cardan.
    Veja se seu eixo é na mesma posição do PT que você tem e só aí comece a pensar em como vai fazer pra começar a fazer tudo errado com a nossa ajuda.
    Não se esqueça: Tudo que o Uxio disser vc deve aproveitar. Movimentará o caixa dos guincheiros da sua cidade.
    KKKKKKKK.
    brincadeira. A nossa intenção só não é melhor que nossa resiliência com esses carros velhos e muito queridos.
    Não sei nada de eletrônica. ainda faço barba na navalha.
    Não sei se esse motor eletrônico funciona com a elétrônica pela metade
    Não se canse de perguntar mas lembre-se que quem vai usar a viatura e com muito ciúme é vc.
    repito: veja se a posição da saída da CT é a mesma no carro e na CT. se não for vai ter que trocar a CT ou o eixo.
    meça, mesmo com um barbante e veja se sobra uns 70 cm pro Cardan. Menos que isso vc vai ter que angular demais e ai não tem cruzeta que aguente viajar.
    Uso um motor Q20 b mas gostaria de usar um mwm 2.8. apesar disso só troco se o meu morrer e parece beeeem distante.
    Divirta-se e mande muitas fotos.

  • #4581
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    Uma pergunta, vais colocar a carroceria do fuzila em cima do chassis do PT ou vais transplantar a mecânica?
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  • #4582
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    pessoal, então para vamos por partes:
    - o fuzila é para viagens, expedições e algumas trilhas leves e passeios, nada de trilha pesada, ok? configuração de pneus 37".
    o que vcs me dizem se eu usar a mecânica que eu tenho? é o PT de uma hilux sw4 2009. é eletrônico.....
    vai funcionar? como não terá airbag e abs, como ficam esses modulos, é possivel desativar? o gerenciamento eletronico do motor afeta esses modulos??
    a preocupação inicial que era se caberia ou não, pelo que me parece é possivel colocar no fase 2, o comprimento dá.
    e ai?? ficaria com uma mecânica boa, mas e a confiabilidade da eletrônica???
    é hora de pensar!!!!
    abs;
    ANDRÉ

    Neste seu caso este PT que tem é ótimo , tem como destivar estas perfumarias , mas tem que ter o chicote completo para vc transplantá-lo no FUZILEIRO .

    Sua pergunta : este PT eletrônico é confiável ????

    RESPOSTA : Lógico que sim pois ele esta no carro mais confiável que nós temos hoje em dia , vai fundo e seja feliz com esta maravilhosa máquina que vc terá em suas mãos , e sem falar que este PT já esta com vc .

    VAI FUNDO E SEJA FELIZ ANDRÉ , ARREGAÇA AS MANGAS LOGO E MÃOS A OBRA SEM PESTANEJAR .

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #4583
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    caros;
    tenho a opção de remover a carroceira do fuzila de cima do chassis engesa e montar em cima do chassis da hilux, apenas encurtando o entre eixos, mas isso é uma mudança bem radical na configuração do fuzila.
    Ficaria basicamente uma hilux completa, chassis, eixos, cx direção, abs, painel, piloto automático......tudo hilux e com lata de engesa.
    A outra opçao é deixar o fuzila em cima do chassis engesa e apenas colocar a mecanica da hilux.
    não sei o que seria mais fácil......
    no caso de aproveitar o chassis engesa que o fuzila já está tenho que mexer nos dois eixos, a bola traseira tem que ser central e do eixo dianteiro tem que ser esquerda.
    uma duvida: os eixos da hilux aguentam os pneus 37" que o fuzila usa??

  • #4584
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    cade o Kim para dar uns palpites????!!!
    abs;

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