apesar de só ter cobra criada nesta seção, aqui vai o meu Jipe
Eixo traseiro flutuante, o que evita carga cíclica sobre o eixo motriz. O eixo tem a função única de transferir o torque para as rodas que, por sua vez, ficam apoiadas integralmente na carcaça.
Suspensão:
Dianteira
Independente com braços transversais assimétricos e molas helicoidais
Traseira
Rígida com molas semi-elípticas de duplo estágio
Transmissão:
todas as marchas sincronizadas (inclusive ré que dá pra engatar andando pra frente).
Sistema de mudanças e anéis sincronizadores com revestimento de carbono.
Fabricante
Eaton
Relação de transmissão
1ª - 4,473:1 2ª - 2,458:1 3ª - 1,472:1
4ª - 1,000:1 5ª - 0,809:1 ré - 3,795:1
Transferência
Seletor 4x2H / 4x4H / 4x4L (reduzida) por alavanca
Relação de redução
1,000:1 (H); 2,1267:1 (L)
Rel. do diferencial
3,18:1
Embreagem
Monodisco a seco, acionamento hidráulico
Freios:
Tipo
Duplo circuito hidráulico assistido a vácuo
Dianteiro
Disco ventilados
Traseiro
Tambor auto-ajustável com válvula proporcionadora de carga
A válvula proporcinadora de carga regula a força nos freios traseiros de acordo com a carga no eixo traseiro evitando travamentos.
Motor
Fabricante
International Engine South America
Combustível
diesel
Sistema admissão
turbo Intercooler
Cilindrada
2.785 cm3
Qtd. de cilindros
4
Diâmetro x Curso
93mm x 102,5mm
Potência
132cv (97Kw) / 3.800 RPM
Torque
36,2Kgf.m / 1.600 RPM
Pneus:
31x10.5 Dunlop All Terrain
Futuras aquisições:
Guincho
Bancos dianteiros que não acabem com a coluna que este que vem de fábrica é uma M&%)@
putz, demorei uma hora pra conseguir colocar uma foto aqui, mas aprendi
By the way, esta foto aí em cima foi em Paranapiacaba umas 3 semanas atrás...
Abraços
Esta foto foi feita na primeira trilha do CL e eu não tinha levado máquina. portanto, esta foto é filha única. Fiz tb Castelhanos mas sequer liguei 4x4 e tb não levei máquina . Entretanto, vamos fazer mais uma trilha amanhã onde vou estar melhor equipado.
Com relação às primeiras impressões, não sou um expert em 4x4 mas lá vai:
o CL no barro é um monstro. apesar de pesado (2,5t) passou fácil pela trilha de Paranapiacaba (que na verdade tem nível de fácil a médio dependendo da chuva).
A suspensão independente que a maioria dos jiperios não gosta se comportou muito bem.
O CL é mais macio do que o land no asfalto e pensei que isso poderia comprometer o desempenho no barro mas felizmente eu estava enganado. Não acusou o batente em nenhum obstáculo.
O torque ajuda muito mas o CL poderia ser um pouco mais alto.
A única apreensão é com relação ao diferencial que não sei se aguenta ou se é fraco como foi divulgado. Por enquanto, nenhum problema.
O acabamento é ruim mas não fica devendo muito ao land.
A posição de dirigir cansa após muitas horas ao volante (fui com ele até Punta del Leste no Uruguai e tive que tomar dorflex pra passar a dor na coluna e na bacia) mas não esperava um carro muito confortável qdo comprei.
agora os freios...putz...parece os do Troller. Acho que precisam ser redimensionados para o tamanho da jabiraca.
O CL 'na estrada fica "passarinhando" o que torna uma viagem algo cansativo pela atenção que cobra do motorista. Nada que 1 grau de divergência nas rodas não resolva 8) .
O câmbio é muito preciso e macio. Fora isso, é só alegria!
É isso aí, amanhã posso falar mais, depois da trilha,
É muito bom ter um Cross Landeiro no Fórum! E como todo pioneiro tenha certeza que muitos irão te "encher o saco"... Eu mesmo já o estou fazendo!
O CL 'na estrada fica "passarinhando" o que torna uma viagem algo cansativo pela atenção que cobra do motorista. Nada que 1 grau de divergência nas rodas não resolva ...
O que seria esta "passarinhada"
Tenho muita curiosidade em relação a este veículo pois é uma das minhas opções, pelo menos por enquanto, quando comprar uma viatura nova...
Passarinhada é um termo aqui de sampa qdo vc tem que ficar corrigindo a rota do carro na reta (como se tivesse folga no volante). É um defeito de projeto do carro que tem que ser corrigido através de um alinhamento, digamos, não convencional, como por exemplo 1 grau de divergência nas rodas dianteiras.