Postado originalmente por
titanium
Pessoal,
Nunca fui muito "cri cri" com parâmetros da pressão do óleo dos motores.
Pra mim, isso era uma coisa meio transparente (talvez até "irrelevante").
Mas esses dias estive rodando com a Usa e percebi que quando o motor aqueceu bem (temperatura da água a cerca de 85º) a pressão do óleo do motor com ela parada (RPM baixo) estava marcando no vermelho do marcador.
Achei estranho e resolvi pesquisar.
Num tópico antigo aqui no fórum os amigos Tounda, Sergio e e outros que agora não recordo o nome estavam debatendo sobre qual a pressão normal de trabalho.
Até que nesse post veio uma foto do manual do OM-314 indicando que em RPM baixo o motor poderia ficar com MÍNIMO de 0,5 bar de pressão na bomba de óleo. Com ele "girando mais forte", a pressão mínima deveria ser de 2,5 bar.
Infelizmente o marcador está marcando em PSI... fiz a conversão e vi que na zona vermelha do marcador, o motor estaria em algo como 10 PSI, ou seja 0.689476 bar... ok, acima do mínimo exigido, mas na minha opinião muito perto do patamar mínimo.
Por isso decidi fazer de imediato a troca do óleo, pois isso normalmente ocorre quando o óleo começa a perder suas propriedades.
Bom, troca de óleo feita, as leituras ficaram melhores, vejam:
RPM baixo (Ok, o marcador ta marcando errado pois o alternador é diferente, mas dá para ter noção):
Temperatura (sensor de mercúrio):
Pressão agora em 20 PSI, ou seja 1,37 bar:
Show de bola, agora mais tranquilo com as leituras...
A de vocês, estão rodando com quais pressões?
Valeu!
Abraço!