Jipe Toyota Bandeirante 1983
Câmbio 4 marchas sincronizadas
Motor OM-314 turbina .42.48
Relação do câmbio 4 marchas sincronizado (1982-1992):
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz OM-314)
Relação do câmbio 5 marchas: (1993 até 2001)
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
5ª marcha - 0,86 : 1
Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz OM-364)
Alongando-se o diferencial de 10x37 (3,7) para 11x35 (3,18) há um alongamento da transmissão da ordem de 15 a 16%. Vejamos como era o câmbio de 4 marchas sincronizadas com diferencial relação 3,7 e como ficará com a relação 3,18:
Cambio 4M Sinc + diferencial relação 3,7:
1ª marcha - 4,92 x 3,7 = 18,20
2ª marcha - 2,64 x 3,7 = 9,76
3ª marcha - 1,52 x 3,7 = 5,62
4ª marcha - 1,00 x 3,7 = 3,7
Câmbio 4M sinc + diferencial relação 3,18:
1ª marcha - 4,92 x 3,18 = 15,64
2ª marcha - 2,64 x 3,18 = 8,39
3ª marcha - 1,52 x 3,18 = 4,83
4ª marcha - 1,00 x 3,18 = 3,18
Lembrando que a 5ª Marcha no diferencial original de relação 3,7 é:
5ªM 0,86 x 3,7 = 3,18
Então a 4ª Marcha do meu ONÇA ficará igual à 5ª marcha dos câmbios de 5 marchas. Por outro lado a 1ª marcha do ONÇA ficará 15% mais longa e perderá um pouco a força, mas como ela é muito curta acredito que não causará nenhum transtorno. Nas 2ª e 3ª marchas as diferenças são menos notáveis.
Na terra e nas trilhas sempre restará o recurso de se usar a tração 4x4 e a Reduzida, caso necessário.
No asfalto pode-se fazer o mesmo, mas com as rodas livres desligadas.
Depois de pronto vou fazer alguns testes práticos e colocarei a conclusão final sobre o alongamento.