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  • #445
    Usuário Avatar de titanium
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    ENGATE / REBOQUE
    Chegou o engate de alta capacidade de reboque.
    -dsc_0094.jpg



    CÂMBIO
    Master kit da TRANSTec.

    Foto do Pacote de embreagens.
    Hoje o especialista comentou que o pacote de embreagens utilizado é o do 4HP24.

    Segundo ele explicou, os discos do 4hp22 possuem dentes com espaçamento maior, ao passo que os discos do 4hp24 (originalmente adotados no câmbio da discovery v8 que saiu para o mercado Norte Americano (com maior torque) possuem espaçamento inferior, sendo que isso se reverte em maior capacidade de suportar o torque do motor, que após o REMAP subiu em aproximadamente 30%.


    -dsc_0119.jpg

    "Juntas" / plates de diversos tipos.
    Alguma será a correta para o Corpo de Válvulas, as outras são para as outras aplicações desse câmbio (Jaguar, Opala, BMW...)
    -dsc_0116.jpg

    Anéis de vedação, novos x usados.
    -dsc_0115.jpg
    4X4 Brasil
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  • #446
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    Olá amigos...
    Estou prestes a fechar negócio em uma Discovery 2 V8 ano 2001 em raro estado de conservação.
    Tenho uma certa preocupação quanto ao câmbio automático, devido à idade do veículo,embora o proprietário tenha me dado sua palavra de que o mesmo, sempre foi muito bem cuidado e com todo histórico de manutenção.
    Mas... como será minha primeira Land, pra conhecer um pouco sobre a marca, preciso de opiniões e conselhos!!
    Desde já... deixo meus agradecimentos e um abraço!

  • #447
    Usuário Avatar de titanium
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    Olá Anderson!

    Creio que você tocou num ponto importante: Raro estado de conservação.
    Normalmente quando o veículo é bem mantido, ele é bem mantido por completo.

    Ou seja, há uma tendência de que se o dono é zeloso, cuida bem de todos os aspectos do carro.

    MAS para ter certeza, confira com ele qual foi a periodicidade das trocas de óleo/filtro do câmbio.
    Se ele trocou em máquina que faz flush completo ou apenas as trocas parciais.
    Trocas parciais não são um problema. Só que dos 9 litros somente saem 5. Ou seja, aumenta a criticidade sobre a necessidade de se trocar no período correto.

    Ela saiu de fábrica com óleo mineral.
    Ou seja, precisaria ter trocado idealmente a cada 40 mil km, APESAR DE A FÁBRICA indicar, salvo engano, 60 ou 80 mil km.

    Mas verifique se o carro demora para passar marcha da 1ª para a 2ª.
    Se sim, é indício óleo em nível inadequado OU limalha entupindo as solenoides.
    Esse câmbio tem trocas suaves. Perceptíveis, mas suaves. Se tiver dando trancos mais firmes, ta na hora de fazer ele.

    O câmbio em si é robusto.

    MAS é um câmbio que tem que ser bem mantido.
    A essência dele é troca de óleos constantes (a cada 40 mil KM, com óleo DENTRO da especificação, como o Texamatic B ou o ATF TDX mineral da Petrobas, que, segundo o mecânico de câmbio que está fazendo o câmbio da esposa, é melhor que o Texamatic) E cuidado com a temperatura...

    Não deixando o óleo queimar e trocando na periodicidade certa, é câmbio para muito, muito tempo.

    E na hora de fazer um serviço, encontra peças com facilidade até aqui no Brasil.

    Em resumo, é um câmbio honesto.
    Não se compara a um AISIN, ou a alguns câmbios chevrolet parrudos, mas é um bom câmbio.



    Abraço
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  • #448
    Usuário Avatar de titanium
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    Câmbio todo feito.

    A troca da 1ª para a 2ª não demora mais (sim, demorava um pouquinho para a troca, quando a temperatura do óleo estava baixa), nas reduzidas de marcha não há mais aquele tranco sutil e discreto... agora liso, perfeito.


    Mas dei mancada...
    Um ruído atípico que achei que vinha do câmbio, não era no câmbio... aparentemente era a polia viscosa (que já tinha recomendado à patroa comprar para a revisão preventiva no arrefecimento).



    Segundo o mecânico esse ruído de turbina gritando é a viscosa trabalhando quando o motor aumenta a temperatura.
    Ok, ok, eu sei o princípio da viscosa e sei que ela faz um zunido... mas não sabia que era daquela altura (ele disse que o som alto se devia à folga existente no eixo da viscosa).

    Bom, agora trocar a polia / embreagem viscosa e avaliar (substituição já realizada, mas ainda não testamos).


    Além disso foi substituída a cebolinha do óleo (sensor de pressão do óleo do motor). É equivalente à da linha VW (como Santana), só muda o encaixe.
    Deu um falso positivo na luz de óleo, era a cebolinha.
    Aproveitamos para reparar o fiozinho de positivo que leva esse sinal da cebolinha ao painel, estava descascando.


    Aproveitamos para revisar o motor de partida (ainda em execução).


    Aproveitamos para lavar o tanque de diesel pois ela estava ficando muito, muito tempo parada. Resultado: estava LIMPINHO!! E com a limpeza, ficou como 0 KM.
    MAS... o sensor de combustível não está funcionando bem... precisa ajustar!

    No câmbio foi feito:
    - adição de radiador de óleo do câmbio (oil cooler) com capacidade ligeiramente superior à do original, que permaneceu;
    - substituição de todas as mangueiras e conexões, agora utilizando conexões rosqueadas;
    - adição de sensor de temperatura do óleo da Racetronix para monitorar a temperatura do óleo do câmbio;
    - substituição do Master Kit e de todas as Válvulas do Corpo de Valvulas (foram utilizadas as válvulas Originais/Genuínas);
    - utilização de óleo mineral Petrobras ATF TDX, que na experiência do mecânico de câmbios (um dos melhores do DF) é o melhor óleo mineral a utilizar nesse câmbio, ainda que o óleo que tenha a certidão ZF seja o Texamatic B (que ele disse ser muito inferior ao TDX).

    Principal vantagem do TDX é que encontra em qualquer lugar no Brasil.

    Estava pretendendo recomendar à digníssima que trocasse o óleo a cada 20 mil Km. O Mecânico disse que era preciosismo e que beirava exagero. Recomendou manter os 40 mil km indicados pela Petrobras, mesmo no cenário de Towing (rebocando).



    Como a Chumbinho está hoje?
    Com motor feito, câmbio feito, tração com apenas 60 mil km, sem ACE, sistema de arrefecimento pronto para ser revisado (todas as peças em mãos) e muita vontade de ser mais usada!
    --
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  • #449
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá Titanium!

    Continuo acompanhando!

    Parabéns! Está indo tudo muito bem!

    Estou gostando demais da maneira como descreve com detalhes ao mesmo tempo que vai passando preciosas dicas!

    Se possível acrescente o$ valore$ ainda que sejam em linhas gerais, acredito vai ajudar mais ainda.

    Abraço, Aristides

  • #450
    Usuário Avatar de titanium
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    Olá Aristides!

    Obrigado pelas palavras.
    O intuito é relatar o que é feito na viatura e passar algumas dicas que vou aprendendo aos interessados em Discovery 2 e proprietários.


    Quanto a valores, bom, esse não é o foco do tópico. Existe uma variação enorme de preço a depender de onde compre. Hoje se comprar no Brasil encontra preços bem interessantes boa parte das peças. Mas tem peça que compensa importar, mesmo pagando frete e imposto. A cotação varia bastante e influencia demais o valor final...

    Posso garantir que custo de manutenção da Discovery 2 é compatível com qualquer outro SUV importado vendido aqui no Brasil (diesel com sistema commonrail), as vezes até mais barato pelo fato de importar peça, com a vantagem que qualquer peça é e continuará sendo fabricada no decorrer dos próximos anos, o que não acontece, por exemplo, com algumas outras marcas (aí, se perder um acabamentinho plástico certamente terá dificuldade de acha-lo, na D2 isso não ocorre).


    É isso ae...

    Abraço!
    --
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  • #451
    Usuário Avatar de titanium
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    Mais um item revisado ALTERNADOR.

    Descrição do procedimento postado aqui no fórum, seção Land Rover:
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/l...resolvido.html (Erro no câmbio ZF 4hp22 - eh da Discovery 2 por problema no Alternador - RESOLVIDO!)
    --
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  • #452
    Usuário Avatar de lucaspissinini
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    Grande Tita, como anda? Bom ver que o cuidado com a Chumbinho continua o mesmo Parabéns ela esta em estado de muito cuidado e conservação!

    Abraço meu amigo!
    ATUAL: F1000 - MWM229Td - 4M - BRASEIXOS 17X43 - "MACARRONADA"

    EX:Toyota Hilux Sr5 98 2.8d 265/70R16 +
    Barra torção "TARTARUGA"

  • #453
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por lucaspissinini Ver Post
    Grande Tita, como anda? Bom ver que o cuidado com a Chumbinho continua o mesmo Parabéns ela esta em estado de muito cuidado e conservação!

    Abraço meu amigo!
    Beleza Lucas, é isso ae!

    Vamo que vamo, abraço!
    --
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  • #454
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Foi considerando a adequação do veículo para Towing (puxar reboque / "rebocamento" - nem sei se essa palavra existe) e o descrito nesse tópico que foram feitas as modificações no sistema de arrefecimento do câmbio da Chumbinho:
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ml#post2510700
    --
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  • #455
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Após rebuild completo do Câmbio e corpo de válvulas + desenvolvimento do TOWING PACK (pacote de aprimoramentos para melhor encarar Towing), a Chumbinho está operacional.

    No início de julho apresentou sua 2ª quebra *... o fio do CKP (Crank Position Sensor) rompeu.
    Na verdade o mecânico que fez o cambio havia visto um fio com uma cara não muito boa e "reparou" o fio.

    Mas o reparo não ficou 100% e a viatura parou de ligar.

    Troquei o Sensor de posição do Virabrequim por um da marca INTERMOTOR e continuou sem querer ligar.
    Suspeitei que fosse a bomba de combustível, mas como percebi no Nanocom que não estava mais fazendo leitura de RPM, concluí que ainda era algo relacionado ao CKP...

    Lembrei que o mecânico havia comentado sobre o reparo do fio e quando fui verificar, voilá! Estava rompido novamente...

    Fiz um reparo emergencial e no final de semana levei para meu super-cunhado (amigo e parceiro para todas as horas) fazer um reparo decente!

    Ele soldou e revestiu com Tubo Termo-retrátil.

    Ficou profissional!

    PRÓXIMAS MANUTENÇÕES:
    - Programar para troca preventiva da turbina (TGV ou Híbrida);
    - miolo de chave que não está voltando sozinho para posição II (o que acaba dando uma embaralhada na rede CAN BUS); e
    - embelezamentos.

    --
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  • #456
    Usuário Avatar de titanium
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    Fotos do serviço: Crankshaft Posicion Sensor CKP e Purge valve

    Fotos do serviço de substituição do Sensor de Posição do Virabrequim (Crank Position Sensor: NSC100790) e da substituição da Válvula de Sangramento do Diesel (Air Bleed Valve: WJN500110):


    Abaixo a foto do acesso ao Sensor CKP.
    A melhor forma de substituir ele, na minha opinião, é por cima, acessando pelo cofre do motor.
    Tentei por baixo do carro mas é muito ruim.

    Para realizar a substituição por cima, coloquei uma escadinha ao lado direito do carro (passageiro), de 3 degraus, para permitir eu me debruçar sobre a caixa de fusíveis do cofre e alcançar o sensor.

    ALERTA: cuidado para não desconectar alguma mangueira de vácuo, nem danificar algum fio, nem quebrar o reservatório de água, ou qualquer coisa do gênero...
    -20190717_153402.jpg


    Sensor antigo vs novo.
    Serviço rápido.
    Trocando por cima coisa de 3 minutos.
    Os gringos falam que ali vai um parafuso 7mm... mas o parafuso que estava na Chumbinho era cabeça 10mm e parecia original.
    -20190717_155818.jpg


    Conforme relato acima, mesmo após a substituição, o carro continuava sem pegar.
    Passei a achar que era bomba de diesel (a que fica dentro do tanque)...
    Mas como ela fazia ruído de funcionamento, duvidei e continuei a investigação.


    Como o tanque estava abaixo da metade, é comum que uma Bleeding Valve antiga possa dar entrada de ar no sistema.
    Como tinha uma lá guardada, adquirida na época do rebuild do motor, aproveitei para trocar.

    Foto do Air Bleed Valve, que normalmente já vem com ponteira e arruela novos:
    -20190717_182334.jpg


    O filtro e combustível da Discovery 2 fica na roda traseira direita do veículo, conforme foto:
    -20190717_183303.jpg


    Observe que a Válvula de purga do ar fica no tubo traseiro-direito, ou seja, o tubo voltado para a parte de trás do veículo, mais próximo da roda.
    -20190717_184539.jpg

    -20190717_184759.jpg-20190717_184851.jpg


    A substituição foi simples e levou 10 minutos.
    Desses 10 minutos, 8 foram tentando tirar a mangueira quick connect.



    Bom, serviço feito e nada do carro pegar.


    Foi quando lembrei da questão indicada pelo mecânico do câmbio sobre o fio que não estava bom.
    Verifiquei o fio e, conforme foto, constatei que não estava nada legal... estava rompido.


    -20190718_182621.jpg


    Remendo temporário feito, purga no pedal feita, depois de alguma insistência (e muito ar no sistema) o carro pegou!





    Dali alguns dias levei o possante no meu cunhado e fomos fazer um reparo mais adequado.
    Não tirei muitas fotos por que já estava escuro, mas aí vai uma foto dele com a "mão na massa".
    Solda com estanho feita, Tubo termo retrátil + fita isolante "no jeito" e o serviço ficou no capricho.

    Agora sinto confiança de que o sensor enviará corretamente o sinal à ECU.

    -20190720_165258.jpg
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