Postado originalmente por
titanium
Grande Rodrigo!
Amigo não fiquei difícil não... a vida que apertou o passo!
Desde o início do ano que as coisas estão mais corridas que o de costume, mas vinha acompanhando o fórum de longe, só nas leituras.. isso aqui pra mim é um prazer..
Gosto muito de ler as coisas por aqui e ajudar no que for possível. O fato é que diariamente aprendo aqui no fórum!
rsrsrs
Mas ler topicos como o seu são gratificantes!
Homi, eu sou cearense e gosto de um trabalho de restauração/recuperação.
A ferramenta dobra tubos eu vou precisar fazer uns ajustes antes de usar com tubo (perfil) normal, mas estou animado com as possibilidades com ela!
Como o Lauro falou, você dá verdadeiras aulas sobre Materiais... seria bom se você pudesse nos indicar um livro/apostila que tivesse pelo menos 10% do seu conhecimento para que pudéssemos aprender um pouquinho! rsrsrsrs
Eu perguntei sobre as resistências e reforços mais por uma questão de dúvida...
Mas pelo visto, você como um bom especialista, já fez todo o projeto e já calculou bem a resistência das coisas!
Show de bola!
hehehe
Mais uma vez digo: Esse trabalho que você está fazendo nenhum mecânico faria, nem na sua região e talvez pouquíssimos no Brasil teriam a competência de fazer com todo esse capricho e Precisão no que toca o dimensionamento correto dos materiais.
Em resumo, é um serviço PROFISSIONAL.
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Quanto a cabine deixo minha humilde opinião:
- Faça você mesmo, utilizando recortes de uma outra cabine simples (com as portas), que você encontra facilmente em Brejo da Madre de Deus - PE;
- Deixe a cabine parecida com a cabine original 4 portas que saiu em 2001 (ou seja, com as portas traseiras reduzidas - para não parecer gambiarra)
- Faça a cabine com 20 centímetros a mais do que a original
- Faça o piso totalmente reto: sem desnível, sem travessas de sustentação (como nas 89), sem tanque, sem bateria dentro. Isso fará com que os passageiros de trás possam colocar os pés debaixo dos bancos dianteiros, isso melhora ABSURDAMENTE a ergonomia dos passageiros e o conforto.
- Fazendo o passo anterior, incline o banco traseiro, tanto o assento quanto o encosto devem ficar angulados (inclinados para trás - como nas SUVs) para melhorar a ergonimia e o conforto.
Em resumo, ergonomia é conforto.
Se fizer algo nesse sentido terá uma pickup muito confortável!
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Uma outra sugestão é verificar se aí no Ceará tem alguma empresa que faça "Galvanização à Fogo".
É bem possível que tenha....
Aí sugiro você preparar todo o chassi, inclusive os suportes para a futura cabine, e outros acessórios que queira colocar, e mandar galvanizar à fogo.
É um processo que eles irão submergir todo o chassi em uma sequência de tanques e o resultado final é um chassi completamente preparado para enfrentar anos e anos de maresia, sem nem pensar em pegar ferrugem!
Se a galvanização não for possível, uma pintura eletrostática já está de Muito bom Tamanho! rsrsrs
E se nada disso for po$$ivel, lembre-se de prepara bem o metal (tirando impuresas, óleos, graxas, etc) antes de passar o fundo. E recomendo usar fundo e tintas usadas em Barco, em PU.
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Mas com certeza isso tudo você já pensou! só estou relembrando! rsrsrsr
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Sua oficina está Muito bem montada e dá para fazer 90% das coisas!
Para ficar perfeita acho que só faltava um Torno profissional, um forno para tratamento térmico de peças e uma estufa + forno para pintura eletrostática!... kkkkkkkkkkkk
É isso aí meu camarada!
Segue com o projeto, Sem Pressa, Dentro do seu po$$ível que o resultado final será compensador!
Forte abraço!