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  • #97
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Entendi Titanium,

    No exemplo que eu postei anteriormente ficaria assim então:

    -cd-extendida1.jpg

    Mas ainda prefiro a extensão no curvão, acho que fica mais harmônico, menos aparente e mais fácil de executar.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #98
    Usuário Avatar de titanium
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    Exatamente, Hercílio!
    Era o que eu faria... Deixaria a porta mais longa mas não do modelo da dianteira... Exatamente como na sua foto.

    O problema de alongar o curvao é que o passageiro traseiro vai ficar com uma chapa de aço ao lado da cabeça e isso complica ele ver a paisagem e até um pouco ao acessar o carro, já que a porta traseira original é pequena.

    Mas gosto é gosto. Só estou falando como eu faria na Toyota... Isso depois de passar mais de ano analisando as diversas possibilidades.

    Em termos de complicação em fazer eu não acho que seja tanto, pois de qualquer forma eu no meu caso teria que refazer assoalho e a porta iria comprar da normal dianteira para eu mesmo fazer a nova porta traseira do tamanho adequado.

    Mas é isso aí!


    Abraços!

  • #99
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Grande Rodrigo!

    Amigo não fiquei difícil não... a vida que apertou o passo!
    Desde o início do ano que as coisas estão mais corridas que o de costume, mas vinha acompanhando o fórum de longe, só nas leituras.. isso aqui pra mim é um prazer..

    Gosto muito de ler as coisas por aqui e ajudar no que for possível. O fato é que diariamente aprendo aqui no fórum!
    rsrsrs

    Mas ler topicos como o seu são gratificantes!


    Homi, eu sou cearense e gosto de um trabalho de restauração/recuperação.
    A ferramenta dobra tubos eu vou precisar fazer uns ajustes antes de usar com tubo (perfil) normal, mas estou animado com as possibilidades com ela!

    Como o Lauro falou, você dá verdadeiras aulas sobre Materiais... seria bom se você pudesse nos indicar um livro/apostila que tivesse pelo menos 10% do seu conhecimento para que pudéssemos aprender um pouquinho! rsrsrsrs


    Eu perguntei sobre as resistências e reforços mais por uma questão de dúvida...
    Mas pelo visto, você como um bom especialista, já fez todo o projeto e já calculou bem a resistência das coisas!
    Show de bola!
    hehehe

    Mais uma vez digo: Esse trabalho que você está fazendo nenhum mecânico faria, nem na sua região e talvez pouquíssimos no Brasil teriam a competência de fazer com todo esse capricho e Precisão no que toca o dimensionamento correto dos materiais.
    Em resumo, é um serviço PROFISSIONAL.

    ..

    Quanto a cabine deixo minha humilde opinião:
    - Faça você mesmo, utilizando recortes de uma outra cabine simples (com as portas), que você encontra facilmente em Brejo da Madre de Deus - PE;
    - Deixe a cabine parecida com a cabine original 4 portas que saiu em 2001 (ou seja, com as portas traseiras reduzidas - para não parecer gambiarra)
    - Faça a cabine com 20 centímetros a mais do que a original
    - Faça o piso totalmente reto: sem desnível, sem travessas de sustentação (como nas 89), sem tanque, sem bateria dentro. Isso fará com que os passageiros de trás possam colocar os pés debaixo dos bancos dianteiros, isso melhora ABSURDAMENTE a ergonomia dos passageiros e o conforto.
    - Fazendo o passo anterior, incline o banco traseiro, tanto o assento quanto o encosto devem ficar angulados (inclinados para trás - como nas SUVs) para melhorar a ergonimia e o conforto.

    Em resumo, ergonomia é conforto.

    Se fizer algo nesse sentido terá uma pickup muito confortável!


    ..


    Uma outra sugestão é verificar se aí no Ceará tem alguma empresa que faça "Galvanização à Fogo".
    É bem possível que tenha....

    Aí sugiro você preparar todo o chassi, inclusive os suportes para a futura cabine, e outros acessórios que queira colocar, e mandar galvanizar à fogo.
    É um processo que eles irão submergir todo o chassi em uma sequência de tanques e o resultado final é um chassi completamente preparado para enfrentar anos e anos de maresia, sem nem pensar em pegar ferrugem!


    Se a galvanização não for possível, uma pintura eletrostática já está de Muito bom Tamanho! rsrsrs

    E se nada disso for po$$ivel, lembre-se de prepara bem o metal (tirando impuresas, óleos, graxas, etc) antes de passar o fundo. E recomendo usar fundo e tintas usadas em Barco, em PU.


    ...

    Mas com certeza isso tudo você já pensou! só estou relembrando! rsrsrsr


    ...


    Sua oficina está Muito bem montada e dá para fazer 90% das coisas!
    Para ficar perfeita acho que só faltava um Torno profissional, um forno para tratamento térmico de peças e uma estufa + forno para pintura eletrostática!... kkkkkkkkkkkk




    É isso aí meu camarada!
    Segue com o projeto, Sem Pressa, Dentro do seu po$$ível que o resultado final será compensador!


    Forte abraço!
    Piso: vai ser reto, tudo que atrapalhava vai ficar na parte de trás (tanque e bateria).
    Ótima sugestão deixar os bancos um pouco mais inclinado.
    Galvanização: sim aqui tem empresas que galvaniza, já trabalhei na manutenção de uma. Esse processo é muito bom para peças que não tenha soldas (ex chassi original da band), quando existe muitas solda como é caso do meu chassi. Processo de galvanização enfraquece a resistência das soldas.
    A galvanização (consiste em uma elétro deposição de metal usando a corrente elétrica para fazer a deposição do material) , em outras palavras peça e mergulhada em tanque com um certo ácido, o processo gera muito calor no material.
    Fazíamos isso em cilindros hidráulicos usados em basculante. As peças depois de banhadas eram levas para os tornos para ser polidas, Obs os macacos hidráulicos não tinham soldas eram maciços.
    "Saudações a quem tem coragem
    Aos que tão aqui pra qualquer viagem..."


  • #100
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    Citação Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    GRande Rodrigo!!!!

    Colocaria também na sua oficina uma forja e uma frezadeira, kkk só pra fazer coro com o Titanium!!!!

    Uma pergunta, em qualquer gaiola temos que efetuar soldas, certo?
    Se em vez de usar uma dobradeira, comprarmos os tubos já curvados, tem alguma inconveniência?????
    Ou algum fator positivo????
    E sobre piso comcordo em gênero número e grau com o Titânium, faça o piso reto, andei numa toy assim é MUITO MAS MUITO MELHOR!!!
    Agora sobre a porta menor.... a que eu andei usava a porta de trás grande como a da frente, não era um primor de estética, mas acho que vale a pena fazer um desenho com as duas alternativas para estudar melhor.
    forte abraço!!!
    Com relação gaiola respondi no seu tópico.
    A respeito das máquinas que você e oTitanium sugeriram, não tenho espaço e nem serviço para elas aqui. Geralmente quando preciso de serviço de fresa e torno mando fazer fora.
    Quem sabe um dia eu abra uma oficina para recuperar jeeps.
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  • #101
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Eita que esse tópico tá fervendo!
    Alto nível de conhecimento, dá até medo de dar meus pitacos. Mas não vou me furtar, hehe.

    Se a Band for usada no dia-a-dia, a melhor opção é a cabine dupla de 4 portas.
    Como o documento inevitavelmente terá que ser regularizado, de repente tudo poderia ser transformado em uma Band longa de 4 portas, fica a sugestão.

    A cabine dupla alongada como sugeriu o Daniel é uma boa opção, tentando preservar ao máximo o visual original.
    Como você mora no litoral e já teve muito trabalho no chassi devido à corrosão, minha sugestão é fazer a cabine em fibra de vidro.

    Não repare na edição, pra lá de amadora, da imagem. É só para exemplificar a ideia.

    Anexo 506971
    Hercilio, fique tranquilo o fórum é democrático foi feito mesmo para da pitaco e com as opiniões da moçada que melhoramos nossos carros.
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  • #102
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    Moçada infelizmente vou ter que decepcionar vocês com relação a cabine.
    O único modelo de band que eu gostaria de ter com 4 portas é o jeep longo e as portas seriam rebatidas como a do Land Rover.
    Vejam que espetáculo de jeep. Esse sim com as 4 portas fica chique D+
    -parachoque1a.jpg
    Já as band CD e CS na minha opinião acho que não ficam muito bonita com 4 portas.
    Vou deixar para mostrar a todos a cabine mais lá para frente por que ainda estou organizando as idéias.
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  • #103
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo-ce Ver Post
    Moçada infelizmente vou ter que decepcionar vocês com relação a cabine.
    O único modelo de band que eu gostaria de ter com 4 portas é o jeep longo e as portas seriam rebatidas como a do Land Rover.
    Vejam que espetáculo de jeep. Esse sim com as 4 portas fica chique D+
    -parachoque1a.jpg
    Já as band CD e CS na minha opinião acho que não ficam muito bonita com 4 portas.
    Vou deixar para mostrar a todos a cabine mais lá para frente por que ainda estou organizando as idéias.

    Rodrigo,


    Veja que o tamanho da CS é pouco maior que a Longa brasileira...
    -23bandeirante.gif

    Na verdade se você quiser pode fazer uma Band Longa americana, mais conhecida por TROOPY.
    Daria para fazer uma perua longa fechada aos moldes da Troopy americana, com ou sem 4 portas.
    -hj45_1.jpg


    Como a nossa função aqui é Palpitar, fica aí o registro!




    Abraços!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #104
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    Consultei o Detran e o inmetro para saber se poderia colocar a carroceria do jeep longo na minha CS.
    Responderam que eu poderia duplicar ou estender a cabine é mudar de camionete para camioneta.
    Eles aqui não aceitam que eu feche totalmente o carro, por que eles alegam que eu iria mudar as características do carro.
    Como não gosto de lidar com esse pessoal preferi deixar quieto, mas valeu pela dica.
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  • #105
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Rodrigo,
    Pense mais sobre a adoção de 4 portas. O acesso ao banco traseiro na Band é complicado e desajeitado porque a porta é pequena e o estribo é alto.
    Então se a ideia é andar com 4 ocupantes, em algum momento alguém vai ficar incomodado.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #106
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Rodrigo,
    Pense mais sobre a adoção de 4 portas. O acesso ao banco traseiro na Band é complicado e desajeitado porque a porta é pequena e o estribo é alto.
    Então se a ideia é andar com 4 ocupantes, em algum momento alguém vai ficar incomodado.
    Eu ainda não bati o martelo a respeito das portas. Estou esperando montar o chassi para colocar o caixote em cima para ter uma visão melhor de como fazer, quanto precisarei aumentar e quanto irei diminuir da carroceria. Feito isso fica mais fácil tirar as medidas com a trena.
    Acredito que mais alguns dias termino fazer os suporte do motor e carroceria e as novas furações das longarinas ai da para fazer a pré montagem e ter uma idéia de como distribuir tudo.
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  • #107
    Usuário Avatar de Lauro Paiva
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo-ce Ver Post
    LAURO E TITANIUM

    O pouco conhecimento que tenho foi fruto dos anos de mecânica que tenho, muitas das experiências são assimiladas com a própria convivência no ambiente de trabalho com os colegas.
    A melhor indicação que posso dar para vocês é:
    -Um curso de ferramenteiro
    o curso tem disciplinas de: usinagem (uso de tornos, retificas, plainas, fresas etc) ajustagem ( confecção de gabaritos, uso de ferramentas manuais), Resistências dos metais voltados para fabricação de ferramentas, Tempera dos metais (uso de fornos e forjas) entre outras coisa.

    - Pode ser também o curso de mecânica industrial
    Esse é mais voltado para usinagem (torno, fresa, retifica... Que é o meu caso.

    - Outra boa opção os vídeos que são encontrados no you tube do tele curso 2000 de mecânica. Têm muitas dicas boas.
    - A respeito de livros. Não ajuda muito por que eles só trazem fórmulas e catálogos técnicos, geralmente servem mais para tirar dúvidas a respeito de processos de usinagem, mas vou deixar duas indicações que são de uso geral em oficinas de usinagem.
    Anexo 506969 Anexo 506970
    OBS: OS LIVROS SÃO VOLTADOS PARA QUEM TRABALHA COM USINAGEM, NADA DE MECÂNICA AUTONOTIVA
    MUITAS DAS COISA QUE TÊM NELES É PRECISO DE CONHECIMENTO TÉCNICO, POR ISSO INDICO UM DOS CURSO QUE CITEI PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DA LINGUAGEM DESSES LIVROS.
    Grande broder!!!!!!
    Vou procurar sim, um curso de ferramenteiro, algo como senai, a dica do tele curso ee uma otima.
    Obrigado pelas dicas, e continuo torcendo pela obra!!!!
    bom trabalho!!!!
    Precisamos combinar um encontro dessa galera na próxima fenajeep, onde espero ir com meu porquinho!!!!!

  • #108
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    18/01/2014
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    Citação Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    Grande broder!!!!!!
    Vou procurar sim, um curso de ferramenteiro, algo como senai, a dica do tele curso ee uma otima.
    Obrigado pelas dicas, e continuo torcendo pela obra!!!!
    bom trabalho!!!!
    Precisamos combinar um encontro dessa galera na próxima fenajeep, onde espero ir com meu porquinho!!!!!
    Quem sabe sobre algumas Dilmas e um dia eu vá olhar os produtos dessa feira.
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