Postado originalmente por
Tio Eddie
Vamos ao relato dos serviços de hoje.
Logo cedo, levei uma LISTINHA de coisas a fazer para o mecânico e fui atender um cliente. Como consegui resolver o que precisava até a hora do almoço, cheguei na oficina para o turno da tarde, e as molas já estavam no lugar assim como a dianteira pronta.
Molas novas já no lugar e tirantes, barra estabilizadora e afins desmontados
Molas novas. Legal né?! SQN
Bieleta antes e depois - foi utilizado as borrachas superiores do amortecedor da F-1000 - são borrachas com borracha de pneu!
Do outro lado, mesmo esquema - estas borrachas de pneu são as únicas que realmente aguentaram as estradas daqui.
Revisão do freio e do freio de estacionamento com troca das pastilhas (desmontadas estavam pouco menos de meia vida) mas o disco do lado direito está bastante danificado (riscado) será substituido em breve.
Nesta hora achei que iriamos para os finalmentes....mas Murphy fez das suas.....
Quando o carro foi baixado, de cara ficou com a frente empinada e a traseira visivelmente mais baixa.
Peguei a trena e fui as medidas - a frente havia subido 2cm e a traseira, COM AS MOLAS NOVAS reforçadas, para veículo blindado havia baixado 3cm.
Tentamos em vão mexer na barra de torsão até que decidi voltar as molas antigas.
Como não acompanhei a troca, não fiz as medidas antes de instalar as novas, mas fiz depois, mesmo porque não tiinha muita opção...
Molas novas a direita e velhas a esquerda.
Assunto molas:
Antigas (que estavam e estão no carro)
7 voltas
39cm de altura
fio (arame) 16mm
Novas
7 voltas
41,5cm de altura
fio (arame) 15mm
Conforme aprendi lendo e relendo o tópico do Dr. Guilherme sobre as molas traseiras da SW4 não adianta ser mais alta se o fio for mais fino.
Já mandei e-mail para o fabricante de quem comprei as molas explicando o caso e esperando uma proposta dele.
Mas baseado no que eu aprendi, diria que para term um lift pequeno e molas mais firmas eu as faria com
7 voltas
39 ou 40cm
fio 16,5 mm
manter a mesma altura em repouso facilita para colocar/tirar do carro e fio mais grosso deixa a mola mais dura, logo ela cede menos e o veiculo fica mais alto.
Pode se usar um arame mais grosso e se aumentar o número de voltas para melhorar a maciez, mas eu tentaria (tentarei) a a proposta acima.
As molas que me foram vendidas são adequadas para o veículo, não tendo apenas me atendido.
fechamento dos serviços:
A mangueira do motor que vazava foi trocada (feita uma nova), as velas foram trocadas, filtro de combustível trocado, cruzetas, e óleos dos diferenciais verificados.
Amanhã mando alinhar, pois precisa!
Com a dianteira toda nova o carro ficou mais firme, menos barulhento e mais macio e mais alto! (foi regulado depois na barra de torsão)
A traseira também ficou mais firme e evidenciou a necessidade de regulagem das portas e troca das borrachas e pestanas das janelas.
Agora o que mais em agradou foi a troca das velas e filtro de combustivel. As que estavam não eram da mesma especificação das que foram colocadas, depois vou descobrir a aplicação.
A marcha lenta reduziu, assim como as oscilações, a aceleração ficou mais suave e a resposta maior. Espero que o consumo diminua
Acho que por hora é isso.....
[]s