x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 56
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por rjmatheus Ver Post
    Comentam que um carro sem diferencial central (troller, por exemplo) não pode rodar com 4x4 no asfalto por causa da igualdade no giro, em especial nas curvas.
    essa igualdade tambem nao acontece na terra? Pq quebra no asfalto e nao na terra?

Abs
    Se eu entendi o que o Guilherme me explicou acima, na terra nao quebra porque é possivel o arraste da roda sem muito esforco na terra e no asfalto se acontecer o arraste pode quebrar algo, pois o atrito é maior no asfalto, certo? ou falei besteira...

Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Agora, se so os eixos ão "bloqueados" e as rodas não (pq tem diferencial tras e diant) então a compensacao de giro nas curvas que eu acho que sao os maiores problemas sao compensados. Quais sao as diferencas de giros para os eixos senao a diferenca da altura do pneu?

Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Respondendo a minha propria pergunta, eu acho que a curva em si ja é motivo de diferenca de giro, né

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Agradecimentos: 0
    sim.

Cada uma das 4 rodas tem um angulo de giro diferente, por isso vc precisa do diferencial central e dos eixos.

Comentam que um carro sem diferencial central (troller, por exemplo) não pode rodar com 4x4 no asfalto por causa da igualdade no giro, em especial nas curvas.
    essa igualdade tambem nao acontece na terra? Pq quebra no asfalto e nao na terra?

Abs
    Acho que a galera aí em cima deve ter tirado sua dúvida.
    No caso do troller e pickups, além de todo carro sem diferencial central, é possível encontrar uma grande quantidade de pessoas que usam a tração 4x4 part time (sem diferencial central) no asfalto molhado. Eu não uso. Não vejo necessidade. Mas, tem diversas pessoas que rodam com pneus mud nos jipes no dia a dia e usam o 4x4 em retas e curvas leves para conseguir mais estabilidade nas chuvas, desligando apenas para curvas fechadas. Eu não uso e não vejo necessidade, mas meus pneus do dia a dia são AT.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Perfeito Guilherme. É isso aí mesmo. Complementando: Para evitar a situação mencionada em que vemos em alguns atolamentos (1 roda dianteira girando e a outra parada ou 1 traseira girando e a outra parada) faz-se o uso de bloqueios de diferenciais, que simplificando, anulam o efeito do diferencial, fazendo com que as 2 rodas girem iguais. Com isso, sem exageros, sobe-se até parede ou se quebra algum componente (principalmente quando se têm motores chipados, pneus grandes e agressivos e pilotos inexperientes).
    JORGAO

Não citei o BLOQUEIO DO DIFERENCIAL TRASEIRO OU DIANTEIRO OU OS DOIS senão a pessoa que estava em dúvida , ficaria maluco com o acrescimo de mais este detalhe .

Mas falando do BLOQUEIO DO DIFERENCIAL DO EIXO TRASEIRO E DIANTERIO separado assim fica mais claro para entender .

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ

Abs

RJMATHEUS

Acho que vc não entendeu o que falei , mas esclarecendo com uma resposta mais objetiva a sua pergunta :

SÓ QUEBRA SE NO CASO CITADO POR VC , TIVER PNEUS DE TAMANHOS DIFERENTE NA FRENTE E ATRAS , no caso do TROLLER citado por vc , pode sim andar em 4x4 tanto no asfalto qto na terra que não vai quebrar nada m senão não existirai TROLLER COM TRAÇÃO 4X4 , o caso é que não deve usar a tração 4x4 onde não tem nescessidade de usar , tenho um ENGESA que tem tração 4x4 e 4x4 reduzido , toda vez que viajo e pego muita chuva no asfalto coloco a tração em 4x4 para amior segurança .

COMO FALEI SÓ TE DARÁ PROBLEMA SE VC USAR PNEUS DE TAMANHOS DIFERENTES EM UM DOS EIXO , OU SEJA 2 PNEUS 255X75X15 NA FRENTE E 2 PNEUS 275X75X15 NA TRASEIRA e usar a tração em 4x4 , pq os carros que não tem diferencial central ( ex : TROLLER ) o cardã dianteiro gira em igualdade com o cardã traseiro e o DIFERENCIAL DO EIXO TRASEIRO E DIANTERIO PODE FAZER COM CADA RODA DE CADA EIXO POSSA GIRAR EM VELOCIDADES DIFERENTES , DAÍ SAIU O NOME DE DIFERENCIAL de DIFERENTE .

Logo não temproblema de vc andar no asfalto com tração em 4x4 no TROLLER , mas não deve , pq vc usaria a tração em 4x4 num TROLLER no asfalto para que ???? A única coisa que vai acontecer é vc fazer um desgaste nos componentes do diferencial dianteiro , pq ele estará funcionando sem finalidade , e para isto o motor terá que fazer um pouco de força a mais para empurrar todas aquelas engrenagens fazendo com ele aumente o consumo de combustível .

Esta vendo , não conseguí responder com poucas palavras ,,mas foi .

ABRAÇO

Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    PERFEITA todas as explicacoes, incluindo o esquema dos angulos das rodas em curva, agora nao me restou se quer nenhuma duvida, muito obrigado, valeu mesmo.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Se eu entendi o que o Guilherme me explicou acima, na terra nao quebra porque é possivel o arraste da roda sem muito esforco na terra e no asfalto se acontecer o arraste pode quebrar algo, pois o atrito é maior no asfalto, certo? ou falei besteira...

PAULOSERGIO

Coreto em termos , mas se vc uasr a tração 4x4 no asfalto e no asfalto não tem como escorregar , MAS A RELAÇÃO DO DIFERENCIAL TRASEIRO SENDO IGUAL AO DO DIFERENCIAL DIANTEIRO E OS 4 PNEUS SENDO DO MEMSO TAMANHO , O cardã DIATEIRO E TRASEIRO VÃO GIRAREM NA MESMA VELOCIDADE , E NAS CURVAS A RODA DE FORA GIRA MAIS DO QUE A RODA DE DENTRO , mas aí é que fuciona o DIFERENCIAL não deixando quebrar nada , MAS QDO VC FAZ MANOBRAS FECHAS O EIXO DIANTEIRO " PODE " FAZER UM PERCURSO UM POUCO DIFERENTE DO AIXO TRASEIRO , e sendo no asfalto aí sim pode forçar um pouco as engrenagens num carro que não tem diferencial central , MAS COMO VC ESTA FAZENDO UMA MANOBRA VC NÃO ESTA EM ALTA VELOCIDADE E O PERCURSO É MUITO PEQUENO , POR ISTO NUMA VC VAI QUEBRAR NADA QDO VC FAZ UMA MANOBRA EM 4X4 MESMO QDO NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL , mas vc vai observar que o carro fica ruim de virar , ou seja vira menos , pq ele fica querendo andar em linha reta , MAS ISTO SÓ OCORRE QUE VC FAZ MANOBRAS CURTAS E EXTERÇADO TODO O VOLANTE PARA UM LADO E PARA OUTRO .

Qdo eu faço uma coisa desta , e sabendo disto qdo estou numa trilha e pego um pedaço de asfalto E TENHO QUE FAZER UMA MANOBRA : EU TIRO A TRAÇÃO DE 4X4 , COLOCO EM 4X2 E ASSIM QUE SAÍR DA MANOBRA VOLTO PARA 4X4 NOVAMENTE E NUNCA TIVE UM COMPONENTE DE TRAÇÃO QUEBRADO POR USAR O 4X4 EM ASFALTO EM CURTOS PEDAÇOS DE DISTANCIA , e qdo saio da terra e sei que vou andar mais de 5km em asfalto , TIRO A TRAÇÃO4X4 , não me custa nada e preservo o meu ENGESA " CORAÇÃO VALENTE " intacto .

Mas se andar em asfalto em 4x4 por longos km , e estando com pneus e relações de diferencias iguais , NÃO QUEBRA NADA . MAS NÃO DEVE PQ NÃO PRECISA DE TRAÇÃO 4X4 EM ASFALTO A NÃO SER EM DIAS DE CHUVA , que se vc usar a tração em 4x4 mesmo no asfalto vc aumentará e muito a sua segurança .

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Agora, se so os eixos ão "bloqueados" e as rodas não (pq tem diferencial tras e diant) então a compensacao de giro nas curvas que eu acho que sao os maiores problemas sao compensados. Quais sao as diferencas de giros para os eixos senao a diferenca da altura do pneu?
    PAULOSERGIO

No caso citado por vc : SE SÓ OS EIXOS SÃO " BLOQUEADOS " E AS RODAS NÃO ?

Ísto não existe , pq se SÓ OS EIXOS SÃO BLOQUEADOS É PQ VC BLOQUEOU AS RODAS , não existe o eixo bloqueado e as rodas não ficarem bloqueadas , aí se o bloqueio for 100% o carro só anda em linha reta , não faz curva , NADA COMPENSA A DIFERENÇA SE UMA RODA RODAR MAIS DO QUE A OUTRA , se uma roda rodar mais do que a outra é pq o semieixo quebrou ou o diferencial quebrou as engrenagens por dentro .

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Normalmente nessas discussões mecânicas costumo ter a mesma opinião que o Dr. Guilherme, mas dessa vez, permita-me discordar.

Com pneus iguais e em linha reta, TEORICAMENTE, os eixos girariam igualmente, mas na prática não é bem assim.

A grosso modo, uma diferença 5mm na altura do pneu, seja por desgaste ou diferença de calibragem, acarreta uma diferença de deslocamento de mais de 30mm no raio externo do pneu, ou que representa um ângulo de alguns graus no eixo.
    O diferencial multiplica isso por 3 ou 4 (dependendo da relação), então um cardã chega na caixa de transferência com um ângulo considerável de diferença em relação ao outro e isso submete todas as peças exteriores à t-case a uma tensão de esforço mecânico, que só terá alívio com o deslizamento de algum dos pneus.
    Por isso acho que o aumento de estabilidade (em reta ?!?) não compensa submeter o sistema a esse esforço todo.
    Se vai quebrar ou não, isso pode ser questão de diversos fatores, inclusive de sorte.
    Uma maneira prática de comprovar isso é a dificuldade de desengatar o 4x4 quando andamos em estrada de terra batida (boa aderência).
    Essa resistência da alavanca é devida à tensão mecânica que dificulta o deslizamento da luva de engate sobre o eixo interno da t-case.
    Se a questão é segurança no asfalto molhado, é preferível andar um pouco mais devagar e poupar cruzetas, semi-eixos e afins.
    Abçs.

Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    PAULOSERGIO

No caso citado por vc : SE SÓ OS EIXOS SÃO " BLOQUEADOS " E AS RODAS NÃO ?

Ísto não existe , pq se SÓ OS EIXOS SÃO BLOQUEADOS É PQ VC BLOQUEOU AS RODAS , não existe o eixo bloqueado e as rodas não ficarem bloqueadas , aí se o bloqueio for 100% o carro só anda em linha reta , não faz curva , NADA COMPENSA A DIFERENÇA SE UMA RODA RODAR MAIS DO QUE A OUTRA , se uma roda rodar mais do que a outra é pq o semieixo quebrou ou o diferencial quebrou as engrenagens por dentro .
    Desculpe, quis dizer "eixo cardan" e nao o eixo das rodas.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem