Eu me refiro a um bloqueio por eixo, comandado por algum botão ou alavanca, não o bloqueio de diferencial central. E sem considerar autoblocante de caminhonetes.
Eu me refiro a um bloqueio por eixo, comandado por algum botão ou alavanca, não o bloqueio de diferencial central. E sem considerar autoblocante de caminhonetes.
" ... Somente tem diferencial central, carros mais sofisticados, como Pajeros, Subaru´s, AudiQuatro, GranCherokee´s, etc. Normalmente carros de alto desempenho ou 4x4 mais luxuosos ... "
NIVAs também têm (Diferencial Central) !
Postado originalmente por Rodrigo Menezes
" ... Existe algum 4x4 que possua originalmente sistema de bloqueio de diferencial de algum dos eixos ou de ambos os eixos? ... "
Você que dizer BLOQUEIO mesmo, e não "LSD" . . . ?
Com certeza, há outros, mas que eu lembre agora, algumas L200 vieram com bloqueio traseiro 100%, acionado eletricamente ,
Os chamados Mercedes "classe G" também, só que nos dois eixos (o bloqueio - do diferencial - central dele também é elétrico),
os UNIMOG têm bloqueio por alavanca nos dois eixos ,
e a nova Palio Weekend Adventure também possui bloqueio de acionamento elétrico no diferencial (dianteiro) . . .
para os entendidos...no caso da TR4... uso ela muito na fazenda... esses dias mesmo desatolei um boi do brejo com ela ...então vamos: ela só tem bloqueio de diferencial central ? não tem o bloqueio do diferencial trazeiro ??? quando eu bloqueio o central, posso fazer curvas devagar e fechadas ? porque uso muito a reduzida na fazenda, e a TR4 só reduz bloqueada! ae quero fazer manobras e fico com medo... esterssar o volante indo pra frente e para traz virando, reduzida e bloqueada. como disse a TR4 só reduz bloqueando. acho isso desnecessário... queria reduzir sem bloquear !
Sergio,
vc comenta que se o diferencial nao for automatico tenho que desligar. Como faço para saber?
Estou planejando um suzuki jimny.
Postado originalmente por Sergio Rocha
Em alguns jipes sim.O land Rover não.Ele tem bloqueio central separado.
O q faz uma roda girar e a outra não é o diferencial no eixo.
Vamos por partes.Imagine um jipe fazendo uma curva.A roda de fora anda um percurso maior do q a de dentro.Então para q elas andem juntas, é necessário q tenham velocidades diferentes.Essa é a função do diferencial. Quando uma roda fica no ar ela gira e a q está no chão fica parada, isso é um mal necessario decorrente da função do diferencial.Lembra da curva ? Então se coloca bloqueio no diferencial, pra ter sempre as duas rodas de um mesmo eixo girando com a mesma força e velocidade.E aí como fica nas curvas ?Esses bloqueios se forem automaticos deixam pular um dente, daí o barulho q fazem.Se não forem automaticos vc tem q desliga-los quando for fazer uma curva correndo o risco de quebra caso não desligue.
[]'
para os entendidos...no caso da TR4... uso ela muito na fazenda... esses dias mesmo desatolei um boi do brejo com ela ...então vamos: ela só tem bloqueio de diferencial central ? não tem o bloqueio do diferencial trazeiro ??? quando eu bloqueio o central, posso fazer curvas devagar e fechadas ? porque uso muito a reduzida na fazenda, e a TR4 só reduz bloqueada! ae quero fazer manobras e fico com medo... esterssar o volante indo pra frente e para traz virando, reduzida e bloqueada. como disse a TR4 só reduz bloqueando. acho isso desnecessário... queria reduzir sem bloquear !
LEANDRO
Dei uma rsposta no tópico das MITS para o WÓLMER mas cabe aqui , ele tb estava questionando que a REDUZIDA DO TR4 DELE SÓ ENTRA SE ESTIVER BLOQUEADO , vou repassar aqui :
WÓLMER
Toda vez que vc precisa de REDUZIDA , é pq vc precisa para fazer uma força maior do que o normal e PARA VC FAZER FORÇA MAIOR É PRECISO QUE AS 4 RODAS FAÇAM FORÇA senão se uma só roda fizer a força maior que vc pretende fazer para retirar um outro carro atolado por exemplo , vai quebrar alguma coisa daquela roda , como a COROA/PINHÃO traseiro se só o traseiro estiver fazendo força para uma roda , pode quebrar o semieixo e assim por diante .
O fabricante não fez isto a toa , fez isto para proteger o sistema de tração para que ele não quebre ao vc usar a REDUZIDA para fazer mais força do que o normal , vc pode retirar isto que vc não quer e VAI TER O CARRO QUEBRADO MUITAS VEZES , aí vc decide .
Nas BANDS a reduzida só é engatada se tiver em 4X4 pq se fizer REDUÇÃO sem estar em 4X4 , corre o mesmo rísco que vc quer fazer dno seu TR4 , pois se a BAND vai fazer muita força e sem a tração estar nas 4 rodas , COM CERTEZA VAI QUEBRAR ALGUMA COISA DO EIXO TRASEIRO .
Não faça isto que vc quer fazer .
E outra TODOS OS CARROS QUE TEM DIFERENCIAL CENTRAL , qdo ele esta BLOQUEADO , é sinal de que vai funcionar IGUAL A UM CARRO COM TRAÇÃO NAS 4 RODAS MAIS ANTIGOS QUE NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL , ou seja todos os carros que tem tração nas 4 rodas sem DIFERENCIAL CENTRAL é como se todos eles tivessem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO , então não tem problema algum vc andar com o seu TR4 BLOQUEADO E REDUZIDO , não te dará problema algum , se fosse assim todas as BANDS , TRLLER , ENGESAS , CAMPER , JEEP WILLYS , LAND ROVER DEFENDER , TOYOTA HILUX 4X4 , S-10 4X4 , RANGER 4X4 e tantos outros por aí teria problema em usar a REDUZIDA . pois todos estes carros funcionam como se tivesem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO .
Não sei se me fiz entender .
Obs : Dei a minha resposta antes de ler a resposta acima , mas a minha é uma complementação da resposta acima , pois o JORGAO falou a mesma coisa do que eu com outras palavras .
Boa noite, eu ja vi em varios topicos e até mesmo em concessionarias, que em um troller por exemplo, nao se deve andar com 4x4 ligado em asfalto etc, etc, etc, pois ele nao tem diferencial e nao tem como compensar diferenca de rotacao etc, etc, etc,. Mas em varios video que ja vi, quando um troller (por exemplo) esta atolado, voce ve claramente que muitas vezes uma roda dianteira esta rodando e a outra nao e vice versa, ou as rodas dianteiras rodam e as traseiras nao e vice versa. Entao eu penso que se assim elas nao tem aquela igualdade de rotacao, porque entao no asfalto nao teriam tambem?
Boa noite, eu ja vi em varios topicos e até mesmo em concessionarias, que em um troller por exemplo, nao se deve andar com 4x4 ligado em asfalto etc, etc, etc, pois ele nao tem diferencial e nao tem como compensar diferenca de rotacao etc, etc, etc,. Mas em varios video que ja vi, quando um troller (por exemplo) esta atolado, voce ve claramente que muitas vezes uma roda dianteira esta rodando e a outra nao e vice versa, ou as rodas dianteiras rodam e as traseiras nao e vice versa. Entao eu penso que se assim elas nao tem aquela igualdade de rotacao, porque entao no asfalto nao teriam tambem?
O TROLLER não tem diferencial central , mas se comporta como se tivesse diferencial centrla BLOQUEADO , ou seja , o CARDÃ DIANTEIRO RODA COM A MESMA VELOCIDADE DO CARDÃ TRASEIRO , é assim que funciona os carros que tem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO , e nestes mesmos carros se o DIFERENCIAL CENTRLA ESTIVER DESBLOQUEADO , O CARDÃ DIATEIRO PODE GIRAR EM ROTAÇÃO DIFERENTE DO TRASEIRO .
Mas isto não impede de que num carro com DIFERENCIAL CENTRLA BLOQUEADO , OU OUTRO QUE NÃO TENHA DIFERENCIAL CENTRAL , DE UMA RODA DIANTERIA NÃO GIRAR E OUTRA TRASEIRA TB NÃO .
Por isto que existe o diferencial , que é para que uma roda gire em velocidades diferentes num mesmo eixo , SENÃO , SE AS RODAS DO MESMO EIXO GIRASSEM COM A MESMA VELOCIDADE OS CARROS NÃO FARIAM CURVAS , foi por isto que inventaram o DIFERENCIAL , que quer dizer : uma engrenagem para compensar uma roda girar em velocidade diferente da outra do mesmo eixo .
NUNCA VC VAI VER UM TROLLER EM 4X4 OU UM CARRO COM DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO AS DUAS RODAS DIANTEIRAS GIRAREM E AS DUAS RODAS TRASEIRAS PARADAS , COMO VC FALOU , TODOS OS CARROS TEM QUE TER DIFERENCIAIS , E NUNCA VC VAI VER ISTO , AS DUAS RODAS DIANTEIRAS RODANDO E AS DUAS TRASEIRAS PARADAS OU VICE VERSA ESTANDO ELES EM 4X4 , VC PODE VER SIM UMA RODA DIANTEIRA E OUTRA TRASEIRA GIRANDO E UMA DIANTEIRA E OUTRA TRASEIRA PARADA .
Espero ter ajudado a esclerecer , ou compliquei mais ainda .
O TROLLER não tem diferencial central , mas se comporta como se tivesse diferencial centrla BLOQUEADO , ou seja , o CARDÃ DIANTEIRO RODA COM A MESMA VELOCIDADE DO CARDÃ TRASEIRO , é assim que funciona os carros que tem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO , e nestes mesmos carros se o DIFERENCIAL CENTRLA ESTIVER DESBLOQUEADO , O CARDÃ DIATEIRO PODE GIRAR EM ROTAÇÃO DIFERENTE DO TRASEIRO .
Mas isto não impede de que num carro com DIFERENCIAL CENTRLA BLOQUEADO , OU OUTRO QUE NÃO TENHA DIFERENCIAL CENTRAL , DE UMA RODA DIANTERIA NÃO GIRAR E OUTRA TRASEIRA TB NÃO .
Por isto que existe o diferencial , que é para que uma roda gire em velocidades diferentes num mesmo eixo , SENÃO , SE AS RODAS DO MESMO EIXO GIRASSEM COM A MESMA VELOCIDADE OS CARROS NÃO FARIAM CURVAS , foi por isto que inventaram o DIFERENCIAL , que quer dizer : uma engrenagem para compensar uma roda girar em velocidade diferente da outra do mesmo eixo .
NUNCA VC VAI VER UM TROLLER EM 4X4 OU UM CARRO COM DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO AS DUAS RODAS DIANTEIRAS GIRAREM E AS DUAS RODAS TRASEIRAS PARADAS , COMO VC FALOU , TODOS OS CARROS TEM QUE TER DIFERENCIAIS , E NUNCA VC VAI VER ISTO , AS DUAS RODAS DIANTEIRAS RODANDO E AS DUAS TRASEIRAS PARADAS OU VICE VERSA ESTANDO ELES EM 4X4 , VC PODE VER SIM UMA RODA DIANTEIRA E OUTRA TRASEIRA GIRANDO E UMA DIANTEIRA E OUTRA TRASEIRA PARADA .
Espero ter ajudado a esclerecer , ou compliquei mais ainda .
ABRAÇO
Perfeito Guilherme. É isso aí mesmo. Complementando: Para evitar a situação mencionada em que vemos em alguns atolamentos (1 roda dianteira girando e a outra parada ou 1 traseira girando e a outra parada) faz-se o uso de bloqueios de diferenciais, que simplificando, anulam o efeito do diferencial, fazendo com que as 2 rodas girem iguais. Com isso, sem exageros, sobe-se até parede ou se quebra algum componente (principalmente quando se têm motores chipados, pneus grandes e agressivos e pilotos inexperientes).
Comentam que um carro sem diferencial central (troller, por exemplo) não pode rodar com 4x4 no asfalto por causa da igualdade no giro, em especial nas curvas.
essa igualdade tambem nao acontece na terra? Pq quebra no asfalto e nao na terra?
Abs
Postado originalmente por Jorgao
Perfeito Guilherme. É isso aí mesmo. Complementando: Para evitar a situação mencionada em que vemos em alguns atolamentos (1 roda dianteira girando e a outra parada ou 1 traseira girando e a outra parada) faz-se o uso de bloqueios de diferenciais, que simplificando, anulam o efeito do diferencial, fazendo com que as 2 rodas girem iguais. Com isso, sem exageros, sobe-se até parede ou se quebra algum componente (principalmente quando se têm motores chipados, pneus grandes e agressivos e pilotos inexperientes).