Postado originalmente por
SAPO-BOMBA
Dando um "up" neste tópico que é bastante importante:
Eu usava anteriormente os aditivos MWM 901930560011 citados ( o verde ), não cheguei a ter problemas com ele, porém soube de diversos relatos desse aditivo danificando partes de alumínio, como bombas d'água, radiadores e até cabeçotes.
Deixei de usá-lo, e da mesma forma que o Thiago, fui atrás de estudar um pouco as opções que temos no mercado, além daquelas citadas no PDF do INMETRO que circula na internet, falando de alguns dos aditivos disponíveis.
Tentei procurar por alguns deles, mas me deparava com duas entraves: A maioria era muito cara e ainda pedia diluição, ou os concentrados que tinham preço até razoável, mas difíceis de encontrar.
Encontrei o Lubrax SAE J 1034, o Mobil GS333 Plus, o Petronas Coolant 11, mas todos eles pediam diluição e não tinham preço bom.
Procurei tb pelo MWM 901930560012 ( de cor laranja avermelhado ) que é apropriado pra motores com peças e cabeçotes de alumínio, como o NGD 3.0E, mas não tive sucesso. Nem mesmo no distribuidor autorizado tinham previsão de chegada dos mesmos...
Acabei indo de encontro a um da STP: O STP Petroplus Super Concentrado ( embalagem branca com etiqueta verde ) que não usa etilenoglicol e pode ser usado pra tratar até 8 litros do sistema de arrefecimento. Custou-me 38 reais.
Na descrição aqui na embalagem diz: "Éster sintético, tensoativos não iônicos, coadjuvantes e protetivos orgânicos" e em seguida "Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema"
Diluí a embalagem por igual em 4 garrafas PET de 2 litros e misturei bem antes de colocar no sistema. A cor é verde, exatamente como o famigerado aditivo da MWM que eu usava antes.