O portal deixa algumas informações vagas, por exemplo: "contribui com o meio ambiente, diminuindo em 80% as emissões de gases nocivos". Provavelmente ele fala de hidrocarbonetos ou NOx na saída da combustão, resultantes principalmente da ineficiência da queima. Ok, no portal fala que a queima do combustível junto ao hidrogênio aumenta a eficiência, porém hoje em dia a emissão desses componentes na saída de escapamento já é mínima! Difícil mesmo bater os 50% com a eficiência da queima.
Outro fato é, motores a combustão interna com queima de hidrogênio, assim como por exemplo o metano, ambos com moléculas bem menores que outros combustíveis, realmente tendem a ser mais eficientes durante a queima. Por exemplo, a eficiência térmica de um motor GM 1.4 flex, medido em um estudo de um pesquisador, está beirando os 32% queimando gasolina ou álcool, já com Metano (GNV) está na faixa dos 37%. Considerando que o motor flex não é otimizado para funcionar com o GNV, digamos que ele chegasse mais perto dos 40% em um motor ótimo.
Voltando a falar do hidrogênio, um colega encontrou dados sobre um motor da BMW feito para o Hidrogênio que chegaria a atingir 42% de eficiência. Mas é um BMW, e principalmente, feito para queimar Hidrogênio.
Olhando para este último dado, estamos falando em um ganho de mais de 20% de eficiência sobre um motor a gasolina, é uma maravilha!!! Mas estamos esquecendo de um fato! Até então eu não compro o hidrogênio de um posto, nem o meu distribuidor puxa de um poço. Eu tiro da água que está por todo lado, inclusive cai até do céu. Porém pra tirar da água eu tenho que gastar energia suficiente pra quebrar as moléculas. E nesse modelo a energia vem do alternador, que é girado pelo motor, que funciona fia gasolina! Resumindo, eu gasto gasolina pra poder gerar hidrogênio! Ou mesmo que eu use uma bateria específica para o aparelho, recarregada em casa, eu vou gastar energia em casa para gerar hidrogênio, e isso vai custar um bom dinheiro, além de ainda ter despesas com troca da bateira. E ainda some tudo isso a perda de energia durante o processo de eletrólise da água.
Resumido, para que a economia seja verdadeira, o comparativo tem que ser verdadeiro:
[ganho de eficiência pela queima do hidrogênio em si]+[ganho de eficiência na queima do hidrocarboneto pela presença do hidrogênio] >>> [gasto de combustível para gerar energia para eletrólise]+[perda de energia durante a eletrólise]+[gasto com equipamento]+[(provável)gasto com bateria]
Concluindo, acredito que o dispositivo em questão realmente aumente a eficiência da queima em si, mas você gasta muito para que o dispositivo funcione, e pra conta dar certo tem que aumentar muito a eficiência! Digamos que talvez dê algum retorno, mas apelar para "economia de até 65% de combustível" é sacanagem!
Outro questionamento que faço em relação a seriedade do site é sobre o trecho na página de perguntas:
Será que anula minha Garantia ?
R: A maioria dos proprietarios de veículos não estão cientes de que estão protegidas por lei federal: a Magnuson-Moss Warranty - Federal Trade Commission Act Melhoria de 1975. Nos termos da Lei Magnuson-Moss, aftermarket equipamento que melhora o desempenho não anula uma garantia original do fabricante do veículo. A maioria dos estados têm estatutos de garantia(...)
Essa é uma lei dos EUA, nada ver com o Brasil. Inclusive, os estados aqui no Brasil não tem tamanha autonomia para definir leis do tipo! Sinceramente, para mim, isso é agir de má fé.