x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Agradecimentos: 2

Redutor coroa-rosca sem fim para guincho mecânico

Gostaria que alguém pudesse me dar opiniões sobre este redutor: eu poderia fazer um guincho mecânico com ele??
    A relação dele é de 1:80, engrenagem de bronze, comprei barato num de
    desmanche de máquinas, está em bom estado, só foi vendido barato pois estava travado por falta de óleo (e o vendedor era meio ignorante também...)... mas quando abri verifiquei que as partes estavam em bom estado, pouquíssimo desgaste nos dentes e na rosca, depois de aberto e limpo girou normalmente.

Eu sei que existem tópicos sobre guincho mecânico mas queria a opinião especificamente sobre este redutor!

Valeu!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01052_153.jpg   -dsc01049_202.jpg   -dsc01048_106.jpg   -dsc01046_146.jpg  

acho que o principal antes de você começar a tentar fazer alguma coisa é descobrir qual a carga que esse redutor suporta, pra ter uma noção se ele vai aguentar o uso que você quer...
    desenvolver todo um guincho e ele quebrar na primeira guinchada, ia ser de lascar.....
    Abraços

Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Como eu posso calcular isso!???

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Marcelo,

Você não colocou as dimensões do bicho, nem do eixo, nem da coroa, nem a relação de redução. Posso tá falando bobagem, mas pelo jeitão da peça, dá. Acho que seria um guincho extremamente reduzido. E pesado. Muito pesado. Acho que seria mais bem aplicado em caminhão 4x4. Considerando o que você vai gastar prá adaptar, talvez fosse melhor colocar um Work, de 2a. mão. Desculpe a franqueza.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Caro Luca, obrigado pela resposta!
    A relação dele é 1:80, como ele está montado não tive como medir tudo (as peças estão bom justas e demora um pouquinho pra tirar... hehe, amanhã tiro e coloco aqui) não ajuda muito mas nas fotos coloquei uma caneta sobre ele só pra ter noção das proporções, só pra ter uma idéia mesmo.
    Mas amanhã coloco as medidas dele, vou tentar com um amigo engenheiro o cálculo da carga que ele aguenta.
    Tem um cara aqui que faz com redutor destes também mas com relação 1:30, sinceramente acho meio pouco...
    Valeu!

Você tem que conseguir algum dado do tipo: o redutor suporta um torque de 4000Nm....aí a gente faz um monte de hipóteses e vê quanto aproximadamente seu guincho vai suportar no fim das contas....
    Vê se não tem gravado nada nele.......você vai conseguir esse tipo de informação com o fabricante, olha um exemplo:
    http://www.cestari.com.br/redutores/prod_z04z13.htm
    outro jeito de saber é aplicar carga até quebrar o redutor, a hora que quebrar é o tanto de carga que ele suporta....mas acho que quebrar o brinquedo não é opção...
    Abraços

Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Citação Postado originalmente por nerinei
    Você tem que conseguir algum dado do tipo: o redutor suporta um torque de 4000Nm....aí a gente faz um monte de hipóteses e vê quanto aproximadamente seu guincho vai suportar no fim das contas....
    Vê se não tem gravado nada nele.......você vai conseguir esse tipo de informação com o fabricante, olha um exemplo:
    http://www.cestari.com.br/redutores/prod_z04z13.htm
    outro jeito de saber é aplicar carga até quebrar o redutor, a hora que quebrar é o tanto de carga que ele suporta....mas acho que quebrar o brinquedo não é opção...
    Abraços
    O difícil é que ele não tem nenhuma marca de fabricante nem nada... mas vou desmontá-lo amanhã e tirar suas medidas, e esperar alguém passar os cálculos necessários!

Citação Postado originalmente por nerinei
    Abraços
    Boa!!!!!!!!!!! Mas... opção descartada!

relação de redução de 1:80

da para usar até um motorzinho de limpador para acionar o bicho

ou uma manivela

guincho

aqui na região, temos o costume de montar guichos mecânicos usando peças automotivas
    e um colega tentou por 2 vezes utilizar um redutor parecido com o seu (pelo menos visualmente), por questões estéticas e pelo tamanho reduzido
    na primeira oportunidade que ele teve que puxar o jipe o redutor não aguentou e a rosca ficou totalmente avariada
    ele substituiu a rosca por outra de material mais resistente e reduziu a relação, contudo novamente quebrou e do mesmo estilo
    se existe a possibilidade de vc montar um guincho mecânico, opino vc usar na construção do carretel, o diferencial do fusca ou do corcel
    esses foram testados e aprovados em trilhas pesadas
    a sugestão: pq n aproveitar esse redutor pra um guincho instalado na traseira, onde geralmente o esforço de reboque é menor?

[ ]´s

Concordo com o Proença....pra esse negócio aguentar funcionar como um guincho de 8000 Lbs ele deve resistir a um torque de 1800Nm....pelo material e dimensões, acho bem difícil ele suportar....isso eu calculei sem folga nenhuma, pra ele trabalhar com folga, seria bom colocar uma margem de segurança de 10%, ou seja um torque nominal de cerca de 2000Nm...
    mesmo pra trabalhar na traseira, que poderíamos colocar um guincho de 3000Lbs, ainda seria necessário que a redução suportasse 800Nm......eu chuto que essa aguente uns 200 a 300Nm.....baseado nas reduções que eu conheço de colheitadeiras e outros equipamentos.....ou seja, não guenta nem a pau.....
    posso estar redondamente enganado, por isso falei que seria legal ver o fabricante da peça e descobrir quanto que ela aguenta....agora você já tem uns valores de referência...
    considerei um carretel de 10cm de diametro (se for menor, melhor).....
    Abraços

guincho

óia as fotos do guincho "made in registro"
    neste exemplar foi utilizado o diferencial do fusca
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00430_115.jpg   -dsc00429_204.jpg  

Usuário Avatar de Kako
    Entrada
    26/10/2004
    Local
    Franco da Rocha/SP
    Agradecimentos: 0
    Boa Tarda! à Todos!

proença,

Gostei da idéia, porém não consegui nem imaginar o diferencial do fusca nestas fotos, se não for pedir muito, tem mais informacões e fotos desse guincho?

VALEU CAMARADA!

[]'s impolgados com a idéia

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem