x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 45

Diâmetro do snorkel...

PessoALL,

Andei pesquisando as especificações dos snorkels SAFARI e observei que o diâmetro dos snorkels para motores diesel V8 (12L) é de 3,5 polegadas e que para motores menores na casa das 3".

O snorkel da minha F-1000 tem 3" de diâmetro e está dando falta de ar depois das mexidas no motor e BI...(como postado anteriormente), o que não deveria estar acontecendo.....

Fiquei pensando se apenas 0,5" a mais no diâmetro daria conta.... uma vez que de fato vou mexer no snorkel.

Gostaria da opinião dos colegas para não exagerar no dimensionamento nem mexer e continuar dando falta de ar.

Outra coisa que me chamou atenção é que no site da safari eles recomendam que a boca da captação do ar fique virada para frente e ainda mencionam que "algum ruido de sucção" é normal....

Desde já agradeço a atenção e sugestões.

Abraços

Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    PessoALL,

Andei pesquisando as especificações dos snorkels SAFARI e observei que o diâmetro dos snorkels para motores diesel V8 (12L) é de 3,5 polegadas e que para motores menores na casa das 3".

O snorkel da minha F-1000 tem 3" de diâmetro e está dando falta de ar depois das mexidas no motor e BI...(como postado anteriormente), o que não deveria estar acontecendo.....

Fiquei pensando se apenas 0,5" a mais no diâmetro daria conta.... uma vez que de fato vou mexer no snorkel.

Gostaria da opinião dos colegas para não exagerar no dimensionamento nem mexer e continuar dando falta de ar.

Outra coisa que me chamou atenção é que no site da safari eles recomendam que a boca da captação do ar fique virada para frente e ainda mencionam que "algum ruido de sucção" é normal....

Desde já agradeço a atenção e sugestões.

Abraços

Eddie
    Olá Tio Eddie,

Não é só diâmetro do duto que define restrição ao fluxo de ar. Comprimento, percurso (curvas) e formato interno da superfície do duto (corrugado ou liso) também são responsáveis por perdas de carga.

O teste que vc está fazendo certamente vai te dizer se o seu sistema de admissão com snorkel está com restrição.

sds,

Octávio

Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Não é só diâmetro do duto que define restrição ao fluxo de ar. Comprimento, percurso (curvas) e formato interno da superfície do duto (corrugado ou liso) também são responsáveis por perdas de carga.
    Tks Octávio!

Como engenheiro mecânico sou um bom biólogo..; mas procurei utilizar poucas curvas , e um misto de cotovelos lisos (4) com mangueiras de ar da própria F-1000 (2) uma ligando o filtro de ar a seção intermediária do snorkel e outra ligando a seção intermediária ao chapéu).

Já planejando alterações penso que consiga reduzir para 2 os cotovelos e substituir a mangueira que liga a seção intermediária ao chapéu por um cano liso (como era anteriormente)...mas não saveria avaliar a real diferença nisso...

Será que de 3" para 4" o aumento seria suficiente?

[]s cada vez com mais dúvidas
    fuck the fuel economy

Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Na minha Band curta o consumo nunca aumentou por conta do snorkel. E olha que o tubo tem mais de 0,5m por conta de uma adaptação que o ultimo dono fez (colocou o filtro de ar no lado contrário, pra acomodar o compressor do ar condicionado do esquerdo).
    Ela faz cerca de 10,5-11km/L na estrada! Na cidade fica em torno 9,5-10km/L.
    Band longa 92 (Maria)

Usuário Avatar de GMC
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    CURVELO/MG
    Agradecimentos: 0
    Amigos o que vocês me dizem do snorkel da OGZ para o Tracker?
    Será que irá aumentar o consumo?

[]'s
    GUSTAVO MATOSO.'.
    "É CERTO QUE NÃO PASSO DE UM VIAJANTE,UM APRENDIZ,UM PEREGRINO NESTA TERRA! MAS E VÓS SOIS MAIS?"

médias de estrada...

Vamos lá...

Antes de mais nada, o odômetro da minha F-1000 tem um erro de 7% a menos por conta dos pneus 31" logo as distâncias reais devem ser acrescidass de 7%.

Teste de estrada com snorkel (bnt/ponta porâ/bnt) trecho com serra no meio

Km inicial (odômetro) 339.751
    Km final (odômetro) 340.255
    distância percorrida (odômetro) 504
    distância percorrida corrigida 539,28

tanqueada até a boca 77,5 L

Consumo COM snorkel 6,958 Km/L

Teste de estrada sem snorkel (bnt/dourados/bnt) trecho com menos serra que o anterior

Km inicial (odômetro) 340.255
    Km final (odômetro) 340.763
    distância percorrida (odômetro) 508
    distância percorrida corrigida 543,56

tanqueada até a boca 73,0 L

Consumo SEM snorkel 7,446 Km/L

Diferença 0,488 Km/L

Acredito que a diferença de consumo seja desprezível e provavelmente causada pelo trecho onde a medição foi feita com snorkel ter uma serra mais longa e íngreme do que o trecho de medição sem o snorkel.

A toada das duas medições foi a mesma, segundo o GPS, trecho com snorkel vel máxima 123 Km/h e vel média de 97 Km/H e no trcho sem snorkel vel máxima 122 Km/H e vel média 98 Km/H.

Vou alterar o desenho do snorkel substituindo duas curvas de 90 graus por duas de 45 graus, o que deve diminuir a turbulência e manter o snorkel ligado direto como fazia desde que o instalei.

Agora vou atrás de entender o porque do consumo tão elevado utilizando C&P 3,07:1 e pneus 31" com motor MWM 229-4 TD.

Abraços

Eddie
    4X4 Brasil Razão: erros de digitação
    fuck the fuel economy

Usuário Avatar de Bira IJC
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Brasilia/DF
    Tio Eddie,

Parabéns pelo experimento demonstrado, trazendo um pouco de "método científico" a discussão!
    Considerando o fato de ter utilizado apenas um tanque como medida de comparação, e com todas as variações de trajeto devidamente apontadas, houve um aumento de consumo na média que, desprezível ou não, foi da ordem de 7%, semelhante ao relatado por mim em um post anterior.

Abraços,
    Bira.
    4X4 Brasil

Tks Bira!

Sou um entusiasta de novidades, mas fujo do achismo....
    Costumo experimentar e testar para ter minhas próprias experiências e opiniões sempre que possivel.

Agora vou readequar o snorkel da Milona, afinal de contas é um conforto entrar na água sem me preocupar se liguei ou não o snorkel..rsrsrs

Abraços
    fuck the fuel economy

Usuário
    Entrada
    14/07/2009
    Agradecimentos: 0
    É interessante prever uma espécie de retentor de água.

Normalmente pode-se fazer uma derivação na base da curva e colocar um recipiente fechado para a estocagem da água que por ventura possa entrar pelo snorkel.

Caso contrário a mesma vai para dentro do motor.

Nas motos CG tem um esquema parecido na base do filtro de ar. Porém cabem apenas alguns ml. É um pedacinho de mangueira fechada em uma das pontas, como se fosse um copinho.

Pode ser feito uma derivação na base mais baixa do filtro também. Diâmetros muito grandes provocam o turbilhonamento e consequente perda de carga, com prejuízos para a aspiração.

Já vi algumas adaptações em que foi feito uma rosca para garrafa pet. O figura tava usando uma garrafinha de 600ml. Não tem necessidade de ser tanto. O importante é que esteja visível e seja de fácil limpeza.

Att,

Daniel,

Nos filtros de ar de algumas pkps e tratores, caminhões e afins, tem na parte mais baixa e final do filtro, um retentor de pó/água que nada mais é do que uma borracha com abertura tipo bico de pato, que funciona apenas no sentido de dentro para fora, permitindo que água saia, mas não entre. Além disso, excessos de poeira também ficam acumulados ali.

Abraços
    fuck the fuel economy

Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por zemarrara Ver Post
    Rapaziada !! tudo bem que o fluxo de ar pode alterar o rendimento do motor , mas será que chega a ser perceptível ?? ainda mais num jipe ??

Pretendo adaptar snorkel na minha viatura (por real necessidade), de preferência igual ao de viaturas militares .

Alguém já percebeu queda no rendimento , ou é apenas teoria ?!

Em anexo alguns exemplos do snorkel..

Abraço ,

Zé Marrara
    Ola Zé

Mes passado instalei um snorkel na minha L200 Outdoor HPE.
    Até aonde consigo perceber não houve alteração nenhuma de performance e menos ainda de consumo de combustível. Fui a SP para fazer a instalação e voltei testando forte pois as estradas (Airton Sena, Carvalho Pinto e Dutra) permitem velocidades mais altas por períodos maiores.
    Cabe aqui deixar registrado a exelente maneira como fui tratado pelo pessoal da OGZ, o Raimundo e outros sem falar na instalação perfeita realizada pelo Anisio, tambem da OGZ. Um trabalho de quem sabe o que está fazendo. Valeu cada centavo que gastei me deslocando até lá.

Abs

Helio

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Nos filtros de ar de algumas pkps e tratores, caminhões e afins, tem na parte mais baixa e final do filtro, um retentor de pó/água que nada mais é do que uma borracha com abertura tipo bico de pato, que funciona apenas no sentido de dentro para fora, permitindo que água saia, mas não entre. Além disso, excessos de poeira também ficam acumulados ali.
    Se tem, é preciso vedar. Não resolve nada ter o snorkel se mantiver essa borracha.
    O ar está sendo sugado, e se a água atingir esse nível, vai entrar.
    O Troller tem esse "bico de pato" e no kit de snorkel vem um tampão para substituí-lo.

No snorkel vem instalado um parafuso plástico, um ladrão, na parte mais baixa. Serve para verificar se houve infiltração, ou mesmo para tirar a água quando se lava a viatura e o esguicho acaba passando pela boca do snorkel.
    Mas tem que ser assim, abrir só quando vc quiser.

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem