Salve amigos....pela "enesima" vez e segundo topico a respeito...por favor, me ajudem...como faço para documentar um hibrido 4x4...igual ao "jipe" do leitor da edição nr. 132 da 4x4&Cia. (para quem nao sabe..ai vai..um chassi de Jeep, motor de Opala e carroceria de Saveiro).
Grato pela atenção de todos
Th Cerga
Se no CONTRAN não tiver nada impedindo de montar este carro, é só juntar todas as notas de compra que vc tem , que comprou estas peças , nota de mão de obra da montagem e PASSAR PELO CRIVO DO INMETRO, que é o que pode te bloquear a documentacão desta montagem . Se passar nos testes do INMETRO a documentação sai rápido sem molhar mão de ninguem.
Se tiver de molhar mão de alguem é pq tem alguma coisa de ilegal , e outra hora vc poderá estar encrencado , PERDER O VEÍCULO por exemplo.
O seu veículo sai como protótipo.
O problema que eu acho, é que não é qq oficina que tem autorização para montar carro.
Digo isto tudo pq aqui em CAMPOS DOS GOYTACZES - RJ. A oficina que fez minhas adaptações foi autorizada pelo INMETRO para construção de carros. Ele pagou várias coisas e cumpriu várias exigencias para ter esta autorização. Já inclusive fabricou um JEEP muito parecido com o ENGESA , ele fez a lataria e suspensão e usou a mecânica toda da L-200. E já vendeu por R$48.000,00 a vista. E saiu com o nome de SCALT.
E estas papeladas é realmente o DESPACHANTE que agiliza tudo.
OBS: se o despachante te pedir bola$$$$$$$$$ ? sai fora que é FRIA.
A não ser que vc monte de qq jeito e carregue em cima de outros carros e rodar só em competições, aí não precisa de documento.
Se quer um serviço de profissional tem q entregar na mao dos caras, se nao vc pode ate acabar sendo marcado no Detran como aquele-carro-q-ta-todo-ilegal-e-nao-vai-emplacar-nunca e a partir dai ja era, so emplacando em outro municipio.
Eu sou da seguinte opiniao: se é coisa simples faz vc mesmo, se for coisa complicada (leia-se quase impossivel devido as resoluçoes Contran etc) entrega pra um profissional.
Ja ouvi falar q qdo se quer mais segurança ainda, emplaca em outro municipio e apos o recebimento do documento transfere pro seu municipio q o cadastro dele recomeça virgem, sem notas fiscais de peças (se é q elas existem) sem certificados de credenciadas (se é q elas existem) e no dut o ultimo registro fica sendo do despachante da outra cidade e nao de um certo ferro velho q te vendeu a carcaça
Nao q isso seja ilegal, é totalmente legal transferir o veiculo, mas nao temos culpa se a pepelada inicial do emplacamento fica onde foi feito o primeiro...
Eu troquei o motor a álcool do meu ENGESA pelo MWM 2.8 turbo diesel com intercooler e mudei a cor de branco para amarelo catalão .
Eu fui no despachante , levei as notas fiscais do motor , da mão de obra da troca de motor, das tintas que usei ,da mão de obra do pintor . E o despachante deu entrada no processo e já marcou para a próxima 2º feira a VISTORIA QUE SERÁ FEITA NO INMETRO . De posse do laudo do INMETRO (que será favorável esta adaptação), o despachante marcará a vistoria do DETRAN , sendo aprovado na hora , e vc pega o verdinho na hora , já constando a cor nova e combustível DIESEL . ESTE tramite leva 1 semana no máximo.
Sexta feira que vem , passo a mensagem aqui , se já estou ou não com os documentos em dia e na mão.
NÃO É COMPLICADO NÃO , NÃO DESANIMEM COM OS DESANIMADOS NÃO.
Como havia falado semana passada ,que nesta daria a resposta de como estava meus documentos .
Taí , fiz a vistoria no INMETRO , peguei o laudo que foi positivo minhas adaptações e o despachante irá marcar para esta semana a vistoria no DETRAN , e na mesma hora sai o verdinho em meu nome com as modificações feitas .
Semana que vem mando o restante da notícia.
NÃO DASANIMEM , NÃO TEM QUE MOLHAR $$$$$$$$$ A MÃO DE NIGUEM.
Acredito que vc não conseguirá documenta-lo . Onde vc irá conseguir uma NOTA FISCAL desta construção? pronto , não tem jeito . A não ser que vc faça e ande com ele rebocado ou em cima de outro carro e só usar em competições tipo INDOOR , RIDE , RALLY OU TRILHAS .
Tem que pegar um bom despachante em primeiro lugar. Depois, com todas as notas fiscais, levar para a vistoria no INMETRO e no Detran. Com isto e alguma grana na mão, tu consegues documentar o veículo.