
Postado originalmente por
Troller-a-vista
Sendo pratico: nao use o macarrao nunca.
Conclusao meio preciptada, nao?
O principio do macarrao é o mesmo de manter um prego dentro do pneu. Em pneus com camara vai esvaziar rapidamente, em pneus sem camara (radiais) o proprio contato pneu + macarrao ira tratar de nao deixar vazar. Na teoria. Somente na teoria.
Primeiro, em pneus com camara, eh a camara, feita de bromo ou cloro butyl ( que tem espaco entre particulas menor q a particula de ar nao permitindo o ar sair)que mantem o ar, enta nao entendo como ira esvaziar. Nesse caso, tanto o manchao como o macarrao fazem bem o trabalho. Acredito que estamos falando de pneus sem camara.
Ai sim o macarrao tem mais eficiencia, pois como disse, ele tem a propriedade de se expandir tentando tapar o burraco.
Ah, existem penus coo camara e sem camara tanto radiais como convencionais.
Na pratica o pneu anda, sofre pancadas, altissimas pressoes qdo em movimento e outras tantos torcoes quando em curvas.
Nao entendi a relevancia do fato acima com o tema.
Isso quer dizer que aquele lindo macarrao vai ficar fazendo atrito, onde alem de deixar entrar impurezas, ira abrir com o tempo o buraco já existente.
Nao eh verdade..., simples assim.
Se voce ainda nao se conformou, acredite nisso, enfiar um treco de ferro no meio do buraco no minimo aumenta o buraco, qdo nao desalinha a estrutura interna do pneu.
O macarrao nao eh de ferro. Nao tem como desalinhar estrutura do pneu, pois a borracha esta vuulcanizada e tem propriedades fisicas. O que pode acontecer eh separar as cintas de aco. Mas isso jah estah comprometido pelo buraco, nao pelo macarrao.
A composicao basica do macarrao é um latex simples, molissimo e fraco. Completamente diferente do pneu, que é duro e resistente.Com o tempo ele esfarela pela simples açao do tempo e umidade, perde completamente a capacidade de tracionar em sentindo contrario ao pneu (vedar) e ainda por cima nao fica em sintonia com o resto da borracha do pneu.
Desculpe, mas vc precisa pesquisar mais. Latex eh borracha saida da seringueira, antes da coagulacao.
O macarrao eh feito de borracha (borracha sintetica mais pigmentos), a mesma usada na banda do pneu. Alguns tem enxofre, que com o tempo e temperatura tem a propriedade de inicio de vulcanizacao.
O macarrao é uma bela gambiarra mal feita. Qdo o pneu se desgasta e o dito cujo entra em contato com o solo ou chega proximo disso, rapidamente, se desintegra. É uma peste.
Nao sei que tipo de macarrao vc usou. Existem especificacoes. Pergunte ao fabricante de pneu e ele te orientara.
Em pneus de sulcos grandes (utilitarios , off road etc) isso é menos perceptivel, em carros de passeio é uma droga total. E o pior, depois nao da pra consertar direito novamente.
Pode ser verdade pelo tipo de servico. Off road tem menor velocidade, menos geracao de calor.
Entao a vulcanizacao é perfeita?
Nao, tb nao. Sendo bem realista, borracheiro é coisa do passado, ou seja, só vovozao sem saco e forca pra fazer bem feito, qdo é jovem, faz nas coxas ehhehe.
Concordo!
Alem de alguns profecionaix do penel só piorarem a situaçao, sempre tem o risco de ser feita uma pessima vulcanizacao ou com muita borracha ou com pouca ou com borracha de péssima qualidade...
Entretanto, para sua seguranca e da sua familia (ta ng liga pra seguranca de qm ta do outro lado da porta uaheauhe), faca a vulcanizacao, por alguns motivos:
1- o borracha entra dentro do sulco de forma liquida e se expande ao final, ou seja, nao é enfiada uma porcaria de broca lisa la dentro. Pelo menos nao deveria...
????
2- Sempre qdo se faz acaba expandindo o local , ou seja, na area interna nao fica uma gotinha de borracha e sim uma area bem maior de vulcanizacao. Embora isso "desbalanceia" o pneu, obviamente, traz uma protecao muito maior, inclusive para umidade e sujeira que podem entrar caso o buraco for mal vulcanizado.
Cara, realmente nao sei da onde vc tirou isso de desbalanceio...balanceio estatico ou dinamico
Bem feito essa reparacao jah eh ineficiente, imagine mal feita.
3- O custo é quase o mesmo (quando nao igual), o tempo gasto é maior (isso é um saco memso, de 30 a 45 minutos - minutos do borracheiro claro...) e vc ainda pode ter que rebalancear a roda. Acredite, vai achar esses minutos uma bencao quando tiver que refazer o mesmo furo 3 meses depois se o pneu estiver gasto e vc caiu no conto do macarrao...
Af....
4- Com a vulcanizacao ira manter o intervalo de calibragem como antigamente... Ja com o macarrao ... Boa sorte !
Depois de reparar o pneu, como disse, o ideal eh mandar pro estepe.
5- JA que desmontou o pneu, vai poder fazer um check up geral no mesmo com cuidado, muitas vezes (principalmente qm usa calotas) a roda esta com algum empenamento que nem se percebe, internamente principalmente. Fica facil verificar essas coisas qdo se esta esperando os tais minutos do borracheiro com o rego de fora lendo noticia do Furinfians... Aproveite pra pedir pra passar um pouco de vaselina ou silicone (melhor) pra vedar de novo o pneu (normalmente ja fazem isso sem te perguntar), nao é nada, nao é nada, mas é aquele capricho né? Da pra inclusive se vc tiver uma boa labia, enrolar o borracheiro e ele dar um tratinho no bico de calibragem... eheheh.. nao eh nada, nao eh nada, mas um bico hj custa uns 8 conto, uma geralzinha ali na faixa vai bem né?
Cheque preventivo sempre eh bom, mas desmontar e montar pneus tem o risco de danifica-lo mais ainda.
6- tua roda eh de ferro?? LEgal, aproveite pra dar uma lavadinha por dentro, secar direitinho, nao é nada, nao é nada, mas brincando tera maior vida util (lembrando que calibrar de posto de gasolina sempre tem agua junto, portanto, corroi a roda).
Tens razao.
7- Lembra do macarrao?? Experimenta baixar a pressao interna do pneu pra menos de 25 psi e da umas voltinhas pra ver o que acontece... Sua esposa calibra toda semana né?? Sua filha gosto... digo, estudiosa, também é super cuidadosa né? E o filhao, garanhao né? Anda dentro dos limites de velocidade, OBVIAMENTE... Vai confiando no latex molinho vai ... Daqui 2 anos tu vai lembrar do rego do borracheiro colocando o latex la dentro...
Falta de manutencao, no caso do pneu, AR, sempre eh uma condicao de risco.
abraco