Poxa, realmente são muitas variáveis a se considerar... Mas para o meu caso, qual o Pneu mais adequado para a minha Tracker 2.0 Gasolina, 225, 235 ou outra? O maior uso se dá em estradas de chão batido e areia solta.
Cara,
Para areia fofa e terra batida os AT vao muito bem. Unico problema dos ATs é que normalmente eles tem panico de lama. Sao ruins demais da conta nessas condições
Uso pneus finos atualmente, troquei de viatura e estou preparando o jipe pra brincadeiras mais radicais! Eu moro numa região em que apenas 20% das vias são pavimentadas! O q é ótimo pra mim. Apesar que acho q essa estatisticas nos ultimos meses aumentou pelo fato dos desastres naturais acontecidos em janeiro!
Tem ótima tração em terrenos de barro preto, dá pra brincar bastante! Mas devido a mudança de terreno recentemente, o barro agora é vermelho, tipo de fazer tijolo! As lacunas laterais Ajudam, mas não é suficiente, eu gostaria de perguntar as empresas recapadoras q pneu deveria usar, mas creio q vão me empurrar um pneu ou outro sem ver o q realmente preciso, o q vcs me sugerem?
Uso a medida 7.50 r16 pelo fato que o veículo responde melhor a ele! Tipo se eu for colocar um pneu largo, isso teria de vir acompanhado de muitas outras gambiarras, que julgo desnecessário, o importante é brincar!
Baja - Ainda sem nome
Jipelipe - Sem jipe no momento
Agora Maxdelta, vc tem razão expondo sua preocupação em avlaiar seu perfil de uso antes de comprar qq coisa. O duro é explicar pro cliente que o que algusn modelos nao servempar ao uso dele...risos...principalmente do VJ900 e dos BF! Não quero criar nenhuma polemica nao to falando que são ruins ou não...tudo DEPENDE!
É isso que deixa nossas viaturas exclusivas. Cada caso é um caso. Cabe ao engenheiro responsável da empresa avaliar o perfil do cliente e decidir junto dele.
Realmente escolher o pneu lameiro ideal não é mole.
1) Além do desenho ou o modelo do pneu, que esta diretamente ligado a agressividade, ao conforto, rumosidade (barulho) é precico ainda escolher:
2) Tamanho ou medida. Que irá afetar diretamente a velocidade do veículo e também o torque. Em muitos 4x4 tamanhos maiores exigem modificações.
3) Estrutura diagonal x radial. Que afeta o conforto e a resistência do pneu.
4) Uso com ou sem câmara
5) Novo ou reformado. Item importante quando o veículo anda a mais de 160 Km/h
A maneco Pneus classifica pneus pelo grau de agressividade (desenho) de 0 a 5. Onde:
0 = pneu liso, para usao estradal, super liso e silencioso. Exemplos, Scorpion Zero, STR, Synchrone, qualquer pneus RT-s, HT-s
1= Pneu misto, tipo AT, All Terrain, para uso em cidade e estrada, terra solta. Não é indicado para lama. Não é o pneu ideal para erosões, facões, alagados, pedras e a maioria dos obstáculos off road. Pode ser usado na areia.
2= Pneu lameiro tipo Mud, MT, MT-R, Mud Terrain. É geralmente o pneu mais agressivo, novo, fabricado e disponível no Brasil. Pirelli, Goodyear, BF, Yokohama e diversas marcas importadas tem pneus deste tipo nas medidas 30,31, 32 e 33.
3= Pneus lameiro especial para off road. Geralmente são pneus mais agressivos que o padrão, alguns novos mas a maioria são reformados. Exemplos: Maxxis Mudzilla e Trepador, Vipal VJ900, Guyane (2,5)
4= Pneus extremamente agressivos. Ideais para trilhas pesadas e pequenos deslocamentos. São barulhentos e muitos não podem ser usados acimas de 120 ou 140 Km/h. Exemplo: Fronteira, Super Fronteira, tork, Tratorado, todos reformados a quente. VJ910 (reformado a frio Vipal), Cross.
5= Pneus artesanais, tipo 3K. Pneus modificados, feitos a mão. Utilizam pedaços de bandas a frio de caminhão. O máximo em tração. O mínimo em conforto.
A Norma ABNT recomenda o máximo de 3,5 anos de idade. O limite esta semana são pneus com DOT 4708, ou seja quadragésima sétima semana de 2008.
Postado originalmente por maxdelta
Uso pneus finos atualmente, troquei de viatura e estou preparando o jipe pra brincadeiras mais radicais! Eu moro numa região em que apenas 20% das vias são pavimentadas! O q é ótimo pra mim. Apesar que acho q essa estatisticas nos ultimos meses aumentou pelo fato dos desastres naturais acontecidos em janeiro!
Tem ótima tração em terrenos de barro preto, dá pra brincar bastante! Mas devido a mudança de terreno recentemente, o barro agora é vermelho, tipo de fazer tijolo! As lacunas laterais Ajudam, mas não é suficiente, eu gostaria de perguntar as empresas recapadoras q pneu deveria usar, mas creio q vão me empurrar um pneu ou outro sem ver o q realmente preciso, o q vcs me sugerem?
Uso a medida 7.50 r16 pelo fato que o veículo responde melhor a ele! Tipo se eu for colocar um pneu largo, isso teria de vir acompanhado de muitas outras gambiarras, que julgo desnecessário, o importante é brincar!
Pessoal, acho que está havendo um pouco de confusão quanto a avaliação dos pneus em trilha.
Desenho, tamanho, largura, etc... é uma escolha pessoal e de vez em quando obrigatória para o tipo de carro ou terreno aonde andam. Então, para pneus, não tem uma fórmula exata. Até porque não existe pneu bom em tudo.
NMHO, se estiverem falando de trilhas aonde o obstáculo é lama e o eixo ainda está livre dessa lama (só o pneu encosta nela), então acredito que a aplicação que falam é a correta. Fora isso acho que estão generalizando um pouco e a aplicação que falam pode ser problemática.
Não vejo confusão na classificação de pneus lameiros. O que eu vejo são critérios diferentes de fabricante para fabricante.
A maioria dos fabricantes: Pirelli, Goodyear, BF, Michelin, Continental, utilizam o critério de percentual... 80% on road, 20 % off road, ou 50/50%, ou 90%/10% ou 100% off road.
Porém pneus semelhantes tipo Mud de fabricantes diferentes recebem classificações diferentes. Na Pirelli o pneu tipo Mud MT é classificado como 90% off e 10% on, já nan BF o Mud é Classificado como 100% off. A Maxxis classifica o MT Buckshot como 70% off.
A mesma disparidade acontece com pneus AT.
Particularmente e pessoalmente não gosto deste tipo de classificação e acho que ela não serve pra nada para os amantes do off road.
Pra mim um pneu AT é 0% off road em algumas situações como lama pesada e é 90% off road na areia.
Fui campeão mineiro de rallye cross-country em 2004 usando pneus Pirelli Scorpion ST, que eram considerados 80% on e 20% off, contra o AT que era classificado como 50/50.
Usei o ST porque as pistas de terra batida de Minas Gerais eram como asfalto na maior parte do tempo. Meus pneus cantavam nas curvas e nas freiadas como no asfalto.
É neste sentido que proponho uma classificação diferente.
Se um pneu como o Pirelli Mud é 90%, o que um Mudzilla, Creepy Crawler, Vj900 é?
è o VJ910?
E os pneus artesanais da 3K. Eles seriam 300% off road?
Na hora de escolher um pneu, o tamanho é escolha fundamental sim. Pneus maiores ou menores afetam o torque, potência, sistemas de freios e direção de forma mais acentuada que o modelo/desenho. Sem contar nas adaptações necessárias....
Uso pneus 35 no meu Jeep e só eu sei das modificações que tive que fazer...
Estou com uma duvida referente a pneus para troller 2008.
Pois bem estou pensando em comprar um jogo de pneus 33" mud terrain para o troller, mas aqui em Salvador-BA esta em falta o 33" x 12.5". Só acabo encontrando o 33" x 10.5" e 32" x 11.5" ambos MUD.
Entao com este tópico observei que o 33" x 10.5 tem suas qualidades em trilhas pos é mas alto e mas fino e nao força exige tanto do motor como o 12.5", levando em consideração tambem que o meu troller não é chipado.
O que eu quero saber de vocês, qual seria a melhor opção o 33" x 10.5" ou 32" x 11.5" ???
Faço trilha em todos tipos de terrenos, dunas, lamas, erosões e ando bastante em asfalto com o troller.
Uma boa opção para o Troller e mesmo para outros jipes grandes como Pajero, Land, Engesa e as camionetes, Ranger, L-200 Hilux e outras, são pneus na medida 32x11,5R15.
Eles não são tão grandes como os 33 e nem tão pequenos como os 31.
Geralmente não exigem modificações na suspensão ou nas rodas.
Não sei não viu Marcelo, se vc considerar só tamanho sem considerar peso, pode até ser, mas o peso de um recapado é tão ou maior que um mud lonado... E torque, relação etc... tb são afetados...
Explica o que vc acha que é trilha e depois fale do que acha melhor. Do jeito que tá, tá muito generalizado e falar que pneu mud, at, lonado ou recapado é bom ou ruim, fica sem sentido.
Eu continuo achando que pneu é pra cada caso. Não existe uma fórmula certa e no meu conceito, acho os muds de fábrica e lonados as melhores escolhas. Acho que nas trilhas da maioria dos frequentadores do fórum, lamas profundas que exigem que o pneu cave em vez de passar por cima são uns 5%? É sobre isso que está falando?