Primeira opção sem dúvida, não arrisque com turbina recondicionada.
Amigo, domingo (07/05) fiz minha primeira viagem com o caminhão turbinado. Posso te dizer que mudou pra "água pro vinho". Necessitei trocar de marcha cerca de 60% a menos. As subidas que necessitam de 4ª marcha (vazio), subiu tranquilamente. Aquelas que precisa de 3ª marcha (vazio), embalando antes de iniciar a subida, também não precisou reduzir marcha. Num tranco (velocidade média) de 80, 85 km/h deu para viajar tranquilo.
A volta que estava com 3.000 kg em cima, também tive melhora. Nas subidas mais leves nem precisou reduzir, em 80% subidas que tinha de reduzir pra 3ª marcha e subir a 30, 35 km/h. Ele subiu a 50, 60 km/h a 2 mil giros. Inclusive em aclive acentuado (subida de serra) ele subiu em 3ª marcha, 40 km/h tranquilamente.
O ganho de tempo foi tanto que na ida numa viagem que demorava cerca de 8h sem paradas, demorei 7h e 20 min e parei para tomar café (15 minutinhos na estrada). Ou seja, quase 1h a menos. A volta também tive ganho de cerca de 30 min.
Fiquei muito satisfeito com o rendimento. Comprei um kit bodipasa do caminhão D40/D70 motor perkins 4236 e uma turbina Biagio. Instalei na mecânica Marcon de Farroupilha, com algumas adaptações, ficou show de bola, muito bom mesmo.
Recentemente, adquiri uma viatura com este motor Perkins 4236 aspirado. Estou pensando em turbinar o mesmo.
O torque deste motor é de 26,4 kgf*m.
Alguém do fórum tem ideia do torque final deste motor após colocar a turbina?
Bom dia pessoal. Gostaria de perguntar qual seria a turbina ideal para minha d10 motor perkins 4236 . Meu uso é mais de lazer e queria o motor mais cheio em alta para ultrapassagens apenas. Bomna e bicos estao bons e regulados . obrigado..abr.