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Convex Datacenter
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  • #1
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    probat: recuperar baterias




    Colegas,

    Estou enfrentando um problema com uma bateria Cral.
    Comprei ela em dezembro / 2007, porém a mesma só foi usada em dezembro mesmo, e pouco ainda.
    Ocorreu q a mesma ficou sem carga até neste mês e agora ela não está + segurando carga.

    Solução
    Fiquei sabendo de um tal de probat
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...automotiva-_JM

    Vcs acham q este negócio é bom? Funciona?
    PROBAT - Ativador Bateria Automotiva -
    (Lacrado na blister 3 bisnagas de 30 ml)

    Acaba com a sulfatação em baterias que utilizem placas de chumbo

    - Maior Energia
    - Partidas mais rápidas
    - Maior intensidade de luzes
    - Aumenta a carga e a voltagem
    - Dissolve a sulfatação
    - Evita corrozão
    - Estabiliza a temperatura
    - Contém níquel cádmio ativo

    Modo De Usar: Em baterias em desuso ou totalmente sem carga lavar com água 3-4 vezes com intervalo de 15min . Adicionar o conteúdo de cada tubo 30ml em cada uma das células completar as placas com água. Colocar a bateria sobre uma superfície isolante e recarrega. Baterias em uso contínuo anualmente de preferência antes do inverno adicionar metade do conteúdo de um tubo 15ml em cada célula e completar com água se necessário.


    Objeto: bateria Cral, 70A, Standart (com Manutenção normal).

    Daniel
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos probat: recuperar baterias-img.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Daniel:
    Muito tempo atrás (algo do tipo 15 anos atras), eu utilizei um produto similar (senão for o mesmo) na tentativa de recuperar a bateriade um 147 q tinha.
    Só joguei dinheiro fora,
    Tá certo que a tua situação é diferente daquela minha, pois tua bateria é nova e so não esta segurando carga.
    Na falta de maiores informações de quem já usou,o negócio é ir ao teste. Faça o teste e depois conta as tuas impressões,ok?
    abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #3
    Vc devia ter usado a garantia que geralmente é de 6 meses.

  • #4
    Usuário Avatar de ZCC
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    Citação Postado originalmente por Ramone Ver Post
    Vc devia ter usado a garantia que geralmente é de 6 meses.


    Se puder usar a garantia, faça-o

  • #5
    Usuário Avatar de Quati
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    Não tem mágica, se você usou essa bateria e deixou encostada sem carga ou sei lá ½ carga pelo tempo ai descrito ela já sulfatou.

    Dificilmente vai ser recuperada.

    Quanto a esse produto mágico eu compraria uma bateria nova de qualidade assegurada.

    Abraço
    Chico

    Obs: A Bateria chumbo acida (automotiva) deve estar sempre carregada mesmo quando fora de uso por pouco tempo e receber recarregas periodicas se for por longo tempo, para evitar a sulfatação.
    4X4 Brasil

  • #6
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    bateria

    Colegas,

    Sobre a garantia, ela foi de 3 meses. Venceu no mês de março.

    Antes:
    1. Tinhamos completado a água, um pouco acima das plaquetas (água desmineralizada).
    2. A voltagem ficava em 12,46V.

    Sobre o teste, eu fiz o seguinte:
    1. abri as 6 tampinhas da bateria;
    2. inseri metade do conteúdo dos saquês Probat em cada abertura da bateria;
    3. fechei a bateria;
    4. de leve, balancei a bateria para misturar o conteúdo;
    5. esperei algumas horas;
    6. coloquei para carregar por 10 horas, numa carga de +/- 10Ampér /H.

    Resultados:
    1. Com múltimetro, vimos q a voltagem ficava em torno de 12,6V (0,2V a mais q antes).
    2. Colocamos a bateria num Fiat Palio 1.0 para ver se dava a partida, coisa q qualquer bateria de 45A boa faz. Não deu... Ela até ligava a bomba de gasolina e o painel, mas a partida não dava.
    3. Nova carga de 8H.
    4. Testei com uma lâmpada de 100W, para ver quanto tempo segurava... Pasmem, não aguêntou nem 10 min.... O certo era aguêntar no mínimo 7 horas.

    Conclusão:
    1. Ou 3 saquês não foram suficiente para melhorar um pouco a voltagem da bateria;
    2. Ou o Probat não serviu para resolver o problema que se ocorre na minha bateria - que frize-se bem, não sei qual é exatamente.
    3. O aumento de voltagem, de 12,46 para 12,6 considerei como desprezível.Embasamento para meu teste:
    "Baterias em uso contínuo anualmente de preferência antes do inverno adicionar metade do conteúdo de um tubo 15ml em cada célula e completar com água se necessário."


    Objeto: bateria Cral, 70A, Standart, de dezembro...


    Daniel

  • #7
    como o quat disse ....


    nao existe milagre, vc leva o q paga.
    gasta um pouquinho mais e coloca uma boa..

  • #8
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    teste com ácido

    Colegas,

    Fizemos um teste com ácido sulfurico na bateria. Funcionou parcialmente.
    Segue dados:

    1. Hipótese do problema c/ solução
    A bateria parece q tava com ácido "sulfatado" (com formação de sólido). Fizemos umas 5 lavagens internas da bateria, com intervalos de 30 minutos entre as 4 primeiras e 10H entre a quarta e a quinta lavagem.

    2. Ingredientes p/ resolver o problema
    Misturamos exatamente 2kg de ácido súlfurico (é difícil de conseguir este ácido) com duas partes iguais de água mineral (não pode ser de torneira) em outro frasco igual (não sei quantos litros).
    Procedimento para mistura: jamais inserir a água no ácido - sempre deve ser inserido o ácido na água. Não utilizar JAMAIS recipientes de vidro, alumínio, ferro ou plástico fino. Nós utilizamos um recipiente de plástico bem grande e grosso (garrafão de óleo), pois a reação de mistura libera muito calor - podendo derreter plásticos finos ou estourar vidros. Para se ter uma idéia do calor, só foi esfriar no 6H depois - o ácido demora para perder calor.

    3. Após a mistura da composição (33% ácido, 66% água), inserimos na bateria e colocamos p/ carga de 10 horas.
    Após isto, colocamos num Fiat Palio 1.0 Fire, para dar partida... E SUCESSO!!! Embora nitidamente devagar, a bateria consegui girar o motor...
    Após uma voltinha no carro, tiramos a bateria e tentamos dar a partida numa picape Ford Ranger V6 gasolina... Não deu a partida. Era para dar - em dezembro de 2007 essa mesma bateria ligava. A elétrica do Palio está 100% ok e o motor não chegou nem sequer a aquecer (não ligou o sistema de arrefecimento - q gasta muita energia).

    4. Fiz o procedimento de nova carga, agora com 24H, para ver se dá a partida na picape... Daqui a pouco vamos testar... Muito provavelmente não vai funcionar, pois era para ter funcionado na primeira vez.

    5. Resultado: a sulfatação das placas não se resolve lavando e trocando o ácido, como inicialmente imagina-se. Tem algo mais de problema na bateria - o ácido sulfatado deve ter "colado" as placas.

    Obs: Por favor, não venham dizer q deveríamos ter utilizado água destilada, pois as diferenças no resultado seriam mínima.

    Objeto: bateria Cral, 70A, com manutenção, comprada em 22/11/2007.


    Obs de segurança:
    1. O ácido pode cegar, se cair no olho, deixar surdo se cair no ouvido, marcar definitivamente - para sempre - se cair na pele... Logo, deve-se usar óculos de segurança, luvas, calça e sapato. Pergunto: quanto custa sua visão? Quanto você pagaria para enxergar? Logo, use óculos e outros equipamentos de segurança.
    2. O ácido gera muito calor ao misturar com a água - cuidado com isto.
    3. Ele é tóxico e "detona" com o sistema respiratório e digestivo todo se for ingerido - não o beba he he...
    4. O ácido reage com: pedras, ferro, alumínio, plásticos finos, couro. Não o coloque em contato com estes materiais.

  • #9
    Usuário
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    Exorcisando a bateria

    Pela data deste post já vai completar quase quatro anos da sua divulgação.
    Espero que nesse tempo o colega tenha aprendido a não confiar nesses produtos que prometem obrar milagres e só são permitidos no Brasil onde vale tudo...
    Bem, apesar da idade do tópico, o assunto continua sendo útil.
    Por isso se alguem estiver tentando imitar o nosso amigo acima, desista!
    A tentativa dele não foi totalmente inútil mas o seu erro FATAL foi ter utilizado água mineral.
    Poxa se fosse assim qualquer um poderia fazer uma solução para baterias.
    No frasco da água que se compra em postos de gasolina está escrito com ênfase que a água é DESMINERALIZADA, pois é justamente o sal (mineral) o responsável pela sulfatação.
    Uma tentativa melhor seria que ele tivesse colhido água da chuva (mas não a que cai do telhado)
    E mesmo assim, o máximo que ele conseguiria seria a recuperação parcial dessa bateria, estaria sempre funcionando com menos de meia carga.
    Será que vale a pena? Julgue você mesmo.

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