x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário
    Entrada
    08/02/2008
    Agradecimentos: 0

Smile Cãmbio C10, F1000, Dodge, Maverick V8 260F

Tenho uma dúvida técnica sobre os câmbios modelo 260F que não me deixa em paz. Há alguns meses venho empenhado no re-projeto da caixa de câmbio do Maverick V8 de 4 marchas, para poder fabricar peças para esta caixa (pois estão em falta no mercado). O problema é o seguinte, o torque máximo do motor do Maverick V8 fica em torno de 39 kgf.m (ou 380N.m) e depois de tirar todas as medidas da engrenagem do eixo piloto e de descobrir o material do mesmo, verifiquei através de cálculos que a engrenagem do piloto suporta somente 24kgf.m (ou 240N.m), ou seja, bem a baixo do torque do motor. As demais peças também estão a baixo do torque gerado pelo motor. Creio que nas caixa de câmbio da F1000, C10, e outros modelos de carros que utilizam as caixas 260f os torques máximos nas engrenagens também estão a baixo dos torques dos motores, ou seja elas deveriam quebrar. Gostaria que alguém me dissesse quais são os torques máximos (segundo o fabricante clark) indicados para as caixas de câmbio série 260F do Maverick V8, F1000, C10 e outros. Talvez assim eu consiga cruzar os dados e descobrir a onde esta o erro de calculo, ou talvez eu descubra o que os projetistas consideram nos cálculos de engrenagens automotivas que eu não estou considerando. Obrigado.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    04/05/2008

Torque dos cambios dos Maverick...

Caro Doug: Acredito que se considera apenas como torque de operação o valor médio atingido em serviço. Uma vez que se você aplicar o torque máximo do motor na marcha mais reduzida o veículo destraciona não atingindo a transferência máxima, o calculo é feito pela média. Os Mustang V6 utilizam uma caixa a T-5 de 220 libras. Os V8 a 7000Z de 300 libras. No entanto, se você não " travar" as rodas e despejar potência, os eixos rígidos simplesmente " descarregam" o torque destracionando - o patinar dos pneus. Como a situação de torque máximo e tração máxima praticamente nunca é atingida, esse é o parâmetro de cálculo utilizado.
    Abraços. Wagner L. Valentim

Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Dougv8 Ver Post
    Tenho uma dúvida técnica sobre os câmbios modelo 260F que não me deixa em paz. Há alguns meses venho empenhado no re-projeto da caixa de câmbio do Maverick V8 de 4 marchas, para poder fabricar peças para esta caixa (pois estão em falta no mercado). O problema é o seguinte, o torque máximo do motor do Maverick V8 fica em torno de 39 kgf.m (ou 380N.m) e depois de tirar todas as medidas da engrenagem do eixo piloto e de descobrir o material do mesmo, verifiquei através de cálculos que a engrenagem do piloto suporta somente 24kgf.m (ou 240N.m), ou seja, bem a baixo do torque do motor. As demais peças também estão a baixo do torque gerado pelo motor. Creio que nas caixa de câmbio da F1000, C10, e outros modelos de carros que utilizam as caixas 260f os torques máximos nas engrenagens também estão a baixo dos torques dos motores, ou seja elas deveriam quebrar. Gostaria que alguém me dissesse quais são os torques máximos (segundo o fabricante clark) indicados para as caixas de câmbio série 260F do Maverick V8, F1000, C10 e outros. Talvez assim eu consiga cruzar os dados e descobrir a onde esta o erro de calculo, ou talvez eu descubra o que os projetistas consideram nos cálculos de engrenagens automotivas que eu não estou considerando. Obrigado.
    Dougv8,

Pesquisei e não achei o torque dos câmbios 260 F utilizados no Maverick e nas pick up´s. O que consegui é que no Maverick com motor V8 de 4949 cm3 199 CV/4600 rpm e 39,5 kgfm/2400 rpm o câmbio 260 F tem as relações de 2,92/2,03/1,42/1-Ré 4,22:1 e nas Chevrolet A20 4100 cm3 132 CV/4400 rpm e 27,4 kgfm/2400 rpm as relações são 4,22/2,36/1,47/1- Ré 3,99:1. Nestas últimas o torque deve ser próximo ou maior ao torque do motor, já que os câmbios de cinco marchas CL 2205 B utilizados posteriormente tem 30 kgfm.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Foi levado em consideração a relação do diferencial?
    Penso que só receberia o torque total se a relação do diferencial fosse 1:1,não?
    Não sei nada,mas gosto de aprender!

Abraços

Usuário Avatar de Maziero
    Entrada
    30/05/2008
    Olha só. Tenho uma c10 1977, com motor "original" de fabrica 4 cilindros, com uma caixa tbm "original de fabrica" de 4 marchas no assoalho, era do meu pai, ele a comprou de um amigo seu que retirou nova da agencia, no ano de 1978, esta um tanto que acabada pelo uso pois meu pai é agricultor e usou esta camionete por mais de 20 anos. Essa caixa ñ sei que modelo é, mas o deferencial tem uma relação absurda, é um braseixo com relação de 4,73:1, resultado, baixa velocidade e muita força, levando em conta que um motor 4 cc ñ é muito forte(originalmente falando), mas o que ñ aguenta mesmo é ponta de eixo, varias pois carregavamos muito peso nela a uma ocasiao em que foi carregado 1800kg, fomos subir um leve morrinho e a dianteira empinou ai subimos na frente para baixa-la, e a c10 foi embora, se forçar um pouco a ponta de eixo estoura. hoje estou reformando ela, mas nã quero deixala original, vou modifica-la, customizar a meu modo quero trocar motor mecanica pintura, enfim não sera mais uma c10. mas apesar de todos de todos esses anos d trabalho forçado, nunca quebrou caixa ou diferencial somente ponta de eixo, e duas trocas de disco e plato. sem duvida é muto forte essa mecanica de c10.

Usuário
    Entrada
    30/05/2008

Aplicações de cambios

Essa aplicação de torque (N.m), primeiro vc tem que achar o catálogo do E-260-F, analisar relação de transmissão. Se achar me envie uma cópia.
    Estou procurando esse catálogo para analisar e comparar com o da Blazer e a do original do opala, para ver qual o melhor.
    O catalogo da blazer e do opala vc acha no site da Eaton.

blz

Igor
    Arquivos Anexos

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    Essas caixas de marcha(de Maverick e dodge) são usadas pelo pessoal de arrancada nestes carros e nos opala tbém, quase sempre sem alterações e não tenho noticias de quebras, e olha que pra participar destas brincadeiras os brinquedinhos mais fracos estão na faixa de 350/400Hp e uns mais ignorantes chegam a 600/800Hp.

As de Blazer(V6) também são usadas nos omegas/opalas de arrancada (500-550cv) exatamente em substituição as de omega/opala por ter aludida resistência superior. Nos que usam mais de 600 cv geralmemte são usados câmbios automáticos, importados de apenas duas marchas, praticamente específicos para tal.

Usuário
    Entrada
    30/08/2008

Torque X Movimento

Amigos sou novo no forum mas tenho alguns conhecimentos em mecanica seja automotiva ou projetos de maquinas em geral.
    Acredito que este torque max indicado pelo fabricante da caixa eh efetuado atraves de testes onde a saida do cambio é travada e é aplicada uma força no eixo piloto com o intuito de quebrar a caixa e saber qt de torque ela aguenta.
    Em um veiculo vale lembrar que quando o motor gera uma energia é transmitida para as rodas (dai o nome transmissao) e essa é convertida em movimento , seja deslocamento do veiculo ou em forma de burn-out.
    Seria o mesmo que vc pegar um torquimetro e tentar apertar um parafuso solto .... por mais forte que seja ate ele chegar no final da rosca o relogio nao vai marcar nada.
    Acredito que para esse calculo que nosso amigo Doug quer teria que analizar massa do veiculo , medida dos pneus , e a partir disso subtrair do torque max do motor , ai se a diferenca entre torque do motor e a força contraria a do movimento do carro for superior ao torque indiicado pelo fabricante do cambio ai sim é certeza que vai quebrar.
    Vale tbm lembrar que tem que considerar a relacai de diferencial tambem pois ela altera a forca contraria ao moimento do carro .

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC

Só mais uma informação:

Com relação à resistência destas caixas, venho relatar que a caixa do Dodge especificamente falando é a que mais suporta esforços, pelo menos nos carros de arrancada.

Isso se deve ao fato de possuir uma relação mais longa da primeira marcha e portanto engranagem maior. Este relato me foi passado pelo Alex Amoroso, competidor da modalidade por pelo menos 15 anos apenas com Maverick, e já testou de tudo. Fez uma referência à mesma fragilidade de relações de coroa e pinhão comparando a diferença de resistência entre as que possuem pinhão de 8 dentes até as que possuem 13 dentes. Apesar de mais reduzida a relação, a peça em sí fica mais frágil nas de 8 ou 9 dentes.

Abraços a todos

Usuário
    Entrada
    03/11/2012
    Local
    Porto União/SC

Caixa da C10

Boa noite pessoal!
    comprei uma F75 que veio com a caixa da C10 4 marchas + a ré???
    desculpe minha ignorancia, mas esse cambio é um clarck?? ele aguenta o tranco se eu for usar ela em trilha???

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Dougv8,

Pesquisei e não achei o torque dos câmbios 260 F utilizados no Maverick e nas pick up´s. O que consegui é que no Maverick com motor V8 de 4949 cm3 199 CV/4600 rpm e 39,5 kgfm/2400 rpm o câmbio 260 F tem as relações de 2,92/2,03/1,42/1-Ré 4,22:1 e nas Chevrolet A20 4100 cm3 132 CV/4400 rpm e 27,4 kgfm/2400 rpm as relações são 4,22/2,36/1,47/1- Ré 3,99:1. Nestas últimas o torque deve ser próximo ou maior ao torque do motor, já que os câmbios de cinco marchas CL 2205 B utilizados posteriormente tem 30 kgfm.

Só para constar, esses valores atribuídos ao v8 ford eram medidos na época sem ligar os sistemas auxiliares do motor, como bomba de água, alternador e ventilador. Era a chamada potência bruta. Depois foi feita a padronização de como medir pela SAE, o que obrigou a mensurar a potência dos motores com todos os sistemas auxiliares ligados. Maverick V8 tem 135 cv e torque inferior a 30 Kgf. Mesmo assim ainda é mais potente que Opala da época.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem