Postado originalmente por
Dougv8
Tenho uma dúvida técnica sobre os câmbios modelo 260F que não me deixa em paz. Há alguns meses venho empenhado no re-projeto da caixa de câmbio do Maverick V8 de 4 marchas, para poder fabricar peças para esta caixa (pois estão em falta no mercado). O problema é o seguinte, o torque máximo do motor do Maverick V8 fica em torno de 39 kgf.m (ou 380N.m) e depois de tirar todas as medidas da engrenagem do eixo piloto e de descobrir o material do mesmo, verifiquei através de cálculos que a engrenagem do piloto suporta somente 24kgf.m (ou 240N.m), ou seja, bem a baixo do torque do motor. As demais peças também estão a baixo do torque gerado pelo motor. Creio que nas caixa de câmbio da F1000, C10, e outros modelos de carros que utilizam as caixas 260f os torques máximos nas engrenagens também estão a baixo dos torques dos motores, ou seja elas deveriam quebrar. Gostaria que alguém me dissesse quais são os torques máximos (segundo o fabricante clark) indicados para as caixas de câmbio série 260F do Maverick V8, F1000, C10 e outros. Talvez assim eu consiga cruzar os dados e descobrir a onde esta o erro de calculo, ou talvez eu descubra o que os projetistas consideram nos cálculos de engrenagens automotivas que eu não estou considerando. Obrigado.