Postado originalmente por
Marcos ET
Só que, até onde eu me lembro, qdo vc "enfia" uma 1ª no CA, ele nao reduz imediatamente... me parece que isso só acontece qdo o cambio "sente" que dá pra "meter" uma primeira... até lá, ele segura na marcha que tá..... nao eh?
Poizé... mais ou menos isso daih..... a diferença é que, se for pra "embicar" mesmo para o chao, daih... quem sabe?
Flavio, assustadora era a ribanceira.... mas o carro foi tranquilo, macio e sem alterações..... eu nao sei muito bem como funciona o conversor de torque, mas creio que ao engatar a marcha a ré, a parte do conversor que é acoplada do lado do cambio vai girar para um lado, e a parte acoplada à parte do motor gira para o outro... isso dá um efeito de diferencial de rotação entre os dois lados... que deve ser exatamente oq acontece quando o motor sobre de RPM....
Observe: se vc tá parado num semáforo, com o motor a 1.000 RPM, a vc tem uma parte a esta velocidade e a outra está parada (qdo vc tá no "D"rive), daih, qdo vc acelera, o diferencial de RPM (1000 de um lado e Zero do outro) aumenta, e o conversor começa a funcionar qdo esta diferença chega àquela em que o CA foi programado pra andar...... ok?
Entao, se vc tá parado neste mesmo semáforo, só que é uma ladeira.... vc engata a "R" com o carro parado da mesma forma.. entao vc ainda tem um lado do conversor a 1000RPM e o outro a zero... só que, qdo o carro começar a andar para frente, o lado que estava a zero vai começar a girar no sentido oposto ao lado que tá girando a 1.000RPM... ou seja, a diferença entre os dois aumenta.... até que esta diferença chegue àquela que está programada para o CA funcionar... ou seja, se era pra acionar a 1.500 RPM, mesmo que o motor continue a girar nos 1.000RPM, qdo a outra parte do conversor atingir 500RPM, ele nao permite que acelere mais... nem a pau....
Como as partes nao estao em contato físico (será mesmo? nunca vi nada disso desmontado, mas creio que a transmissao ocorra por ação do óleo entre as partes móveis), creio que o único problema seria o aquecimento do fluido durante esta operação... (claro que se ele ficar mto tempo quente, deve danificar outras coisas).
OW, ALGUEM AIH QUER POR FAVOR ME FALAR COMO O CAMBIO DO CORSA É PARECIDO COM O DO CHEVETTE?
Corsa é motor e cambio transversal com tração dianteira....
Chevette é motor e cambio longitudinal com tração traseira por eixo cardãn!!!!
COMO PODE? a única maneira de instalar um CA de Corsa, Vectra ou coisa parecida é usando uma relação 1:1 (ou parecida) no diferencial dele (que deve ter as planetárias soldadas), e ligando um semi-eixo (lado que sai para a roda esquerda do carro) à T-Case.... ou entao usar um semi-eixo para o diferencial dianteiro e outro para o traseiro.. SEM SOLDAR AS PLANETÁRIAS E SEM USAR A T-CASE. (o diferencial do Corsa seria como o diferencial central...)