Sou novo no Fórum 4X4 e queria deixar minha opinião sobre a SW4.
Já tive uma Pajero 1995 diesel, veiculo muito bom porem com manutenção difícil e cara. O que observei é que muitos usuários de Pajero não fazem a manutenção com peças de qualidade (original), com isso quem compra um veiculo usado e precisa fazer muitas coisas, se apavora com os gastos.
Comprei há pouco tempo uma SW4 1997 Branca 2.7litros 16V 4X4 e estou apaixonado pelo veiculo. Tem um consumo de 10km/litro, anda talvez melhor que a diesel, custo de manutenção baixo.
Caros amigos, sou novo por aqui e estou com algumas dúvidas.
Estou pensando em trocar meu carro por um jipe. Mas temo não conseguir equacionar as minhas necessidades on-road com as off-road.
Pretendo usar o jipe no dia-a-dia aqui em SP e aproveitá-lo para fazer umas trilhas e viagens aos finais de semana. Trilhas leve no início e mais cascudas com o passar do tempo.
Sei que terei de abrir mão de alguns benefícios que um carro 'convencional' me daria em SP, mas mesmo assim estou determinado a investir no jipe.
A idéia desse post é justamente levantar os prós e contras pra eu tomar a decisão mais sensata.
Bom, diante desse cenário, eis minhas perguntas:
1. Quais os prós e contras de um Troller na cidade?
2. Quais os prós e contras de um Troller nas trilhas?
Qual outro modelo de jipe vcs recomendariam para atender a essas necessidades? (na mesma faixa de preços de um Troller - não mais que 85 pratas).
Qual outro modelo de jipe vcs recomendariam para atender a essas necessidades? (na mesma faixa de preços de um Troller - não mais que 85 pratas).
Pense em um Tracker, é um meio termo entre um "carro" e um jipe e custa cerca de 60k.
É confortável, vem completo (teto, air bag, abs) e para seu uso off road deve atender plenamente, o único detalhe é que é a gasolina (os 0km).
Se tomar gosto pela coisa vc parte para um Troller ou compra um CJ e continua com o Tracker.
Estou pensando em trocar meu carro por um jipe. Mas temo não conseguir equacionar as minhas necessidades on-road com as off-road.
Pretendo usar o jipe no dia-a-dia aqui em SP e aproveitá-lo para fazer umas trilhas e viagens aos finais de semana. Trilhas leve no início e mais cascudas com o passar do tempo.
Sei que terei de abrir mão de alguns benefícios que um carro 'convencional' me daria em SP, mas mesmo assim estou determinado a investir no jipe.
A idéia desse post é justamente levantar os prós e contras pra eu tomar a decisão mais sensata.
Bom, diante desse cenário, eis minhas perguntas:
1. Quais os prós e contras de um Troller na cidade?
2. Quais os prós e contras de um Troller nas trilhas?
RNN,
O que seriam trilhas leves e viagens?
Quantos passageiros? Qual o volume de carga carregado usualmente?
IMHO, você quer duas coisas diferentes. Que implicaria em carros diferentes... 4x4 para trilha pesada não é bom para viajar, e vice-versa.
Se o uso for off road leve -moderado, temos boas opções.
Eu destaco, por gosto pessoal, as SW4 e Defender.
Mas temos ainda Cherokee, Tracker, Explorer, Bonanza 4x4, etc.
Sobre o Troller não tenho muita experiência, pois nunca tive um...
Mas a partir de opiniões de amigos:
- tem o porta-malas pequeno (no entanto é perfeito para viagens a dois)
- tem problema no acionamento elétrico da tração
- tem problemas de aterramento
- peças nacionais e relativa facilidade de encontrá-las
- de fábrica, é um dos 4x4 mais bem preparados para a "pauleira"
- curso de suspensão limitado
Agora na cidade, de maneira geral, as desvantagens dos jipes:
- são menos confortáveis
- lentos e pesados no trânsito cheio
- gastam mais combustível
- piores para estacionar (pelo tamanho e maior raio de giro)
- seguro é caro
As vantagens:
- visibilidade alta do tráfego
- "proteção" e respeito forçado dos outros motoristas
- despertam curiosidade de frentistas, manobristas, crianças, etc
- evitam os flanelinhas
- não sofrem tanto no nosso asfalto de qualidade
- em dias de inundação, te levam para casa numa boa
Enfim, talvez no seu perfil, um SUV (mais adequada à cidade e menos adequada ao off road) seja um bom começo.
RNN, o Troller é uma viatura com um bom nivel de conforto na cidade, ar-condicionado, etc. Com um Troller quase original você encara muita trilha média/pesada. e se preparar ele um pouquinho terá um jipe para qualquer tipo de trilha.
A grande desvantagem dele e de todos os jipes é a falta de porta-malas, mas isto é geral. Na minha opinião, se tens 85K pra comprar um jipe, vai de Troller.
Até que o Troller podia ser mais barato para que a gente pudesse ter um só pra fazer as trilhas piores, né?
Pelo menos o motor dele eu conheço, é o mesmo da Ranger.