x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário Avatar de piffer
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    itu/SP
    Idade
    53
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0

    Gráficos de curva de torque?




    Alguém saberia me informar aonde consigo achar graficos de curva de torque dos motores 4 cil, de opala ,rural(ohc) e ap 2.0

    obrigado Piffer..

  • #2

    Re: Graficos de curva de torque??

    Citação Postado originalmente por piffer
    Alguém saberia me informar aonde consigo achar graficos de curva de torque dos motores 4 cil, de opala ,rural(ohc) e ap 2.0

    obrigado Piffer..
    opa...


    o que eu achei:

    alguns dados do ap 2.0: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp28v200.htm

    *
    * as curvas em AZUL representam o motor original; as demais algumas simulações para preparação do motor - mais infos na url acima.


    outra simulação do ap 2.0: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-gol20.htm

    *
    * as curvas em AZUL representam o motor original; as demais algumas simulações para preparação do motor - mais infos na url acima.

    como o uso deste motor é muito apreciado segue mais algumas receitas para deixá-lo mais apimentado:
    http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/santana-1.htm
    http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/santana.htm


    aqui para o motor do opala:

    4 cilindros: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-opala.htm

    *
    * as curvas em AZUL representam o motor original; as demais algumas simulações para preparação do motor - mais infos na url acima.


    6 cilindros 250-S: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-o250s.htm

    *
    * as curvas em AZUL representam o motor original; as demais algumas simulações para preparação do motor - mais infos na url acima.



    espero ter ajudado....

  • #3
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Só corrigindo

    4 clindros = 151 pol3
    6 cilindros = 250 pol3

    Ou seja 250S é um 6 cilindros e não um 4 cilindros, então o terceiro gráfico é de um 4 cil e o quarto é de um 6 cil.

    []'s auxiliadores

  • #4
    Usuário Avatar de piffer
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    itu/SP
    Idade
    53
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Show de bola junior,
    Pelo que entendi as linhas de baixo,que estão mais na horizontal é a curva de torque.E as linhas mais verticais é curva a potência(todos com cor verde se refere a motores originais).
    Duvidas, comparando os motores 4 cilindros AP 2.0 e Opala a diferença não e tão grande ,ou seja,

    AP 2.0 torque de 17.3 a 3000 rpm 111 CV (gasolina)
    Opala 4 cilindros torque 17.1 a 2500 rpm 82 CV (gasolina)

    Pergunto tecnicamente essas 500 rotações fazem tanta diferença assim em trilha

    Piffer

  • #5
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Piffer

    Quanto menor a rotação mais fácil é guiar o veículo na trilha.

    E sim, faz uma baita diferença. Principalmente em sibidas de barro, onde um giro muito alto, fazem as rodas patinarem fácil, fácil.

    Mas te pergunto, vc tá na dúvida por que vai trocar de motor?


    Se for, tente andar em veículos com estes motores, pois também tem o jeito de cada um dirigir, que acaba por ter mais afinidade com um ou outro motor. bem como se vc quer só pra trilha ou não.



    []'s

  • #6
    Citação Postado originalmente por fugger
    Só corrigindo

    4 clindros = 151 pol3
    6 cilindros = 250 pol3

    Ou seja 250S é um 6 cilindros e não um 4 cilindros, então o terceiro gráfico é de um 4 cil e o quarto é de um 6 cil.

    []'s auxiliadores
    ops...


    erro meu já corrigido... pensei em 6 cilindros mas acabei escrevendo 4 na frente do 250-S....

  • #7
    Citação Postado originalmente por piffer
    Show de bola junior,
    Pelo que entendi as linhas de baixo,que estão mais na horizontal é a curva de torque.E as linhas mais verticais é curva a potência(todos com cor verde se refere a motores originais).
    Duvidas, comparando os motores 4 cilindros AP 2.0 e Opala a diferença não e tão grande ,ou seja,

    AP 2.0 torque de 17.3 a 3000 rpm 111 CV (gasolina)
    Opala 4 cilindros torque 17.1 a 2500 rpm 82 CV (gasolina)

    Pergunto tecnicamente essas 500 rotações fazem tanta diferença assim em trilha

    Piffer

    na verdade as curvas para os motores originais estã na cor AZUL


  • #8
    Usuário Avatar de piffer
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    itu/SP
    Idade
    53
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    fugger, acertou em cheio estou trocando o motor rodo diariamente com a rural por isso penso em um motor mais moderno.
    Acho que existe um certo conservadorismo com relação ao motores de opala, como voçê disse depende do tipo de direção e uso, exemplo:
    Temos uma baita ladeira pela frente um carro com motor opala e outro AP.
    Sobe o opala em segunda reduzida a 2500 rpm
    Sobe o AP em primeira reduzida a 3000 rpm
    Alias tenho uma duvida minha rural está com pneu aro 16" relaçao 11X47 em primeira reduzida a 3000 rpm estaria eu a que velocidade???
    desculpe pelas perguntas Piffer

  • #9
    Citação Postado originalmente por piffer
    fugger, acertou em cheio estou trocando o motor rodo diariamente com a rural por isso penso em um motor mais moderno.
    Acho que existe um certo conservadorismo com relação ao motores de opala, como voçê disse depende do tipo de direção e uso, exemplo:
    Temos uma baita ladeira pela frente um carro com motor opala e outro AP.
    Sobe o opala em segunda reduzida a 2500 rpm
    Sobe o AP em primeira reduzida a 3000 rpm
    Alias tenho uma duvida minha rural está com pneu aro 16" relaçao 11X47 em primeira reduzida a 3000 rpm estaria eu a que velocidade???
    desculpe pelas perguntas Piffer
    bom, mesmo não sendo dirigido a mim não custa ajudar:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...&postorder=asc

    Como calcular a velocidade real de qualquer carro...

    dae povo...

    tava navegando aqui de bobeira quando achei algo um tanto útil (e também um tanto inútil... )...

    uma fórmula para se calcular a velocidade real de um veículo a partir de algumas informações como: relação de marchas, tamanho do diferencial, medida dos pneus.

    a fórmula é a seguinte:

    Como calcular a velocidade real (quase real na realidade) usando uma calculadora boqueta que vc ganha quando compra um barbeador:

    Pneu: 185/60 R14
    18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm ( * 2 é pq o diâmetro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil, portando perfil * 2 )
    Roda aro 14 polegadas
    14 * 2,54 = 35,56 cm

    22,2 + 35,56 = 57,76 cm de diâmetro

    Circunferência do pneu: 57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m

    Fórmula :
    (Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade

    (1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h

    0,06 é um fator de conversão de m/min para km/h

    a RPM vc utiliza a que vc quiser.... por exemplo: se quiser saber a velocidade do carro a 5500 RPM é só colocar este valor na fórmula... (para saber a velocidade máxima é só colocar a RPM em que se atinge a potência máxima do motor)

    []'s

    Quando eu disse que a velocidade é quase real é pq vai ser na realidade um pouco menor do que a calculada, por causa da deformação do pneu. (Todo mundo já reparou que o único pneu que fica redondo no carro é o estepe...)
    apliquei a fórmula as medidas do Troller e obtive:

    1a. - 27,60 km/h
    2a. - 49,19 km/h
    3a. - 76,49 km/h
    4a. - 112,60 km/h
    5a. - 139,18 km/h
    Ré - 30,63 km/h

    as medidas de pneu, diferencial e a relação de marchas que eu usei são as que estão no site da Troller (http://www.troller.com.br/tecnica.asp), e é bem assim mesmo na real.... (usei 3200 RPM, que é a rotação que o motor atinge sua potência máxima (115cv))

    e a título de curiosidade fiz os cálculos simulando o uso da redução:

    1a. - 11,13 km/h
    2a. - 19,83 km/h
    3a. - 30,84 km/h
    4a. - 45,40 km/h
    5a. - 56,12 km/h
    Ré - 12,35 km/h

    (para se calcular com a reduzida tem que multiplicar o diferencial pela reduzida.... no caso do Troller: 4,09 (diferencial) * 2,48 (reduzida) = 10,1432 (número que vai ser usado na fórmula no lugar do diferencial))

    qualquer dúvida é só perguntar...

    (achei útil para aqueles que não tem velocímetro saberem a que velocidade estarão a X RPM em alguma marcha...)
    (esse tópico de como calcular a vel real foi by mim mesmo )

  • #10
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,797
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por piffer
    fugger, acertou em cheio estou trocando o motor rodo diariamente com a rural por isso penso em um motor mais moderno.
    Fala Piffer

    Olha AP em Rural eu nunca vi , e acho pq não deve tão ficar bom com AP O melhor mesmo é um motor GM 2.2, não precisa nem ser do Opala, pode ser da S10/Blazer 4c ... Ou um motor Ford da F1000 gas. acho q tinha uns 6c 3,6L , algo assim

    IMHO, na Rural procure saber se alguém já adaptou AP , acho q vai ficar muuito "pesadona" pro motor

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #11
    Usuário Avatar de piffer
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    itu/SP
    Idade
    53
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Thiago, concordo com voçê um motor de S10 ou ranger seria o ideal (motor com torque em rotações mais baixas).
    O 6c e indiscutivel muito melhor em relação a torque só tem um problema consumo e em trilha se coroa e pinhão muito reduzido pra que reduzida??
    já vi varios relatos dizendo que 2.5 opala e muito superior ao AP 2.0, agora dizer que vai ficar muito pesada não sei não pois os 4 cil (2.5 opala, AP 2.0 , OHC rural) tem caracteristicas parecidas. E a grande maioria afirma que o 2.5 opala aguenta ( é ou não é conservadorismo)

    Peço desculpas em vez de escrever Nuvo escrevi Junior.
    Nuvo valeu pelos graficos..

    Valeu Piffer

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,797
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por piffer
    Thiago, concordo com voçê um motor de S10 ou ranger seria o ideal (motor com torque em rotações mais baixas).
    O 6c e indiscutivel muito melhor em relação a torque só tem um problema consumo e em trilha se coroa e pinhão muito reduzido pra que reduzida??
    já vi varios relatos dizendo que 2.5 opala e muito superior ao AP 2.0, agora dizer que vai ficar muito pesada não sei não pois os 4 cil (2.5 opala, AP 2.0 , OHC rural) tem caracteristicas parecidas. E a grande maioria afirma que o 2.5 opala aguenta ( é ou não é conservadorismo)
    Valeu Piffer
    Com certeza Piffer
    Eu nunca vi AP em Rural , por isso fiquei meio desconfiado de como iria ficar só isso... Mas com certeza o AP é beem mais moderno q Opala, mas aí vai do gosto do freguês Procure saber se alguém já fez essa adaptação e como ficou ... Concordo com vc 6c fica muito gastão e as adaptações são maiores (dependendo os casos). E fora autonomia, vc ganha e muito nos 4c...

    Agora conservador eu naum sou :P colocando no meu AP 2.0 16v Provavelmente essa semana sai da retífica e finalmente começo a adaptação, minha garagem parece auto-peças . Mas então se quizer colocar vai fundo, talvez fique melhor com um Clark 4m ou 5m+recomendado 8)

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade