x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Admissão enferrujada




    Olá pessoal !!!

    Como alguns devem saber, estou reformando meu jipe Nissan Patrol 1955, e depois de 6 anos estou na fase final! :P

    Pois bem, com tudo desmontado, verifiquei que os tubos do coletor de admissão dele estão enferrujados por dentro! Preciso tirar essa ferrugem, mas não tenho acesso com ferramentas "normais". O que faço? Existe algum banho que se possa dar no coletor que tire a ferrugem??? Pensei em dar jato de areia, por dentro e por fora (para tbm tirar as várias camadas de tinta), só que são sei se posso fazer isso pois o coletor é de fero-fundido. Se pudesse, será que o jato de areia conseguiria tirar a ferrugem lá de dentro??? E aí pessoal, poderiam me dar uma mão??? ?

    []'s necessitando MUITO de ajuda!
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #2
    Visitante

    tubagem enferrujada

    FALA MAURO

    NAO SEI SE RETIRA FERRUGEM, MAS AS RETIFICAS DE MOTORES NORMALMENTE TEM UM BANHO QUIMICO A QUENTE QUE É UTILIZADO PARA LIMPAR OS BLOCOS DE MOTOR ANTES DE SE FAZER A RETIFICA, JA UTILIZEI PRA DAR UMA LIMPADA NA ADMISSAO DE UM MOTOR OPALA E FICOU BOM.

    TENTA , QUEM SABE FUNCIONA.


    ATE MAIS

  • #3
    Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,395
    Agradecimentos: 0
    Fala Mauro, Blza?

    Você pode jatear, isso não vai danificar o ferro fundido não e fica um serviço no 10.

    Se a ferrugem for leve eu tentaria tirar com ferrox, mergulha ele no ferrox e depois manda tinner sem dó.

    []'s

  • #4
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Aee Carlos e Scacca !!!

    Obrigado pelas dicas!

    Como o Carlos indicou, eu levei a uma retífica e eles deram um banho a quente, num produto preto...sei lá o que era! Resultado: tirou toda a tinta de fora e o grosso da ferrugem. A parte de ferrugem mais "presa" ao metal ainda permaneceu. Então agora que a ferrugem está menos "volumosa", vou seguir a dica do Scacca: acho que vou passar outro produto. Eu conheço um produto fosfatizante chamado "Ferlicon". Esse 'Ferrox' tbm é fosfatizante???

    Ah, os caras cobraram R$15 pelo banho...

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #5
    Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    1,395
    Agradecimentos: 0
    Passa Ferlicon que fica legal, esse Ferrox to passando nas peças que to reformando do meu jeep, ele é verde e quando pega na ferrugem o lugar fica branco. Depois bato um WD pra não oxidar tão rapido.

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Scacca
    Passa Ferlicon que fica legal, esse Ferrox to passando nas peças que to reformando do meu jeep, ele é verde e quando pega na ferrugem o lugar fica branco.
    É isso aí! O Ferlicon tbm é verde e fica branco na ferrugem! :P Passei em todo o coletor e depois parecia que tava tudo congelado!!!!!

    Citação Postado originalmente por Scacca
    Depois bato um WD pra não oxidar tão rapido.
    Scacca, esse WD é o óleo que dá uma evaporada não é??? Se sim, como é que tu pintas as peças depois??? Tipo, não fica uma finíssima camada de óleo???

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #7
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,468
    Agradecimentos: 0
    ola:

    de uma olhada nestes produtos:
    http://www.quimatic.com.br/Busca/TEXTOPCF_VERSO.HTM
    ou
    http://ciplak.com.br/conv.htm
    esses caras sao bastante utilizados em material enferrujado que esteje em mas condiçoes, onde o jato de areia ou polimento pode danificar mais ainda o material.
    vc pode usar tbem o TF7, (bom , bonito e barato). eu ja o usei no meu coletor. ele transforma o oxido de ferro (ferrugem) numa pelicula e fica facil arrancar depois, basta raspar ou lixar.
    mas o ideal, sem duvida, eh o jato de areia. se seu coletor ainda estiver bom o suficiente, considere esta possibilidade.o aconselhavel seria o jato com particulas de aluminio que agride menos mas eh muito caro.
    e vc ainda pode dar um banho quimico onde eh feita cromagem de metais. vc pede a eles somente o banho, pra arrancar a ferrugem.
    tudo depende de como vc esta de $$$$ ou como deseja o resultado final.

    []´s desenferrujados

  • #8
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Oi Elcio !!!

    Citação Postado originalmente por elcio
    vc pode usar tbem o TF7, (bom , bonito e barato). eu ja o usei no meu coletor. ele transforma o oxido de ferro (ferrugem) numa pelicula e fica facil arrancar depois, basta raspar ou lixar.
    Já usei o TF7, por sinal, troquei o TF7 pelo Ferlicon, por este me parecer mais eficiente. :P Mas de qualquer forma, acho que todos esses produtos são bons. Só que não adiantaria muito pra mim usar apenas estes produtos, visto que a parte interna do coletor estava com "cascas" de ferrugem, e não tive acesso para consiguir raspá-las para depois aplicar os produtos já mencionados. Precisava então de uma solução que primeiro retirasse o grosso, para depois aplicar os produtos. E essa solução foi: (resposta abaixo)

    Citação Postado originalmente por elcio
    e vc ainda pode dar um banho quimico onde eh feita cromagem de metais. vc pede a eles somente o banho, pra arrancar a ferrugem.
    Foi esse banho químico (e a quente) que o pessoal da retífica deu no meu coletor. Só que segundo eles, esse banho tem a finalidade de retirar toda a tinha e resíduos oleosos, e não propriamente a ferrugem. Porém, acaba retirando a ferrugem mais grossa. E foi o que aconteceu com o meu coletor: ele "limpou" o coletor das cascas, deixando a ferrugem mais "lisa" pronta para aplicar os produtos lá acima ditos.

    Enfim, gostei bastante do resultado e gastei relativamente pouco.

    Só por curiosidade: essa ferrugem no meu coletor surgiu porque em seu interior ficou um "mar" de querosene, que haviam me indicado para desgrudar os pistões dos cilindros...

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #9
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,468
    Agradecimentos: 0
    ola Mauro:

    vc disse q o coletor enferrujou por causa do querosene??
    mas o q o querosene faz eh exatamente o contrario, protege da ferrugem!!!
    provavelmente vc retirou este querosene, que desprotegido, enferrujou.
    eu "desenferrujei" o meu com banho quimico.ficou otimo.
    mas espero que vc tenha achado uma soluçao para o seu problema, e coloque aki pra gente. ok?

  • #10
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Blz Elcio !

    Eu não cheguei a retirar o querosene: ele evaporou! E depois da evaporação, enferrujou! Eu não passei NADA para retirar o querosene.

    Querosene pra mim serve só par limpar, e não para protejer. E talvez por deixar o metal limpo de impuresas, facilite a ferrugem. Altes desse "incidente" do querosene em meu coletor, limpei várias peças de minha bicicleta com querosene. Não passei NADA depois nas peças. Daí o querosene evaporou e começou a ferrugem de tais peças que eu havia limpado com querosene. E enferrujou mesmo. Mas de qualquer forma, prefiro fazer mais testes para comprovar isso realmente, depois passo aqui as experiências!

    O banho que foi dado no meu coletor foi realmente muito com, isso eu não nego. O que disse é que ficou apenas a ferrugem "leve e rasteira", que com os produtos já citados resolvera.

    O coletor já está pintado e montado no lugar. Talvez até tire uma foto e coloque aqui. Ficou bem legal!

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade