A partir de 2019 vou dar início a desenvolvimento de um veículo. Provavelmente desenharei e construirei o veículo em si sem usar outro de mercado como base. Nem mesmo suspensão. O nome do site 4x4brasil sugere que haja muita gente com excelentes conhecimentos, que estimo que seja possível serem benéficos para esse projeto. As únicas experiências que tive foram amadoras principalmente África, América Central e do Sul, e alguns outros lugares. com Defender, L-200, Hilux, Baja (excelente percepção eu tive, derivado de fusca) . Quando se conversa sobre motos, se fala em ciclistica. E nesse tipo de veículos? Eu gostaria de ter a chance de evoluir com know how de vocês para consolidar conceitos. Não busco apenas produtos de mercado para instalar ou adaptar, e sim entender o que faz com o comportamento em si do veículo. A ideia é que seja veículo que possa ser usado indefinidamente e a qualquer instante ir literalmente para qualquer lugar com excelente desempenho. Não me interessa em absolutamente nada no momento detalhes como revestimento x ou y , conforto etc. e sim desenvolver sólida base no meu cérebro para fazer a modelagem e simulações computacionais. Provavelmente usarei atuadores hidráulicos - suspensão ativa - para alterar parâmetros da suspensão de acordo com as condições de trabalho. (Altura, mitigar rolagem, e o máximo de parâmetros que eu nem faço ideia, mas vocês sim). Das maiores preocupações que eu tenho é contemplar um quesito no veículo, e prejudicar muito outro. Exemplo: tenho grande interesse em usar motor flat , para ter o CG mais baixo possível, mas não tenho conhecimento suficiente para saber se é o melhor para esse tipo de veículo. Em track day em autódromo sim, mas em uma Enxente da vida ou lugares esburacados, ou chegar em sítios remotos passando por atoleiros etc, não sei se posso fazer mesma afirmação. Poderiam colaborar? Saudações.