Postado originalmente por
Paulo André BR
Legalmente, não podemos alterar nada no veículo: pneu, suspensão, motor, etc...
Porém nas inspeções do finado Controlar, nunca verificaram nada disso e pelo que entendi essa agora terá o mesmo propósito, apenas emissões e condições gerais do veículo - vazamentos e ruído.
Agora, se forem levar a risca a legislação aí sim nenhum de nós terá como passar.
Portanto, além de ter algum deputado que olhe por nós, acho que vale a Troller dar uma forcinha, (fora a questão do Air-Bag - não sei o motivo ou qual brecha na lei), mas o mercado dos troller são na grande maioria de gente que vai colocar no mínimo um pneu maior..., quantos troller mesmo os novos, rodam com pneus na medida original?!
Ou seja, acredito que a própria Troller perde com isso pois seus fãs não comprarão um Off-Road que não poderá fazer alterações.
Até a Suzuki com o Jimny, mesmo tendo mais jimny original que alterado, uma parcela compra já pensando nas alterações, essa parcela certamente deixaria de comprar.
Anos atrás creio que não era possível ter um documento constando: "cor fantasia", hoje, basta solicitar e você pode pintar/adesivar seu carro como quiser.
Sei que a cor é muito mais simples de resolver, mas por quê surgiu essa necessidade?! O mercado de adesivagem veio antes ou depois?!
Creio que para nossos Jeep, teremos que tentar algo assim, constar no documento no campo observações que trata-se de um veículo Off-Road, tendo portanto alguma tolerância para alteração dos pneus, suspensão, motor, etc..., mesmo que seja exigido inspeção diferenciada. Isso tem todo um mercado por trás que tem interesse que continue.
Bom, até a inspeção começar a ser aplicada, muita coisa ainda vai rolar.
Eu não vou sofrer por antecipação. Sigo transformando meu CJ...
T+