Feita a reprogramação da Ranger 3.2 cabine simples 2013, com retirada do filtro DPF, desligamento da válvula EGR, remoção do limitador eletrônico de velocidade e redução do atraso do acelerador eletrônico.
A camioneta estava com 90.000km e eu havia enfrentado alguns problemas com ela nos últimos meses: retomada lenta, falhas com motor frio, carro "xoxo". A gota d'água foi falha geral subindo uma serra aqui no RS, quando precisei guinchar a camioneta.... Fiz limpeza de bicos, regeneração de DPF, troca de filtros, limpeza do catalisador e troca do sensor de temperatura do mesmo, além de trocar o intercooler que tava quebrado. Melhorou geral, mas não resolveu.
Buenas, graças ao pessoal do forum, em especial ao Imperador! e ao Miranda_MG, decidi que a reprogramação seria o caminho a seguir.
Escolhi uma empresa em Passo Fundo RS (filial da original, com sede no MS) e me toquei prá lá. Pra minha supresa foi um procedimento relativamente rápido e prova de falhas. Deu tudo certo e em aproximadamente 3 horas saí de lá com outro carro!
Voltando pela RS-324 a primeira supresa: o computador mostrava consumo médio de 12 a 13km/l, sendo que antes não passava de 11km/l ! O "lag" do acelarador praticamente sumiu (o técnico afirmou que seria algo como 80%), e portanto as retomadas ficaram muito mais ágeis, sem susto. O motor, que já era rápido, ficou um monstrinho ainda que esse nem fosse o objetivo. Camionete voa, se quiser! De modo geral ficou bem melhor de dirigir. Antes era um carro cansativo, travado, difícil até explicar.
No lugar do DPF coloquei um cano reto.
Semana passada, 3.000km depois, coloquei a camioneta a prova com aproximadamente 1.000kg (700 litros mais as tralhas todas) de chopp artesanal na caçamba e fui pra Blumenau (foto abaixo). 450km no total sendo um bom trecho de serra em estrada de terra, coisa de uns 50km. Melhor impossível: torque monstro, camioneta no chão pelo peso no eixo traseiro, uma belezura de viagem!
Então assim: fica minha recomendação usando as palavras do Imperador! : Reprograme e seja feliz!
abz