x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário
    Entrada
    17/09/2015
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0

Caminhonetes, veículos 4x4. Correia dentada ou corrente?

Eu gostaria de saber por que as caminhonetes usam correia dentada e não corrente, haja vista que as correntes são mais confiáveis que as correias e, carros como caminhonetes geralmente são usadas para trabalhos mais pesados, para uso fora de estrada, etc., ao contrário de carros de passeio, sendo que muitos as tem. Eu digo isto porque a minha Amarok rompeu a correia dentada antes do prazo recomendado no manual para trocá-la. Alguém poderia esclarecer-me essa curiosidade?

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Carlos Diognes Ver Post
    Eu gostaria de saber por que as caminhonetes usam correia dentada e não corrente, haja vista que as correntes são mais confiáveis que as correias e, carros como caminhonetes geralmente são usadas para trabalhos mais pesados, para uso fora de estrada, etc., ao contrário de carros de passeio, sendo que muitos as tem. Eu digo isto porque a minha Amarok rompeu a correia dentada antes do prazo recomendado no manual para trocá-la. Alguém poderia esclarecer-me essa curiosidade?
    O porque eu não sei, a não ser que seja a politica capitalista selvagem das montadoras, mas também prefiro sistema com correntes, geralmente as correntes começam a ''avisar'' o desgaste bem antes de deixar na mão, já as correias, prefiro trocalas bem antes do previsto, por precaução para evitar surpresas.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Carlos Diognes Ver Post
    Não vejo qualquer correlação na sua dúvida. Cada carro e motor tem seu projeto e pronto. Sua pergunta sugere que camionetes usam mais correias dentadas ("por que as camionetes usam correia dentada e não corrente"). Várias usam corrente. As s10 e frontier com motor MWM sempre usaram correntes. Acho que a maioria dos motores MWM usam correntes. O motor da amarok usa correia. Sei que o da hilux (que é tido como um motor muito confiável mecanicamente), também usa correia dentada. Tenho um jetta TSi 2.0 turbo que usa corrente. O Audi A1 1.4 turbo de 122cv usa corrente. Já o Audi A3 1.4 turbo de 122cv usa correia dentada. Ou seja, cada fabricante usa seus critérios, para cada motor e cada carro, não importando se é carro de passeio ou picape. Por isso não entendi o fato de você correlacionar correia dentada com picapes - essa correlação não existe. Boa parte dos motores usa correia dentada.

Tentando dar uma explicação, a opção por correia dentada seria pelo fato de que esta tem menor peso e atrito em comparação com a corrente.
    Veja esse link onde fala do A3 e A1 com motores 1.4 turbo de mesma potência, mas um usando corrente e outro correia.

"Pouca potência, bom torque O motor agora aplicado ao sedã é o mesmo usado desde o ano passado no A3 Sportback, a versão de cinco portas do modelo. Em relação ao que equipa o pequeno A1, há diferenças como o cabeçote e o acionamento do comando de válvulas, que no A3 usa correia dentada em vez de corrente. Embora esta anuncie maior resistência, a correia traz reduções de peso e atrito que se tornam importantes dentro do empenho atual em reduzir consumo de combustível e emissão de gás carbônico (CO2)."

http://bestcars.uol.com.br/bc/inform...rsoes-de-topo/

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    O motor MWM 2.8 da S-10 e Frontier não utiliza corrente nem correia. É distribuição por trem de engrenagens na parte traseira do motor.

Citação Postado originalmente por fassis Ver Post
    Não vejo qualquer correlação na sua dúvida. Cada carro e motor tem seu projeto e pronto. Sua pergunta sugere que camionetes usam mais correias dentadas ("por que as camionetes usam correia dentada e não corrente"). Várias usam corrente. As s10 e frontier com motor MWM sempre usaram correntes. Acho que a maioria dos motores MWM usam correntes. O motor da amarok usa correia. Sei que o da hilux (que é tido como um motor muito confiável mecanicamente), também usa correia dentada. Tenho um jetta TSi 2.0 turbo que usa corrente. O Audi A1 1.4 turbo de 122cv usa corrente. Já o Audi A3 1.4 turbo de 122cv usa correia dentada. Ou seja, cada fabricante usa seus critérios, para cada motor e cada carro, não importando se é carro de passeio ou picape. Por isso não entendi o fato de você correlacionar correia dentada com picapes - essa correlação não existe. Boa parte dos motores usa correia dentada.

Tentando dar uma explicação, a opção por correia dentada seria pelo fato de que esta tem menor peso e atrito em comparação com a corrente.
    Veja esse link onde fala do A3 e A1 com motores 1.4 turbo de mesma potência, mas um usando corrente e outro correia.

"Pouca potência, bom torque O motor agora aplicado ao sedã é o mesmo usado desde o ano passado no A3 Sportback, a versão de cinco portas do modelo. Em relação ao que equipa o pequeno A1, há diferenças como o cabeçote e o acionamento do comando de válvulas, que no A3 usa correia dentada em vez de corrente. Embora esta anuncie maior resistência, a correia traz reduções de peso e atrito que se tornam importantes dentro do empenho atual em reduzir consumo de combustível e emissão de gás carbônico (CO2)."

http://bestcars.uol.com.br/bc/inform...rsoes-de-topo/

Usuário
    Entrada
    28/12/2012
    Local
    jataí/GO
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O motor MWM 2.8 da S-10 e Frontier não utiliza corrente nem correia. É distribuição por trem de engrenagens na parte traseira do motor.
    Verdade. Excelente correção. Engrenagens é mais robusto ainda que corrente.

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por fassis Ver Post
    ... Cada carro e motor tem seu projeto e pronto ... cada fabricante usa seus critérios, para cada motor e cada carro, não importando se é carro de passeio ou picape ...
    Não entendo de mecânica, mas, achei interessante a resposta do colega ... com efeito, cada opção tem seus prós e contras, os quais, são pesados pelo fabricante.

Veja, também, reportagem abaixo:

http://quatrorodas.abril.com.br/auto...e-528010.shtml

Resumidamente, a reportagem ilustra também outros fatores:

- Corrente: Maior durabilidade (feita de aço e recebe lubrificação do óleo do motor); Troca mais complexa => Maior custo de reposição; Momento da troca: Maior durabilidade e normalmente dão um aviso, antes de romper (“elos de uma corrente fazem barulho durante um bom tempo”).

- Correia dentada: Menor durabilidade (material menos resistente); Troca menos complexa => Menor custo de reposição; Momento da troca: Menor durabilidade e recomenda-se bastante atenção no prazo de troca (Como "fica coberta por uma capa", é temerário esperar algum aviso, seja pela visualização do desgaste, seja pela audição de algum chiado).

Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por arildo eletrecista Ver Post
    O porque eu não sei, a não ser que seja a politica capitalista selvagem das montadoras, mas também prefiro sistema com correntes, geralmente as correntes começam a ''avisar'' o desgaste bem antes de deixar na mão, já as correias, prefiro trocalas bem antes do previsto, por precaução para evitar surpresas.

Anteriormente respondi de forma superficial devido ao horário, mas é isso ai, conforme os colegas complementaram, é uma crescente constante de correia, corrente, engrenagens, assim como durabilidade, ruído e custo.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Substituir correia dentada por corrente.
      Por Leonardo L. no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 7
      Última resposta: 04/07/2024, 13:40
    2. "Temida" correia dentada + Tensor da Correia
      Por Freitag no fórum Toyota
      Respostas: 103
      Última resposta: 05/07/2016, 06:38
    3. Respostas: 13
      Última resposta: 31/05/2009, 21:39
    4. Corrente do tensor(Correia dentada gran vitara)
      Por Wilson Junior no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/01/2009, 12:29
    5. Correia dentada ou Corrente?
      Por Amancio no fórum Ford
      Respostas: 13
      Última resposta: 02/04/2008, 17:50

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem