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  • #1
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    Caminhonetes, veículos 4x4. Correia dentada ou corrente?




    Eu gostaria de saber por que as caminhonetes usam correia dentada e não corrente, haja vista que as correntes são mais confiáveis que as correias e, carros como caminhonetes geralmente são usadas para trabalhos mais pesados, para uso fora de estrada, etc., ao contrário de carros de passeio, sendo que muitos as tem. Eu digo isto porque a minha Amarok rompeu a correia dentada antes do prazo recomendado no manual para trocá-la. Alguém poderia esclarecer-me essa curiosidade?

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Carlos Diognes Ver Post
    Eu gostaria de saber por que as caminhonetes usam correia dentada e não corrente, haja vista que as correntes são mais confiáveis que as correias e, carros como caminhonetes geralmente são usadas para trabalhos mais pesados, para uso fora de estrada, etc., ao contrário de carros de passeio, sendo que muitos as tem. Eu digo isto porque a minha Amarok rompeu a correia dentada antes do prazo recomendado no manual para trocá-la. Alguém poderia esclarecer-me essa curiosidade?
    O porque eu não sei, a não ser que seja a politica capitalista selvagem das montadoras, mas também prefiro sistema com correntes, geralmente as correntes começam a ''avisar'' o desgaste bem antes de deixar na mão, já as correias, prefiro trocalas bem antes do previsto, por precaução para evitar surpresas.
    ARILDO
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Carlos Diognes Ver Post
    Eu gostaria de saber por que as caminhonetes usam correia dentada e não corrente, haja vista que as correntes são mais confiáveis que as correias e, carros como caminhonetes geralmente são usadas para trabalhos mais pesados, para uso fora de estrada, etc., ao contrário de carros de passeio, sendo que muitos as tem. Eu digo isto porque a minha Amarok rompeu a correia dentada antes do prazo recomendado no manual para trocá-la. Alguém poderia esclarecer-me essa curiosidade?
    Não vejo qualquer correlação na sua dúvida. Cada carro e motor tem seu projeto e pronto. Sua pergunta sugere que camionetes usam mais correias dentadas ("por que as camionetes usam correia dentada e não corrente"). Várias usam corrente. As s10 e frontier com motor MWM sempre usaram correntes. Acho que a maioria dos motores MWM usam correntes. O motor da amarok usa correia. Sei que o da hilux (que é tido como um motor muito confiável mecanicamente), também usa correia dentada. Tenho um jetta TSi 2.0 turbo que usa corrente. O Audi A1 1.4 turbo de 122cv usa corrente. Já o Audi A3 1.4 turbo de 122cv usa correia dentada. Ou seja, cada fabricante usa seus critérios, para cada motor e cada carro, não importando se é carro de passeio ou picape. Por isso não entendi o fato de você correlacionar correia dentada com picapes - essa correlação não existe. Boa parte dos motores usa correia dentada.

    Tentando dar uma explicação, a opção por correia dentada seria pelo fato de que esta tem menor peso e atrito em comparação com a corrente.
    Veja esse link onde fala do A3 e A1 com motores 1.4 turbo de mesma potência, mas um usando corrente e outro correia.

    "Pouca potência, bom torque O motor agora aplicado ao sedã é o mesmo usado desde o ano passado no A3 Sportback, a versão de cinco portas do modelo. Em relação ao que equipa o pequeno A1, há diferenças como o cabeçote e o acionamento do comando de válvulas, que no A3 usa correia dentada em vez de corrente. Embora esta anuncie maior resistência, a correia traz reduções de peso e atrito que se tornam importantes dentro do empenho atual em reduzir consumo de combustível e emissão de gás carbônico (CO2)."


    http://bestcars.uol.com.br/bc/inform...rsoes-de-topo/

  • #4
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    O motor MWM 2.8 da S-10 e Frontier não utiliza corrente nem correia. É distribuição por trem de engrenagens na parte traseira do motor.

    Citação Postado originalmente por fassis Ver Post
    Não vejo qualquer correlação na sua dúvida. Cada carro e motor tem seu projeto e pronto. Sua pergunta sugere que camionetes usam mais correias dentadas ("por que as camionetes usam correia dentada e não corrente"). Várias usam corrente. As s10 e frontier com motor MWM sempre usaram correntes. Acho que a maioria dos motores MWM usam correntes. O motor da amarok usa correia. Sei que o da hilux (que é tido como um motor muito confiável mecanicamente), também usa correia dentada. Tenho um jetta TSi 2.0 turbo que usa corrente. O Audi A1 1.4 turbo de 122cv usa corrente. Já o Audi A3 1.4 turbo de 122cv usa correia dentada. Ou seja, cada fabricante usa seus critérios, para cada motor e cada carro, não importando se é carro de passeio ou picape. Por isso não entendi o fato de você correlacionar correia dentada com picapes - essa correlação não existe. Boa parte dos motores usa correia dentada.

    Tentando dar uma explicação, a opção por correia dentada seria pelo fato de que esta tem menor peso e atrito em comparação com a corrente.
    Veja esse link onde fala do A3 e A1 com motores 1.4 turbo de mesma potência, mas um usando corrente e outro correia.

    "Pouca potência, bom torque O motor agora aplicado ao sedã é o mesmo usado desde o ano passado no A3 Sportback, a versão de cinco portas do modelo. Em relação ao que equipa o pequeno A1, há diferenças como o cabeçote e o acionamento do comando de válvulas, que no A3 usa correia dentada em vez de corrente. Embora esta anuncie maior resistência, a correia traz reduções de peso e atrito que se tornam importantes dentro do empenho atual em reduzir consumo de combustível e emissão de gás carbônico (CO2)."


    http://bestcars.uol.com.br/bc/inform...rsoes-de-topo/

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O motor MWM 2.8 da S-10 e Frontier não utiliza corrente nem correia. É distribuição por trem de engrenagens na parte traseira do motor.
    Verdade. Excelente correção. Engrenagens é mais robusto ainda que corrente.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por fassis Ver Post
    ... Cada carro e motor tem seu projeto e pronto ... cada fabricante usa seus critérios, para cada motor e cada carro, não importando se é carro de passeio ou picape ...
    Não entendo de mecânica, mas, achei interessante a resposta do colega ... com efeito, cada opção tem seus prós e contras, os quais, são pesados pelo fabricante.

    Veja, também, reportagem abaixo:

    http://quatrorodas.abril.com.br/auto...e-528010.shtml

    Resumidamente, a reportagem ilustra também outros fatores:

    - Corrente: Maior durabilidade (feita de aço e recebe lubrificação do óleo do motor); Troca mais complexa => Maior custo de reposição; Momento da troca: Maior durabilidade e normalmente dão um aviso, antes de romper (“elos de uma corrente fazem barulho durante um bom tempo”).

    - Correia dentada: Menor durabilidade (material menos resistente); Troca menos complexa => Menor custo de reposição; Momento da troca: Menor durabilidade e recomenda-se bastante atenção no prazo de troca (Como "fica coberta por uma capa", é temerário esperar algum aviso, seja pela visualização do desgaste, seja pela audição de algum chiado).

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #7
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    Citação Postado originalmente por arildo eletrecista Ver Post
    O porque eu não sei, a não ser que seja a politica capitalista selvagem das montadoras, mas também prefiro sistema com correntes, geralmente as correntes começam a ''avisar'' o desgaste bem antes de deixar na mão, já as correias, prefiro trocalas bem antes do previsto, por precaução para evitar surpresas.


    Anteriormente respondi de forma superficial devido ao horário, mas é isso ai, conforme os colegas complementaram, é uma crescente constante de correia, corrente, engrenagens, assim como durabilidade, ruído e custo.
    ARILDO
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