Aos experts em solda do forum, estou montando um chassis e utilizarei barras de aço retangulares de 3.75mm de parede. Um amigo tem uma maquina de solda MIG 180A monofásica (com gás), será que é suficiente para uma boa soldagem? Minha maior preocupação é a resistência da solda.
Suficiente é, mas mais importante que a máquina é o soldador! As oficinas que conheço que mexem com alongamento de chassis de caminhão usam solda elétrica. Abraço.
Pois é rfdex, realmente já vi muitas pessoas soldando chassis com elétrica. Quanto ao soldador, ele tem muita experiência, meu medo era a máquina ser fraca demais entende.
Se o soldador tem muita experiência, ninguém melhor que ele para conhecer, manusear e dizer se a máquina é ou não adequada ao serviço. Isto tem de ser avaliado, ou seja, o seu soldador está acostumado a soldar com essa máquina específica? Às vezes é interessante deixá-lo usar a máquina que está acostumado, visto que o serviço pode terminar saindo melhor. Abraço
Hoje, quase todas as oficinas que trabalham com alongamento, e fazem serviços em chassis, usam a solda mig-mag...
Mig. Solda com gas inerte...
Mag. solda com gas ativo....
Mas vai muito do soldador.... tanto a eletrica como a Mig-mag...
A solda eletrica deixa residuo. e a solda mig não...
Inclusive O SENAI. tem cursos de aprendizagem tanto na solda eletrica, (eletrodo revestido) como na solda MIG-MAG...
tanto tem aulas de apostila como aulas práticas...
Rafael tudo bem. Recentemente comprei uma mig mag 187A para fazer uma reforma numa band que incluirá chassi e lataria.
Com certeza a máquina dará para fazer o serviço, mas como os colegas já falaram: exige alguns conhecimentos que pode influenciar no resultado.
tipos de gás que vai usar, o arame e a correta regulagem da máquina.
Dê uma olhada nesses endereços no YouTube que poderá te ajudar a tirar algumas dividas.
Brazil welds (canal sobre soldas)
Sulzbacher restauração jeep cj5 1962
Sulzbacher restauração jeep cj3 1953
Esses dois últimos você verá o reformador usando uma máquina com a mesma amperagem que a sua.
Boa sorte na reforma.
Tanto faz, já fiz solda tanto de um jeito com de outro. Hoje toda fabrica usa solda MIG por causa da praticidade e rapidez, na qualidade depende mais do soldador do que da maquina. A MIG para quem esta inciando e muito mais facil. A MIG esquenta menos porem chassis não e uma peça tamperada(aço duro).
OS processos de soldagem (Eletrodo, MIG, TIG, Acetileno, etc) SÃO EQUIVALENTES QUANDO o assunto é CHAPA GROSSA.
Se o soldador for Bom (como já foi dito acima), qualquer processo de soldagem é confiável quando a chapa é Grossa.
Quando a chapa é fina (ex: lataria), aí sim precisa de um processo de soldagem que não Fure e não Empene a chapa.
...
São equivalentes, mas não são iguais... a MIG dá menos respingos.... mas um bom eletrodo, mantido em estufa, e soldado numa retificadora boa, vai soldar SEM Respingos do mesmo jeito!
...
É importante observar, ainda, o tipo de eletrodo que será utilizado, sua dureza, espessura e amperagem necessária para boa penetração.
No caso das MIGs, é bom observar que o GAS MUDA o padrão de penetração do arame na poça de fusão, o que pode gerar uma solda mais profunda e fina ou uma solda rasa e larga.
O soldador sendo experiente e bem treinado saberá identificar qual o gás necessário para o trabalho OU (se não for mudar o gás) saberá como preparar a peça antes da soldagem!
Resumindo, quando falamos de solda em chapa grossa não faz muita diferença se for TIG, MIG ou Eletrodo.. o que importa MESMO é o soldador (como JÁ foi dito acima)!