
Postado originalmente por
enasor
Bom dia ... Brilhante comentário ... Corretíssimo e bom conselho ... Só ilustrando mais umas coisinhas ... Se for bomba injetora mecânica ou semi-eletrônica, a maioria dos práticos (bombistas) orientam para continuar no S500, pelo menos enquanto ele estiver disponibilizado nas bombas ... PORÉM, estudos acadêmicos, com ensaios de desgaste feitos em corpos de prova em laboratórios avançados, em universidades conceituadas, com o acompanhamento de mestres e doutores, mostram que, com a adição do biodiesel ao S10 este combustível fica em patamar satisfatório (até mais que satisfatório) quanto à lubricidade ... Eu, particularmente, se tivesse uma viatura dotada com bomba injetora mecânica, ou semi-eletrônica, por enquanto, em que pese o conhecimento teórico dos acadêmicos, ficaria com a sabedoria prática dos bombistas, e iria ficando com o S500, principalmente se a viatura já estiver utilizando este combustível por muito tempo ... Motivo: Pode haver incrustações no tanque, antigas e de difícil acesso, que uma limpeza, por melhor que seja, não consegue retirar ... aí, o S10, com seu efeito detergente muito forte (" ... mal comparando é como se ele fosse mais próximo de um querosene ..." - Palavras da própria Petrobrás no Manual do S10), vai acessar essas incrustações, podendo diluí-las em partículas muito finas que irão atravessar o filtro, e carreá-las para a bomba e bicos, podendo acarretar efeitos muito indesejáveis ... Assim, reiterando, NESTE CASO, eu sugeriria que ficasse com S500, pelo menos até que o tempo (este, sim, o mais sabido, pois é instrumento de Deus) demonstre que os ensaios de laboratório com o S10 efetivamente se aplicam na prática quanto à durabilidade e desgaste de bombas ... Abs.