Postado originalmente por
enasor
Caro Vovô ... boa tarde.
Com certeza, é isso aí ...
Agora, eu, se fosse você, não ficaria alternando entre o S-10 e o S-500, não, viu, meu caro? ... Em que pese seu veículo ter capacidade para suportar essas alternâncias, por ser um verdadeiro trator de luxo e, diga-se de passagem, muito bem zelado por você, ficaria só no S-10, e pronto!!! ... Não sei o que o Walter pensa (Gostaria até de saber a opinião dele), mas, vou tentar explicar os motivos, praticamente repetindo o que já disse em outro tópico ... mas, isso é para o SEU caso, que acredito ser common rail, e o tanque e sua linha devem estar ainda limpinhos, sem borra, incrustações, etc. ...
1. Carbonização: Com o S500 o sistema de admissão de seu veículo vai carbonizar mais precocemente, pois ele emite mais particulados que o S10 ... e, ainda, deixa mais resíduos no sistema de escapamento de seu veículo ...
2. Problemas em bomba e bicos: O S500, apesar de ter maior poder lubrificante, com o tempo pode deixar resíduos impregnados nas paredes e dutos do sistema de alimentação (Conforme já bem explicitado, inclusive com imagens, pelo Walter) que, com a ação do S10 (que tem um efeito detergente mais forte, “Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional” - palavras da própria Petrobrás em seu Manual do Diesel S-10), serão descolados e carreados para bomba e bicos, podendo acarretar efeitos indesejáveis ...
3. O S10 é um diesel que sofreu um tratamento mais refinado na Petrobrás (Veja o Manual do S10) e pode tranquilamente ser utilizado nos veículos dotados com sistema common rail, que é o caso das Fulls modelo 2008 para cá ... não sei se é o caso de seu veículo ... se for common rail, vale o mesmo ... há quem defenda a tese de que pode ser utilizado, também, nos veículos dotados de bomba injetora semi-eletrônica, inclusive, há trabalhos acadêmicos cujos ensaios de laboratório comprovam que tem lubricidade suficiente para não provocar desgastes prematuros em partes e peças de bombas injetoras ... PORÉM, vários mecânicos práticos no assunto recomendam fortemente que, enquanto estiver disponibilizado no mercado o diesel S500, então, é de bom alvitre utilizar ele nesses casos... nós, leigos no assunto, não podemos pagar para ver, não é mesmo? ... então, particularmente, se tivesse um veículo dotado de bomba injetora semi-eletrônica iria pela prática, ou seja, seguiria a recomendação dos práticos no assunto, utilizando o S500 até quando pudesse ... é o caso do nosso amigo Caporto (Full diesel 2003 - Bomba injetora semi-eletrônica) que utilizou durante anos o S10, mas, apesar de ser extremamente zeloso e conhecedor do assunto, depois de certo tempo teve problemas na bomba injetora e, agora, por recomendação de seu mecânico, está utilizando o S500 ... ele ainda aditiva esse diesel com um desses produtos industrializados que nós utilizamos que prometem redução de particulados ...
Forte abraço.